Método ABA: conheça uma das terapias mais eficazes no tratamento do autismo


Método ABA: conheça uma das terapias mais eficazes no tratamento do autismo

Postado por Autismo em Dia em 07/jul/2020 - 79 Comentários

Você já ouviu falar no método ABA? Este é, hoje, um dos modelos de terapia mais populares no tratamento do autismo. No meio de tantos tratamentos disponíveis, é imprescindível conhecer aquilo que, de fato, pode trazer um resultado relevante para a pessoa com TEA, dentro das suas necessidades.

Mas o que há de tão eficaz nesse método, que é estudado desde a década 1960, e por que ele é um dos mais recomendados tanto por médicos especialistas em autismo quanto pelos pais que possuem filhos com autismo? A resposta mais sucinta é que o ABA parte de dois princípios bem universais: aprendizagem e comportamento. ¹

Então, é isso que vamos te explicar hoje: como o método ABA pode ajudar crianças, adolescentes e até adultos com autismo.

Método ABA: conheça uma das terapias mais eficazes no tratamento do autismo

Fonte: Envato – Prostock-studio

Índice

O que é o método ABA?

ABA é uma sigla que vem da língua inglesa que significa Applied Behavior Analysis, ou, em português, análise do comportamento aplicada. O método é a forma de intervenção mais bem-sucedida para crianças com algum desenvolvimento atípico, por isso é indicado àquelas com transtorno do espectro autista. ²

Esse tipo de terapia ajuda a entender 3 perguntas básicas: ¹

  • Como o comportamento funciona?
  • De que forma comportamento é afetado pelo meio em que a pessoa vive?
  • Como ocorre o aprendizado?

A partir desses questionamentos, o método ABA busca trabalhar o impacto da condição autista em situações reais. O objetivo, então, é fazer os comportamentos desejáveis e úteis serem ampliados e diminuir aqueles que são prejudiciais ou que estão afetando negativamente o processo de aprendizagem. Visa trabalhar os comportamentos socialmente relevantes para a vida das pessoas.

Uma curiosidade:

Nos Estados Unidos, a intervenção da análise do comportamento aplicada ao TEA é muito difundida, assim como a reivindicação de que os seguros de saúde aumentem a sua cobertura para tratamentos baseados em evidências. Sendo que 43 estados tiveram seus estatutos de seguros de saúde modificados e, na maioria, tem-se a indicação explícita de tratamentos baseados na análise do comportamento aplicada ³ (Roane et al., 2018, apud Oda, 2018).

No que ele pode ajudar? ¹

  • Criar ou melhorar as habilidades do autista na linguagem e na comunicação
  • Aperfeiçoar a atenção, o foco, a interação social e os estudos
  • Reduzir os comportamentos indesejados, como crises de desregulação emocional, agressividade e comportamentos auto lesivos

Como as intervenções com ABA funcionam? ¹

A análise do comportamento aplicada é uma terapia que intervém em múltiplos comportamentos. Portanto, é diferente de outros tratamentos, que geralmente são focados em um comportamento específico.

Essas são as características mais marcantes do tratamento ABA:

  • Adaptação do programa às necessidades de cada pessoa; Em síntese os comportamentos que se deseja ampliar ou reduzir
  • Pode ser feito individual ou em grupo.
  • Pode ser feito em casa, na escola, em clínicas e até em espaços compartilhados.
  • Ensina habilidades úteis para o dia a dia.
Método ABA: conheça uma das terapias mais eficazes no tratamento do autismo

Fonte: Envato – bialasiewicz

As evidências dos resultados do método ABA

A ciência e a medicina consideram que o ABA é um tratamento baseado em evidências. Isso significa que passou por diversos testes científicos que demonstraram resultados positivos em qualidade e eficácia.

Em geral, dois métodos muito buscados por pais e cuidadores como alternativa ao ABA são o TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits de Comunicação) e o PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Imagem), ambos recomendados por profissionais. 4

Até hoje, mais de 50 estudos científicos já foram registrados pelo mundo, analisando diferentes aspectos da abordagem do ABA e comprovando os resultados positivos dessa terapia. 5

Algumas técnicas do método ABA

Para funcionar de maneira ampla, personalizada e eficaz, muitas técnicas foram testadas, comprovadas e inseridas no ABA durante essas décadas de estudo. A seguir, um dos exemplos de como a terapia ABA é aplicada na prática.

Antecedente, comportamento e consequência

Uma das partes mais importantes da aplicação do ABA é entender os antecedentes, ou seja, acontecimentos que costumam preceder os comportamentos; assim como as consequências, basicamente o que ocorre depois do comportamento.

Esta técnica consiste em observar os seguintes passos:

  • ANTECEDENTE: pode ser algo verbal, um comando ou pedido, vindo de outra pessoa ou de um estímulo do próprio autista. Mas também pode ser algo relacionado aos aspectos físicos e sensoriais. Talvez seja o contato com algum objeto, uma luminosidade incômoda no ambiente ou mesmo um som.
  • COMPORTAMENTO: as respostas de comportamentos são diversas, podem ser verbais ou não verbais, por exemplo, fechar uma porta após uma rajada de vento ou pedir para que alguém a feche.
  • CONSEQUÊNCIA: eventos que sucedem o comportamento, por exemplo, depois que uma pessoa diz estar com sede e consequentemente recebe um copo de água, nesta fase da relação comportamento-ambiente entra em ação a exploração do reforço positivo.

Agora, veja um exemplo prático. Primeiramente, a versão negativa:

  • ANTECEDENTE: o pai diz que é hora de guardar os brinquedos e organizar o local
  • COMPORTAMENTO: a criança responde “não quero guardar”
  • CONSEQUÊNCIA: o pai junta os brinquedos sozinho e diz que a brincadeira está encerrada
  • COMPORTAMENTO: a criança fica chorosa e o pai frustrado por não ser obedecido

Agora, uma versão positiva com práticas do ABA aplicadas:

  • ANTECEDENTE: o pai diz que é hora de guardar os brinquedos e organizar o local
  • COMPORTAMENTO: a criança responde um “não”
  • CONSEQUÊNCIA: o pai vai até a criança e diz: “fazemos assim: eu brinco com você por mais 10 minutos e juntos guardamos os brinquedos e te coloco para dormir”. (uma consequência que servirá de antecendente para novos comportamentos da criança. Nosso comportamento é um processo)
  • COMPORTAMENTO: a criança diz “combinado”.
  • CONSEQUÊNCIA: Pai brinca por 10 minutos com o filho

Após 10 minutos:

  • ANTECEDENTE: o pai diz “está na hora de guardamos os brinquedos”
  • COMPORTAMENTO: criança insiste em brincar mais
  • CONSEQUÊNCIA: Pai diz: “combinamos que seriam mais 10 minutos, nós dois temos que cumprir nossos combinados, para poder brincar assim em outros dias, também”
  • COMPORTAMENTO: criança concorda e juntos eles guardam os brinquedos.
  • CONSEQUÊNCIA: Pai leva filho para cama (criança se sente bem por ter a atenção e cuidado, pai se sente bem por ter conseguido estabelecer limites sem brigas e ressentimentos)
Método ABA: conheça uma das terapias mais eficazes no tratamento do autismo

Fonte: Envato – AnnaStills

Reforçamento positivo

O reforçamento positivo é uma espécie de sistema de recompensas. Porém, essa prática é utilizada não apenas para o método ABA, como também em outros sistemas de aprendizado. Como já mostramos aqui no Autismo Em Dia o caso do aplicativo Fofuuu, por exemplo, que aplica em jogos eletrônicos algumas técnicas da análise de comportamento aplicada.

No reforço positivo, a pessoa é estimulada através de recompensa a cada nova conquista. Essas recompensas pretendem fazer com que a criança se sinta motivada a melhorar e repetir os bons comportamentos.

Os terapeutas do ABA, primeiramente identificam um comportamento específico a ser trabalhado e definem recompensas. Essas recompensas não precisam, necessariamente, ser algo de grande valor ou algo físico. Pode ser, por exemplo, um elogio, um período numa atividade que a criança goste, um brinquedo novo, entre outras coisas. 1,6

No entanto, não são apenas recompensas arbitrárias. Por isso, ao longo do processo de tratamento, busca-se identificar o que se chama de reforçamento natural.

Reforçamento natural é quando, por exemplo, o próprio ato de interagir com alguém já é suficientemente prazeroso e agradável, ou o comportamento de leitura passa a ser prazeroso por ser um assunto interessante para a pessoa.

Diante disso, a observação do comportamento da pessoa com autismo é fundamental:

Em uma sala com muitos objetos, livros e brinquedos, o que chama mais a sua atenção?

No ambiente cotidiano, quais as principais atividades que faz? Em que locais está com mais frequência (quarto, sala, cozinha)? Com quem ou com o que passa a maior parte do seu tempo?

Quantas horas por semana se deve fazer de ABA? 7

O total de horas que a pessoa autista passa fazendo as intervenções de ABA são cruciais para determinar os resultados. Mas, afinal, como saber quantas horas a criança, de fato precisa passar em terapia?

É muito comum que se fale num total de 40 horas, que é um dado resultante de um estudo feito em meados dos anos 1980. Esse é um total de horas médio, pois há aqueles alunos que precisam fazer mais – de acordo com o que indicam as avaliações profissionais.

Aqui no Brasil, muito se fala sobre a questão da inviabilidade de realizar 40 horas de tratamento. E as maiores justificativas dizem respeito às realidades socioeconômicas. Isso acontece porque tanto o SUS quanto os planos de saúde possuem uma limitação de horas que, muitas vezes, impedem essas 40 horas de terapia.

Acontece que, sim, o tempo de terapia intensiva é importante, e as 40 horas em consultório são desejáveis. No entanto, é fundamental entender que o ABA se estende para todo funcionamento da vida, seja em casa, na escola e em outras relações.

O ABA não só pode, como precisa ser trabalhado além do consultório. Ou seja, A família e a escola precisam entender e conduzir suas interações com o autista utilizando o método ABA, por isso, o ambiente do lar e de estudos devem ser aliados nisso.

Método ABA: conheça uma das terapias mais eficazes no tratamento do autismo

Fonte: Envato – kenishirotie

Dicas para escolher um programa do método ABA ¹

O método ABA pode ser aplicado por várias clínicas e até mesmo dentro das escolas. Por isso pode ser um pouco confuso saber quem procurar e por onde começar. Então, é importante lembrar que para o sucesso do ABA, o relacionamento da pessoa autista com os terapeutas deve ser agradável e leve.

Listamos abaixo algumas dicas do que observar e considerar na hora de procurar um local para iniciar a terapia. Veja:

Como escolher onde começar o ABA:

  • Quantos profissionais capacitados o local oferece?
  • Esses profissionais têm registro no respectivo conselho de classe e possuem especialização na área?
  • Quantos desses profissionais serão diretamente disponibilizados à criança?
  • Como é uma sessão de ABA típica do local?
  • Possui suporte para a aplicação em casa?
  • Como é feita a avaliação do progresso do autista?
  • O total de horas semanais disponibilizadas é suficiente para o que seu filho precisa?
  • Existe cobertura do SUS ou do seu plano de saúde?

Dica extra: A Associação Brasileira de Medicina e Psicologia Comportamental (ABPMC) é uma instituição que iniciou, recentemente, um processo de acreditação de seus profissionais. Assim, esta pode ser uma boa referência ao procurar locais e profissionais para o atendimento no método ABA. Saiba mais clicando aqui.

Superguia de brincadeiras para fazer em casa

Muito interessante este método, não é mesmo? Agora que você já sabe um pouco mais sobre o ABA e sua importância, que tal compartilhar esta leitura com outras pessoas?

Aproveite também para saber sobre outros assuntos relacionados ao autismo aqui no blog e nas nossas redes sociais Facebook e Instagram.

Até a próxima! =)


Colaborou com esse artigo:

Liliane Ocalxuk – Psicóloga

CRP 08/15210


Referências bibliográficas e a data de acesso:

1. Autism Speaks – 25/06/2020

2. Instituto Itard – 25/06/2020

3. Roane et al., 2018, apud Oda, 2018.

4. Fantástico – 25/06/2020

5. Artigo científico – Análise do Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literatura – 25/06/2020

6. SB Coaching – 25/06/2020

7. Projeto Amplitude – 25/06/2020

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

79 respostas para “Método ABA: conheça uma das terapias mais eficazes no tratamento do autismo”

  1. Patricia Skrebsky disse:

    Sou mãe de um menino autista, lindo, de 17 anos. E estou amando o conteúdo do site autismoemdia. Muito esclarecedor e instrutivo.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Patricia, seu comentário aqueceu nossos corações, procuramos fazer os conteúdos com muito amor e responsabilidade. Volte sempre aqui e siga a gente também nas redes sociais: Instagram Facebook Um abraço!

  2. Fernanda santos disse:

    Olá
    Somos do RJ teria alguma instituição ou profissional habilitado em ABA para indicar ?
    Agradeco

  3. Silvana Aparecida Meletti Moscardini disse:

    Uma criança diagnosticada com autismo leve pode sair do espectro depois de alguns anos de tratamento? (terapia ocupacional,medicação e terapia individual )

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Silvana. Tudo bem? Agradecemos sua visita e esperamos que se sinta acolhida aqui ? Respondendo à sua pergunta, não há como sair do espectro, uma vez que o autismo não tem cura. Mas as terapias são fundamentais para colaborar com o desenvolvimento da autonomia e na redução dos sintomas que possam representar sofrimento para o autista e sua família. Esperamos te ver mais vezes!

  4. Hilis Leonardo Barros disse:

    Onde encontro artigos científicos sobre o ABA?

  5. Juliana Faria Vasques Corrêa disse:

    Tive a confirmação hoje que meu filho de 2 anos e 3 meses tem TEA e TOD…. estou arrasada, sem chão. Apesar de ter observado seu comportamento, ter lido bastante sobre o assunto e já estar desconfiando desse diagnóstico, é uma confirmação que ninguém quer ouvir. Vou procurar os métodos, os profissionais, os tratamentos necessários para meu filho crescer da melhor maneira possível. Esse portal é muito interessante. Mas confesso que estou muito triste ? . Desculpem o desabafo.

    • Autismo em Dia disse:

      Imagina Juliana, não tem porque você se desculpar, pelo contrário, esse espaço é justamente feito para ouvir, apoiar e acolher. Não se culpe por sofrer, isso além de natural, é necessário, faz parte do processo. Tome seu tempo, se permita sentir o que está sentindo. Depois disso, temos certeza que você sairá dessa fase mais fortalecida e com coragem para lutar. Um abraço bem forte de toda equipe do Autismo em Dia. Volte mais vezes ?

  6. Roberto disse:

    Como fazer 40 horas por semana de aba? Se a sessao for 100 reais dara uma media de 4.000 por semana e se for 10 sessões o valor ainda estaria muito alto..por favor algyem ne explica esse tratamento aqui no brasil?

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Roberto, realmente! É muito frustrante pensar em quanto ainda está fora da realidade da maioria dos brasileiros aderir ao tratamento =/ Principalmente nesse número de horas. É como falamos ali no texto, muito embora as 40 horas em consultório sejam desejáveis (e quase impossíveis), é também muito importante fazer tudo aquilo que está ao nosso alcance, respeitando e acolhendo também nossas limitações. Esperamos que o texto possa ter te ajudado de alguma forma. Um abraço!

  7. Elizete Lima disse:

    NÃO EXISTE MÉTODO ABA!!! ABA É CIENCIA.
    Verifique essa diferença por gentileza, o conteúdo explicativo é interessante, mas a abordagem da escrita está desatualizada.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Elizete, tudo bem? Obrigada pelo feedback. Uma das coisas que estudamos na hora de escrever é como as pessoas pesquisam por determinadas informações no Google. O termo “método aba”é um dos mais pesquisados, logo, escolhemos essa como uma das palavras-chave do texto. De todo modo, quando usamos um termo inadequado, por exemplo: “tipos de autismo” (que na verdade não existe) nós explicamos isso no decorrer do texto. Então podemos fazer algo parecido! Vamos falar com a profissional que contribuiu com o tema para esclarecer essa questão e atualizar o texto. Muito obrigada pela sua contribuição! Um abraço.

  8. Eugenia disse:

    Meu filho tem 2 anos e 10 meses, diagnósticado como Autismo leve, mas não é fácil vc receber essa notícia… Tem momentos que o meu mundo desaba pensando no meu menino… Ele começou o tratamento ABA mas o tempo das sessões que fico pensativa, cada sessão dura apenas 30 min, são cinco terapias por semana tendo , apenas , um total de duas horas e meia por semana.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Eugenia, puxa, que bom que nos encontrou! Esperamos que você se fortaleça e se sinta acolhida com as histórias e assuntos técnicos que publicamos por aqui.
      É triste que nem sempre seja possível cumprir o número de horas ideal, mas o importante é fazer aquilo que está ao alcance de vocês e aplicar os aprendizados em casa!
      Um abraço especial do Autismo em Dia ?

  9. Raimunda Souza disse:

    Olá, meu filho tem 2 anos e 1 mês , faz dois meses que parou de falar, sendo que o mesmo falava muito bem do nada parou de falar, levei ao fono , na terceira consulta ela me falou que pode ser autista leve. Estou sem chão sendo que o mesmo nunca demonstrou nenhum comportamento diferente .

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Raimunda, puxa vida =/ Realmente é uma questão muito delicada. O atraso ou dificuldades na fala pode ter muitas origens além do autismo, por isso, se esse é o único sinal, é preciso investigar se realmente trata-se de autismo.

      Temos um e-book sobre fala que de repente pode te ajudar: https://materiais.autismoemdia.com.br/fala-autista

      Continue investigando e procurando respostas, isso é muito importante. Deixamos aqui um abraço cheio de coragem para vocês nessa caminhada.

  10. Aline disse:

    Boa tarde, Me chamo Aline sou mae de um menininho de 3 anos e essa semana ele foi diagnosticado com Autismo leve pela neuropediatra, ja estava preparada por esse diagnostico mas nunca estamos 100% preparadas, agora estou atras de algunas instituiçoes boas para o tratamento, voces tem ou poderiam me indicar alguns lugas para começar o tratamento ? agradeceria muito.

  11. Rebeca Silva disse:

    ABA não é método e sim uma ciência.
    É muito triste entrar em um site, que o foco é falar sobre o autismo e ver escrito que ABA é método.
    Por isso a sociedade está cada vez mais desinformada e doente.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Rebeca, como vai? Nossos textos são feitos com metodologia SEO, um recurso de comunicação editorial que tem como objetivo mapear as palavras-chave mais pesquisadas no Google e a partir dessa demanda usá-las ao longo do texto para que ele seja encontrado. Existe muitas buscas pela palavra chave “método ABA”, por isso, independente da nomenclatura técnica, nosso foco é mapear o que as pessoas procuram no Google e escrever sobre o assunto, sempre com o cuidado de procurar profissionais de saúde mental consultores e conteúdos baseados na literatura científica, mas com uma linguagem pensada para atender o volume de busca. Não concordamos que é por causa disso que a sociedade está cada vez mais doente e desinformada. Lamentamos que pense dessa forma.

  12. Purita disse:

    Ola, gostei muito do texto, só tem um detalhe, ao explicar este método vocês falam como se a criança em questao fosse normal e compreendesse os pedidos ou orientações dadas perfeitamente. Eu gostaria de ter uma ideia de como lidar com uma criança que nao entende o que lhe pedimos e não segue orientações e nao entende o porquê das coisa por mais que a gente explique. Meu filho é autista com Atraso no Desenvolvimento de Linguagem e TDAH.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Purita, como vai? Então, os profissionais habilitados em ABA vão traçar o plano de terapia considerando as habilidades cognitivas em cada caso. Mas é importante saber que mesmo os autistas mais severos e que aparentemente não compreendem instruções podem se beneficiar muito do método.

  13. Valéria Martins dos Santos disse:

    Meu pequeno com 3 anos foi diagnosticado com autismo grave não fala nada não se socializa não brinca é muito agitado e nervoso grita o tempo todo e tem muita estereótipia agressiva com ele mesmo bate o tempo todo na cabeça
    Meu mundo desabou mas me levantei de novo pois ele depende de mim corri pra todo lado Sus particular cartão de todos tentei até o plano está luta já vai pra mais de 1 ano mas pra glória De Deus o encaminhamento dele saiu pelo SUS agora vai começar as terapias. Modelo ABA torcendo pra ver meu pequeno alcançar vôos auto

  14. Wilson Fornel disse:

    Onde encontro esse tratamento em minha região Franca SP e Ribeirão Preto SP, tem como pesquisar profissionais credenciados, por região ?

  15. Valdelane Dias disse:

    Parabéns pelo conteúdo, equipe Autismo em Dia!
    As informações estão muito completas e abrangentes!
    Sou profissional da área e vou recomendar às famílias que atendo visitarem o site!
    Por um mundo mais inclusivo e respeitoso para nossas crianças!

    Abraços!

  16. Ervilson Antonio de Souza disse:

    Boa tarde!
    Moro em Xique-Xique/BA. Tenho um filho de 8 anos que é autista. Ele faz acompanhamento uma vez por semana com terapeuta ocupacional e psicóloga método ABA, em Irecê (110 Km). Tenho o PLANSERV, mas não faz cobertura do tratamento. Entrei na justiça, mas ainda não obtive resultado. Tô começando a ler o conteúdo deste site e gostando muito.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá Ervilson, muito legal conhecer um pouquinho da sua história. Ficamos contentes que esteja gostando dos nossos conteúdos. Estamos torcendo por vocês!

  17. Maria Magri disse:

    Tenho 3 alunos com autismo na escola da qual trabalho como coordenadora, cada um com sua especificidade. Autismo em dia tem me ajudado muito em como lidar com cada um e orientar às professoras que trabalham com eles. Difícil mergulhar neste universo, mas estou tentando compreender como funcionam o método ABA e os PECs. Gostaria de receber dicas e materiais. Obrigada!

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Maria, obrigada pelo comentário! Ficamos felizes em saber que o blog tem te ajudado!

      Temos uma área dedicada no blog com alguns e-books que podem te interessar, falamos sobre muitos assuntos, desde os marcos do desenvolvimento, até acolhimento para as famílias, fala, alimentação e atividades: https://www.autismoemdia.com.br/download-pais-maes-e-cuidadores/

      Esperamos que possa ajudá-la. Um abraço carinhoso!

  18. Lidiane Zoboli disse:

    Vocês estão de parabéns pelo conteúdo! Vou recomendar o site…

    Que Deus os abençoe!

  19. Carla Nadai disse:

    Sou professora de uma Escola Especial no Rio de Janeiro. Tenho dois alunos autistas e com outras deficiências agregadas. Já fiz vários cursos no Instituto Helena Antipof e já li muitos livros sobre Educação Especial, mas , esse site tem me ajudado muito com o meu trabalho e , por ter uma linguagem simples, objetiva e clara, também tenho recomendado ele aos pais dos meus alunos. Vocês estão de parabéns pelo belo trabalho !!

  20. Márcio Viechineski Ribas disse:

    Filha c/autismo, 30 anos.iniciamos ABA jan/22. Plano CASSI do BB. Com uma AT, uma psicóloga coordenadora e outra supervisora. O plano tem dúvidas sobre quais profissionais são necessários. Gostaria de orientação para repasse aos órgãos superiores e ter ressarcimento das despesas.

  21. Márcio Viechineski Ribas disse:

    Como é um tratamento novo, parece-me que os planos de saúde ainda estão com desconhecimento da área. Sou aposentado do BB e o plano está me ajudando, mas quando indaguei sobre a necessidade de acompanhamento psicológico e supervisão, eles desconheciam.

  22. Márcio Viechineski Ribas disse:

    Favor informar-me onde consigo clareza sobre quais profissionais seriam necessários, ou ainda como o ABA recomenda. Essas indagações são em função da boa evolução que percebemos nesse curto espaço de tempo no quadro clínico de minha filha. Grato.

  23. Anderson Poerschke disse:

    Boa noite, vcs disponibilizam algum curso p país de acompanhamento para filhos, para melhor aplicar o ABA e entender as crises. Já venho com terapias, mas preciso também fazer em casa meu dever e cuidados . Obrigado, parabéns pelo trabalho de vcs.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Anderson. No blog temos vários assuntos e materiais de apoio. Obrigada pelo carinho!
      ?

  24. Tadiane Baldissera Reche disse:

    Vou fazer uma observação, ABA não é um método, é uma Ciência, dessa forma referimos a ela como A ABA.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Tadiane. Temos diversas referências onde fala da análise do comportamento aplicada como sendo um método. Entendo que é fundamental reforçar que é uma ciência do comportamento, e dessa forma também reforçar que foi desenvolvido um método de aplicação de algumas técnicas comportamentais para ajudar no tratamento de autismo.
      ?

  25. Charles disse:

    Dicas e sugestões interessantes sobre o metodo Aba, como utilizar e ampliar o leque de possibilidades de intervenção…..informações esclarecedoras acerca de como fazer o reforço positivo a criança com TEA.

  26. Silvana Marcolino de Abreu disse:

    Bom dia!
    Meu nome é Silvana sou mãe de um lindo menino de 4 anos que está sendo avaliado para o autismo. Me foi recomendado o método ABA. Estou buscando me informar. Gostei muito de como as informações aqui são claras e objetivas. Outra questão é a necessidade de se trabalhar com amor , carinho. Parabéns!

  27. Ariadna disse:

    Boa noite!

    Essas 40 horas de aba seriam 40 horas semanais?
    Nelas estão incluídas apenas as horas de terapia ABA mesmo (com ATs no ambiente natural) ou se incluem também as outras terapias, a exemplo de fono, TO?

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Ariadna! Sim, quando citamos 40 horas no texto, nos referimos à horas semanais. No entanto, sabemos que isso nem sempre é possível. Por isso, é indicado fazer o máximo possível dentro das possibilidades de cada família.
      Um abraço!

  28. Adriana Siqueira silva disse:

    Boa tarde, sou professora de um aluno lindo, com autismo severo, possuidor de atitudes agressivas e joga tudo quando não quer mais. Entao pergunto : O que e como ensinar um aluno com este grau de deficiência? A família infelizmente não ajuda muito. gostaria de estar recebendo algumas dicas de como estar trabalhando com este aluno. O que e como ajudar.

  29. priscila nascimento disse:

    primeiramente gostaria de dizer que nao existe METODO ABA.
    ABA é uma ciencia comprovada por evidencias

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Priscila. Ao usar a palavra “método” não pretendemos dar a entender que não é uma ciência. Inclusive, aqui no Autismo em Dia, só divulgamos tratamentos comprovados pela ciência.
      De qualquer forma, obrigada por deixar seu comentário.

  30. Marília Soares disse:

    Olá, tudo bem?!
    Estou cursando uma pós em Gestão Estratégica de Pessoas e tenho uma dúvida, se puder me ajudar… A teoria ABA pode ser aplicada dentro de uma empresa para funcionários autistas? Se sim, como funciona isso?
    Agradeço desde já

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Marília! A ABA pode ser aplicada em diversos ambientes, inclusive no trabalho. Indicamos procurar por um psicólogo aplicador de ABA para adultos na sua região para que seja possível colocar seu plano em prática. Parabéns pela iniciativa 💙

  31. Marcelo disse:

    São 40 horas por semana? No texto fala em 40 horas no total.

  32. Maria Cristina disse:

    Oi..boa tarde
    é um ótimo texto pra gente que está buscando sempre por informação que ajude nossos autistas
    as dúvidas são infinitas né..mas uma coisa que eu gostaria de saber é se esse trabalho terapêutico pode ser feito com mais de um autista por vez

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Maria! O plano de tratamento é sempre individualizado, mas existem terapeutas que vão indicar terapias em grupo. Isso é interessante especialmente para trabalhar áreas como a interação e comunicação.
      Obrigado por deixar seu comentário. Um abraço. 💙

  33. Marileusa Serra disse:

    Meu filho tem diagnóstico de autismo leve desde 6 anos, falou, andou no tempo certo, tudo dentro de uma “normalidade”, apenas a interação social que é bastante complicada. Sempre quis brincar, estar com amigos, mas a dificuldade maior é a irritabilidade, intolerância, agressividade. Hoje tem 20 anos, conseguiu terminar ensino médio com ajuda dos PAES, trabalha fora, mas a dificuldade é muito grande dentro de casa também, pela intolerância, irritabilidade, agressividade. muito difícil essa situação.
    Ele fez terapia até adolescencia, tomou e toma medicação, mas esses sintomas estão quebrando nossa família, eu não sei mais o que tentar, já esgotei tudo o que li e busquei até agora.
    Se alguém tiver sugestões eu aceito.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Marileusa. Sentimos muito por essas dificuldades. É importante que ele continue fazendo acompanhamento neurológico e psicológico especializado para lidar com esses problemas.
      Também pode ser uma boa ideia procurar ajuda psicológica para você aprender a lidar melhor com isso.
      Esperamos que fique tudo bem. Um abraço!

  34. Oravia disse:

    Sou Vó de um príncipe lindo de 4 aninhos e em janeiro descobrimos o autismo. Temos muito que aprender ainda, e hoje a professora de educação especial começou ir na escolinha dele e falou pra minha filha pra gente pesquisar sobre o ABA e estou amando obrigada

  35. Caique Lino disse:

    Meu nome é Caique, tenho 22 anos, e um filho de 3 anos com autismo… tenho tentado muito, todos os dias tratamentos para ele no método ABA, porém ou custam o olho da cara ou não estão disponíveis. Atualmente recorro a um tratamento que mal esta dando resultado pelo convenio (por que é uma consulta por semana de 2 horas, e não 25 a 40, de fono no método ABA) e me deparei com um instituto chamado “PROJETO DE INTEGRAÇÃO PRÓ-AUTISTA (PIPA)” de um grupo nipo brasileiro chamado enkyo, gostaria de saber se sabem algo sobre esse método chamado de TVD e se é recomendado, pois lá as crianças são atendidas diariamente em meios períodos, manhã ou tarde, o que me soa ideal. Mas como eu não encontro nada na internet além das próprias descrições deles, decidi vir em fóruns ou sites para saciar minhas duvidas, desde já agradeço e peço perdão pelo texto, grato.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá! Pesquisamos sobre o tema mas não encontramos artigos ou estudos científicos sobre esse método. Nas poucas informações que pudemos ver, não encontramos alguma que deixe claro quais são as abordagens usadas e se isso é aplicado e desenvolvido por terapeutas especializados.
      Não indicamos nenhum tipo de tratamento que não seja encaminhado por um médico especialista. Confira o nosso texto sobre os tratamentos que comprovadamente funcionam para o TEA: https://www.autismoemdia.com.br/blog/tratamentos-para-autismo-5-terapias-essenciais-para-o-tea/
      Um abraço. 💙

  36. Patrícia disse:

    sou mãe de autista ,meu filho completou 18 anos ,mesmo sendo de nível 1 enfrento muitas dificuldades ( na interação social,na ariar escolar com suas dificuldades peculiaridades da sua forma de aprender e relevância nas questões escolares, nas dificuldades com rotinas ,na questão alimentar ,a seletividade na alimentação levaram 10 anos de terapias ,pra ele aceitar alimentos sólidos e começar a mastigar ,essa foi uma vitória conquistada depois de 10 anos de terapias idas e vindas trocando de profissionais até encontrar uma em que incrivelmente conseguiu aos pouquinhos um 1 ano de terapias ele enfim vencer essa etapa da sua trajetória nessa jornada ,e esse ano meu filho termina o ensino médio ,não foi fácil pra ele e nem pra mim ,mais vamos vencer mais uma etapa dessa nossa trajetória juntos ,meu nome é Patrícia Almeida e meu filho significado do nome dele é Presente de Deus *Nathan * Almeida

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Patrícia! Obrigado por compartilhar a história de vocês. Ficamos felizes em saber que ele está próximo de terminar o ensino médio e desejamos boa sorte para as próximas fases. 💙

  37. ROSALINA NERY disse:

    MUITO BOM O CONTEUDO DESSE BLOG.
    INDEPENDENTE DE CIENCIAS OU METODO ,OS TERMOS NÃO SE DISCUTE E SIM A EFICACIA ,VEJO MUITAS FAMILIAS SE BENEFICIANDO DESSA CIENCIA/METODO.ISSO É O MAIS IMPORTANTE.

  38. Raquel disse:

    Então ABA é um método?

  39. Shirley disse:

    ABA não é método!

    • Autismo em Dia disse:

      Usamos a nomenclatura mais buscada. Só assim, quem procura informações sobre o tema com essa busca, vai encontrar respostas.

  40. Kattie disse:

    Olá,sou pedagoga , bacharelada e licenciada em Educação Física.
    Gostaria de trabalhar com método ABA, poderia me indicar algum curso ou pós para trabalhar nessa área?

    • Autismo em Dia disse:

      Olá Kattie, obrigada pelo comentário. Não sabemos de um curso específico na área, existem vários. Você pode procurar na sua cidade ou nas redes sociais. Vai dar certo! 💙

  41. Cauana disse:

    Oi, meu nome é Cauana, sou mãe do Kaique 10 anos, autista nível 2 de suporte, estou na luta para conseguir todas as terapias, foi indicado o ABA para ele mas o convênio alega que não tem nenhuma credenciada que faça o atendimento, me passaram diversos telefones de profissionais que atendem em consultórios, cada profissional em um local diferente e disseram que o ABA é só um método, gostaria de saber se isso procede?
    Estou um pouco perdida , se puder me ajudar esclarecendo minha dúvida , porque até onde pesquisei tem várias clínicas especializadas , e esses profissionais onde me recomendaram não tem nenhuma especialização ..

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, a Análise do Comportamento Aplicada, em inglês a sigla é ABA, é uma área da psicologia comportamental que prepara os profissionais para atender autistas, existem alguns protocolos que os especialistas seguem e por isso chamam de método, mas exige um estudo aprofundado e formação especializada na área. Espero ter esclarecido, um abraço! 💙

  42. Cris disse:

    estou cursando pós graduação em ABA, poderia me dizer um tema para o meu artigo do TCC?

    • Autismo em dia disse:

      Olá, Cris. Essa escolha é tão particular, não acha? Veja nossos textos e nossos materiais, espero que encontre algo bem inspirador! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia