Esporte para o autismo: entenda a importância de diferentes modalidades


Postado por Autismo em Dia em 29/jan/2024 - Sem Comentários

Entre tantas estratégias que os pais têm utilizado com seus filhos autistas, uma vem se destacando por ajudar em uma demanda muitas vezes difícil: fazer uma criança se movimentar. Neste artigo, vamos abordar qual a importância do esporte para o autismo e de que forma a prática de atividade física pode colaborar.

A escolha de uma modalidade esportiva não é uma tarefa muito fácil. É preciso levar em conta a afinidade e também se é possível que a pessoa pratique determinado esporte, pensando em características individuais.

Os benefícios da prática de algum esporte vão além do físico. Ao praticar esses passos coordenados, o corpo todo entra em movimento, estimulando a área cognitiva e motora. Por isso, para autistas, os ganhos serão enormes, e claro, é preciso ter acompanhamento de profissionais habilitados para lidar com particularidades do TEA.

Índice

Qual a importância do esporte para o autismo?

O transtorno do espectro autista não acontece de forma igual para todos. Existem os níveis de suporte, que são: nível 1, nível 2 e nível 3. Isso vai influenciar na hora da escolha de uma atividade esportiva, mas não é um fator que deve limitar a busca por um esporte.

Por terem ganhos variados, cada caso vai ser um caso, mas, no geral, o esporte melhora níveis de endorfina em nosso organismo, auxiliando, por exemplo, em quadros de depressão e ansiedade. Além disso, para quem está no espectro, é possível melhorar o equilíbrio, a cognição e a parte motora. Mas, considerando que a maioria dos esportes é praticada em grupo, é importante levar em conta os ganhos na socialização. O esporte varia o ambiente para além da casa e da escola e apresenta novas possibilidades. ¹

E falando em possibilidades, não tire de vista a possibilidade de atritos sensoriais. Esportes costumam ser barulhentos e envolver sensações diversas relacionadas ao ambiente, à sensação de vitória ou derrota e aos fluidos corporais. Ainda que a criança tope determinada atividade que ative questões áreas da sua sensibilidade, esteja pronto para ajudar com as dificuldades.

Esta é, sem dúvida, uma questão na qual vale a pena contar com uma avaliação profissional antes de iniciar qualquer atividade esportiva. Afinal, com tantos benefícios, vale a pena ser estratégico na escolha do esporte considerando todos os fatores particulares.

Mas o fato é que se exercitar vai auxiliar na regulação emocional, contribuindo para que a pessoa se sinta menos irritada e diminuindo comportamentos agressivos.

Abaixo, listamos os principais ganhos para os autistas: ¹,²

  • Melhora a autoestima;
  • Desenvolve a comunicação de forma global;
  • Aumenta a capacidade motora;
  • Incentiva o brincar e o lúdico;
  • Estimula a independência;
  • Melhora a cognição.
exercício e autismo

Fonte: Envato/ drazenphoto

Quais esportes são indicados?

Não existe uma, duas ou três modalidades recomendadas. O que sabemos é que vários esportes podem contribuir com pontos específicos para quem vive no transtorno do espectro autista. Vamos falar do que é mais comum encontrar como recomendação, seja porque já foi testado e comprovado que determinada modalidade trouxe algum benefício para o autismo, seja porque, diante das dificuldades, algum esporte ajuda mais que outro no desenvolvimento de habilidades específicas.

Natação

O contato com a água e suas características como temperatura, e também a resistência à pressão da água pode ser o que favorece para escolherem a natação.

O meio aquático ajuda a dosar o nível de ansiedade dos autistas, contribuindo com a diminuição de movimentos estereotipados, ajudando também a dosar a autoestimulação. Além disso, o movimento dos estilos de nados contribuem para o desenvolvimento motor e melhora a capacidade cognitiva de quem pratica. Isso, de forma ampla, é o que pode estimular a independência, como citamos no texto. ³

Basquete

O basquete, mesmo não sendo algo da cultura dos brasileiros, é considerado um dos esportes mais completos e inclusivos.⁴

Um grande benefício do basquete para os autistas é auxiliar em movimentos repetitivos. O aprendizado ao bater na bola de forma sequencial e com as mãos, ajuda com  as estereotipias. Além disso, também é considerado um esporte de fácil acesso, pois pode ser jogado em quadras de bairros ou mesmo em casa, com cestas compradas em lojas de brinquedos.

E, como todo esporte, depende da cooperação mútua de uma equipe, o que estimula a interação social⁴

E não para por aí. O basquete melhora a compreensão sobre lateralidade e controle de força, bem como o entendimento de regras, que ajuda muito no convívio social em outros ambientes.

Circuitos

Nessa modalidade encontramos o esporte e a criatividade! Afinal, no meio dos circuitos existem obstáculos como, barras, cordas, cones, etc. Por onde a criança deve correr. Os exercícios parecem mais brincadeiras, o que ajuda muito na adesão das crianças. Aqui, a criança trabalha a organização e a consciência corporal. A partir da ordem dos exercícios, o praticante tem que entender até onde consegue ir, sendo essa habilidade fundamental para o sucesso. ¹

Hipismo

Diferente do basquete, o hipismo não é uma modalidade tão fácil de praticar, tampouco barata. Mas nem por isso deixaremos de falar dos benefícios que a prática tem, já que iniciativas de tornar o esporte acessível têm acontecido com mais frequência.

O destaque é que esse esporte exige força de pernas e glúteos, favorecendo muito o movimento dos membros inferiores e melhorando o equilíbrio e desenvolvimento motor.⁴

Sem contar o contato com um animal diferente do que estão acostumados no convívio diário. Logo, essa relação com o cavalo favorece a tranquilidade, melhora questões emocionais só de terem esse contato e troca com o equino.

Lembrando que o hipismo pode ser uma evolução da equoterapia, algo que já é realidade como método terapêutico na vida de muitos autistas.

Futebol

Assim como o basquete, por ser um esporte coletivo, o futebol favorece muito a inclusão e interação social, melhorando aspectos de relacionamento interpessoal. Como a diferença robusta de que esse é o esporte mais difundido no nosso país, ou seja, não faltam espaços de convivência preparados para bater uma bola!

O futebol pode ajudar a criança a perceber questões de força e do espaço em sua volta e ainda melhora aspectos físicos e de convivência com o ambiente. ⁴

As regras do esporte também são fatores que contribuem muito no dia a dia da criança, auxiliando a compreensão da importância do passo a passo para o seu funcionamento global, sendo um ganho que vai para além do campo ou da quadra de futebol, é para a vida toda.

Escalada indoor

Assim como o hipismo, a escalada é mais difícil de encontrar, porém, os ganhos são grandes. Mas, não se esqueça de que envolve risco de queda e, por isso, você deve fazer com equipamentos de segurança.

A escala indoor pode ser praticada em ambientes próprios de escalada ou academias. Esse tipo de esporte ajuda a desenvolver mais autonomia e independência. Os obstáculos encontrados na subida são importantes para ajudar a criança e o jovem a lidar com superação.

Como o medo de altura é algo comum a grande parte das pessoas, autistas ou não, esta é uma atividade que pode ajudar a superar tal insegurança. E, por conta disso, pode ajudar o autista a ter autoestima e a enfrentar vários outros medos e dificuldades do dia a dia.

Fonte: Envato/tan4ikk

Em resumo, a prática de exercício é extremamente benéfica para pessoas autistas, com mais ganhos ainda se os profissionais puderem participar da escolha esportiva. Portanto, não deixe de ir ao encontro de uma modalidade que se adapte ao seu caso ou ao caso de seu filho. Os ganhos serão enormes e podem mudar toda a trajetória do desenvolvimento de vários fatores.

Nós encerramos esse assunto por aqui, mas aqui no Autismo em Dia você encontra uma infinidade de assuntos para aprender sobre autismo. E, se você gostou, não deixe de compartilhar. Continue navegando pelo nosso blog e siga o Autismo em Dia nas redes sociais.

Até a próxima. 💙

 

Referências:

1- Esporte e inclusão – Acesso em 30/08/2023

2- Autismo e realidade – Acesso em 01/09/2023

3- Atena editora – Acesso em 01/09/2023

4- Esporte e inclusão – Acesso em 01/09/2023

 

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia