O que é uma pessoa autista? 6 coisas para aprender sobre o tema!


Postado por Autismo em Dia em 14/fev/2020 - 28 Comentários

Estamos nos aproximando do mês de abril, por isso achamos importante retomar uma das perguntas mais básicas e comuns sobre o tema. O que é uma pessoa autista? O que ela não é? Se você é alguém que está procurando entender o tema, esse artigo pode ajudar 🙂

Por outro lado, se você é autista ou cuidador de um, aproveite para compartilhar essa matéria e colaborar com a conscientização do autismo. Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre autismo.

Índice

1 – O autista não é alguém que se isola e se balança

É comum encontrarmos algumas ideias prontas sobre o que é uma pessoa autista. O retrato do menino isolado num canto da sala, balançando-se para frente e para trás é frequentemente uma das imagens mentais (e comerciais) mais comuns. Por isso precisamos entender que o autismo é muito mais do que isolamento. Inclusive, alguns autistas são muito ativos na sociedade e tem um comportamento muito próximo do considerado “padrão”. ¹

Grande parte dos autistas trabalham, estudam, formam-se em universidades, constituem família e muitos deles não correspondem com essa imagem clássica da criança triste e isolada. É claro que, é preciso lembrar que as estereotipias (como essa do balançar-se para frente e para trás) podem ser comuns na condição, especialmente em casos de autismo severo. No entanto, é preciso repensar nossos pressupostos, pois é deles que vem crenças que, por sua vez, podem ser ofensivas, tanto para autistas leves, quanto moderados e severos.

Fonte: Envato – Foto de Garakta Studio

Retratar autistas como pessoas isoladas e que não querem se enturmar, desvaloriza uma condição neurológica, onde estabelecer relacionamentos é um desafio real, um prejuízo social. Não se trata de isolar-se por opção e começar a se balançar de forma consciente. O autista pode ficar isolado porque está completamente desconectado do mundo (no casos dos autistas graves) ou mesmo porque têm dificuldades de ficar à vontade em determinadas situações sociais (como o que acontece com os leves).

A estereotipa (balanço de tronco, mãos e cabeças) é uma forma que o autista severo encontra de se autorregular frente aos estímulos externos, que quase sempre são motivo de grande sofrimento.

2 – Um autista nunca é igual ao outro

Como vimos, muito embora existam alguns comportamentos que se popularizaram como sinais de autismo, como o isolamento e o movimento de se balançar (que de fato podem mesmo ser sintomas de autismo) nem todos os autistas vão demonstrá-los. E aqui, é um momento importante para falarmos do conceito de espectro.

Em primeiro lugar, autismo é o nome “curto” para TEA: Transtorno do espectro do autismo. Essa noção de espectro nasceu justamente para esclarecer a grande variedade de manifestação de sintomas e níveis de comprometimento na pessoa autista. Pois, assim como cada ser humano é único em suas habilidades e dificuldades, os autistas também são.

O  termo espectro também torna mais fácil entender toda diversidade de características das pessoas com algum grau de autismo. Isso acontece porque o comprometimento nas habilidades de interação social e comunicação se manifestam em maior ou menor grau de gravidade. Desse modo, falar em “espectro” deixa as coisas um pouco mais claras.

Essa forma de dar nome ao autismo surgiu em 2013, junto com a última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, conhecido como DSM 5. Esse é um documento usado para facilitar e padronizar os diagnósticos de distúrbios. E essa nova versão incluiu todas as condições que antes estavam dentro dos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) num só diagnóstico: TEA – Transtorno do Espectro Autista. ²

Fonte: Envato – Foto de Twenty20photos

Já que tocamos no assunto, essa é uma ótima oportunidade para falar da campanha da Revista Autismo, que uniu os termos Respeito e Espectro na hashtag #respectro, tema da campanha mundial de conscientização do autismo em 2020.

#Respectro

O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas a respeito do autismo. É uma mensagem da comunidade ligada ao autismo para toda a sociedade (de dentro para fora). Portanto, vamos usar a palavra espectro para conscientizar a população a respeito das enormes diferenças do autismo em cada pessoa, do grande espectro de variedade em relação à maneira como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) afeta cada indivíduo. ³

Se você quiser saber mais sobre essa campanha acesse o site da Revista Autismo.

3 – O autismo não é um traço de personalidade, nem mesmo um estado de humor

Assim como o autismo não é um comportamento, ele também não é um sentimento. Tampouco um estado de espírito, ou uma oscilação de humor. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que causa prejuízos no desenvolvimento neurológico e no padrão de comportamento, que impactam principalmente na interação social e nas habilidades de comunicação.

Essas alterações também podem gerar padrões repetitivos (como o ato de se balançar que falamos ali em cima) e interesses restritos pronunciados, o que explica alguns autistas de alto funcionamento com habilidades especiais e também o apego por objetos em autistas moderados e severos. ²

Isso significa que não dá para “virar autista” ou “estar autista”, simplesmente porque o autismo nasce e permanece com a pessoa. É uma condição com a qual ela terá de lidar por toda a vida.

Sabendo disso, aqui estão algumas frases que devem sumir imediatamente do seu vocabulário:

  • Estou autista hoje
  • Olha o autista na festa
  • Esse cara é meio autista
  • Você é bem autista no trabalho

Fonte: Envato – Foto de Altanaka

4 – O autista não aprende tudo sozinho e muito rápido

Outro estereótipo comum quando falamos sobre pessoas com TEA é o autista gênio, que se auto alfabetiza e aprende um milhão de habilidades incríveis sem qualquer esforço. Já falamos disso por aqui, mas é sempre importante lembrar que nem todos os autistas tem habilidades especiais, e que na verdade, a minoria tem.

Essa ideia que as pessoas têm de que todo autista vai ser um artista, um grande músico ou super matemático, muito provavelmente tem a ver com a forma com a qual eles são representados nas artes, como por exemplo na literatura, na TV e no cinema. Mas a história do autista que é um grande gênio não condiz com a realidade da maioria das pessoas com TEA. E assim como qualquer coisa acima da média, eles são exceção na sociedade. 4

Pesquisas apontam que os savants, como são chamados, representam apenas 10% do total de autistas leves (de grau 1). Portanto, não é verdade que o autista é sempre mais inteligente que as outras pessoas e que é capaz de aprender tudo sozinho e de forma espantosamente rápida.

Na verdade um número muito alto de autistas tem grandes dificuldades para funcionar no dia-a-dia, muitos deles vão depender de seus pais e cuidadores para realizar tarefas básicas como vestir-se, alimentar-se e fazer a própria higiene pessoal. O que não significa, como veremos a seguir, que eles não possam evoluir e aprender coisas novas. 5

Para entender mais sobre isso, conheça os graus de autismo clicando aqui.

5 – O autista é capaz de superar desafios

Indo na outra direção, existem pessoas que acreditam que, como o autista pouco interage com o mundo a sua volta, ele se torna incapaz compreender o que está acontecendo ou de assimilar novos conhecimentos. Em primeiro lugar, nem todos os autistas são recolhidos em seu próprio universo, como comentamos no início desse texto, muitos deles tem uma vida muito trivial: trabalham, estudam e se casam.

E do mesmo modo que nem todo autista é gênio, nem todo autista tem comprometimento intelectual ou deficiência mental. E mesmo aqueles têm, são totalmente capazes de evoluir.

Uma coisa, no entanto, é verdade: a pessoa com o transtorno do espectro do autismo precisará de muitos estímulos para desenvolver algumas habilidades. E isso acontece tanto para aqueles com algum grau de genialidade, tanto para os que são comprometidos do ponto de vista cognitivo.

O autista precisará fazer diferentes tipos de tratamentos e terapias durante a vida. Entretanto, ressaltamos: isso não significa que ele esteja fadado a conviver com as limitações que a condição trás sem qualquer perspectiva de melhora. Muito pelo contrário, todos os esforços de aprendizagem são extremamente valiosos para seu desenvolvimento e autonomia. 6

6 – Mas então, o que é uma pessoa autista?

Falamos muito sobre o que o autista não é. Mas afinal de contas, o que é uma pessoa autista? Bem, ela é essencialmente, uma pessoa. Uma pessoa que convive com um transtorno, um desafio extra no percurso. Uma pessoa como todas as outras que conhecemos por aí, única, singular. O autista, como qualquer um de nós, tem um universo inteiro de possibilidades e um longo caminho de aprendizado.

A pessoa com TEA, assim como aquelas que não nasceram com nenhum distúrbio, tem problemas para lidar. Esses desafios podem ser diferentes, é verdade. Por exemplo, eles podem ser mais sensíveis ao contato e ao toque e podem se incomodar mais com barulhos do que as pessoas neurotípicas, por exemplo.

É importante lembrar que as dificuldades para realizar alguma tarefa ou cumprir as expectativas sociais também podem ser maiores para alguns deles. No entanto, a pessoa com TEA pode e precisa evoluir.

Para finalizar, a resposta para a pergunta “o que é uma pessoa autista?” pode ser respondida com a seguinte reflexão:

O autista é alguém que tem direitos, valores, talentos, desafios, medos, potenciais e tudo mais que nossa humanidade nos permita, tudo isso a seu próprio modo. O modo autista de ser.

Compartilhe esse texto para que mais pessoas tenham acesso e saiba tudo sobre autismo. Visite nossos outros artigos para compreender mais sobre o tema.

Referências bibliográficas e data de acesso

1 – Leiturinha – acesso em 11/02/2020

2 – American Psychological Association acesso em 12/10/2020

3 – Revista Autismo – acesso em 12/02/2020

4 – Supera Farma – acesso em 11/02/2020

5 – Abril – acesso em 12/02/2020

6 – Huff Post Brasil – acesso em 12/02/2020

 

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

28 respostas para “O que é uma pessoa autista? 6 coisas para aprender sobre o tema!”

  1. Eloy disse:

    Gostaria de saber sobre a fala de um crianças com TEA e síndrome de Down juntos….

  2. Tamara lino disse:

    Boa noite …
    meu neto ficou quase 9 meses e meio internado
    Saiu do hospital faltando um dia para seu primeiro aninho
    Saiu só depois que os médicos fizeram uma traqueostomia nele , pq ficou dependente dos aparelhos
    Faz o uso até hj da traqueo …. enfim
    E muito inteligente pela idade tem 2 anos
    Só que ele não para por nada , vive correndo caindo nenhum brinquedo satisfaz ele ..
    Nada tá bom … a coisa é correr e cair o dia inteiro
    É difícil dormir durante dia , a noite e um sufoco uma briga para dormir , e as 7:30 da manhã já está de pé

    Isso pode ser autismo ou não ?

    • Autismo em Dia disse:

      Olá Tamara, como vai? É importante avaliar se existem outros sinais associados, apenas a hiperatividade não sinaliza autismo. Um neuropediatra especialista em TEa é o profissional mais indicado nesse caso. Um abraço corajoso.

  3. Claudia de Godoy Guimarães disse:

    como posso identificar algum grau leve de autismo em meu filho de 23 anos? Vocês teriam algum conselho de
    qual seria o primeiro passo que poderia dar?

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Claudia! Como ele já é adulto, um psicólogo comportamental especialista em TEA pode ajudar 🙂

  4. Kayla Rodriguez disse:

    Ola eu tenho uma amiguinha que tem uma colega autista e ela me contou que a menina As vezes lhe bate e não a deixa falar com as pessoas.

  5. Antónia Pinto disse:

    Muito obrigada por esse esclarecimento. Tenho uma colega que muito amo e amo seu filho também. Mas algumas pessoas de sua família vez após vez, ficam dizendo que o menino é autista. E eu precisava entender isso. Não vejo a hora de sair correndo e dar-lhe um forte abraço. Eu o amo muito e agora tenho base de como defende-lo das pessoas de má índole.

  6. Alexandra Pimentel disse:

    tanho um filho de 2 anos que apresenta autismo ??

  7. Miriam Ulbrich disse:

    Boa tarde, tem o filho da minha sobrinha o Bruno vai fazer 4 anos, alguns médicos dizem que ele tem autismo e teve um médico disse que lhe faltava umas palmadas, eu particularmente acho sim que ele tem autismo, mas até agora minha sobrinha não conseguiu ajuda médica e nem tratamento com remédios para ele, ele precisa sim e com urgência de auxílio médico. Se poderem me ajudar agradeço.

    • Autismo em Dia disse:

      Boa tarde Miriam, como você está?

      Veja, se alguns médicos já sinalizaram o quadro, é preciso buscar a confirmação. Retornar com eles, pedir o laudo e principalmente, iniciar as terapias de apoio o quanto antes.
      O Autismo em Dia é um blog que compartilha informações e histórias sobre autismo, estamos por aqui para oferecer informação e acolhimento por meio de nossos textos, esperamos que se sintam fortalecidos! Um abraço carinhoso.

  8. Iris Pereira Mendanha disse:

    Meu filho tem 12 anos ,e desde pequeno sempre com dificuldade de interação , nunca ia naqueles brinquedos com várias crianças , na escola não consegue interação , esta semana percebi que ele não fixa o olhar no olho da gente, e quando ele olha ele faz gestos com a boca, repete uma frase por muito tempo até me irritar , mas é muito inteligente, gostaria de uma avaliação médica, será que tem autismo , gostaria de entender pq não consegui conversar com ninguem na escola , há só notei isto pq me mudei e tive que troca _ ló de escola , gostaria de ajuda.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá Iris, os sinais que você descreveu merecem atenção! Busque um profissional especialista em TEA, um neurologista, psiquiatra ou psicólogo comportamental. Um abraço!

  9. Douglas Neder disse:

    Poxa pq tive que nascer autista;_;
    Culpa dos meus pais q n conheciam a camisinha filhos da puta me deram essa porra de vida autista e depressiva

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Douglas, sentimos muito que a vida seja tão difícil para ti. Esperamos que de algum modo esse blog possa ser um ponto de apoio e acolhimento das suas dores. Procure apoio psicológico, poderá ser muito libertador conversar com um psicólogo comportamental sobre tudo isso. Um abraço corajoso.

  10. Manuel disse:

    Existe alguma diferença entre autista e com autismo?
    Ou será mais por questões de eufemismo?

  11. Sofia disse:

    Eu tenho uma prima autista

  12. Ualdila Garro disse:

    Boa noite , sempre me considerei diferente das demais meninas da minha idade , porém na época infanto juvenil não se falava sobre ser autista , era considerado como preguiça , alienação , falta de vontade pra terminar o que começou… Então , me dei conta que realmente sou AUTISTA , pois o primeiro passo foi a aceitação que sou diferente das outras pessoas , foi difícil entender sobre o que fazer , como lidar , como controlar , mesmo sendo grau leve … Passei a entender pois tenho 2 pessoas importantes , uma hj com 48 e outra com 11 anos , percebi os sintomas através das atitudes da pessoa de 48 anos , a maneira de tratamento, a carência , o sarcasmo , isolamento muitas vezes sem motivo algum, o excesso de ansiedade , enfim sou muito observadora … Ele apresentava várias situações que só eu o entendia , então somos melhores amigos , pois somos autistas , porém em graus diferentes , mais aprendi a perceber o meu autismo por causa dele , e no caso da pessoa de 11 anos , é uma junção de 2 pessoas com autismo e ela veio também diferente , somos todos bandeiras azuis , infelizmente com esta menina de 11 anos , não tive convivência , mais de qualquer forma a conheço através de alguns relatos…

  13. Maria de Jesus de lima disse:

    Tenho uma vizinha a filha dela tem 3 anos anda nas pontas dos pés e vive falando sozinha sempre barulhenta inquieta será que tem autismo?

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Maria! Os comportamentos que você apontou são sim fortes sinais de TEA. No entanto, apenas um especialista pode dizer isso com certeza. Indicamos que a criança seja atendida por um neuropediatra especializado em autismo.
      Um abraço!

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Maria! Os comportamentos que você apontou são sim fortes sinais de TEA. No entanto, apenas um especialista pode dizer isso com certeza. Indicamos que a criança seja atendida por um neuropediatra especializado em autismo.
      Um abraço!

  14. Leonice maria o cavalcanti disse:

    Tenho uma filha q e autista
    Grave ela ñ fala e nem fas nada e vive enzolada das pessoas ela ñ se sente bem so, e nem con sociedade .e hoje ela tem 45 anos e depende de ajuda no dia a dia n sabe se cuida em nada
    Ñ tem noçâo de nada.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi, Leonice! Sabemos que não é fácil, mas continue levando ela nos especialistas e fazendo todos os tratamentos indicados. Dessa forma, vocês vão aprendendo juntas a lidar com as adversidades e melhorar a qualidade de vida de vocês duas.
      Um Abraço!

  15. Fernanda disse:

    boa noite tenho uma filha de 7 anos a dias estou observando o comportamento dela ela não aguenta barulho nenhum não podemos nem mastigar perto dela que ela fica nervosa e começa a bater na gente não consegue brincar com ninguém ela quer os brinquedos só pra ela se apega nós objetos nós viajamos ela achou um pedaço de papelão lá só ficou com ele na mão dormiu com ele trouxe o pedaço com ela e ficou quase um mês com esse papelão ninguém pode pegar nada dela que ela chora se tranca no quarto e começa a chorar fica só batendo a cabeça no sofá isso pode ser autismo

  16. Lídia disse:

    eu tenho 23 desde pequena muito quieta na escola não converssava com ninguém até hoje só falo com alguém se falarem comigo eu não queria ser assim isso me atrapalha muito tinha passado com piscicologa que não me ajudo em nada agora soube que minha filha na creche também não fala nada só brinca com uma criança mas não fala em casa ela fala bastante ela não gosta de lugares cheios de gente e não gosta que fiquem olhando muito pra ela sera que eu ou ela tem autismo ela também tem atraso pra andar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia