Andar na ponta dos pés é sinal de autismo? Entenda


andar na ponta dos pés é sinal de autismo

Postado por Autismo em Dia em 23/ago/2021 - 26 Comentários

Você já viu uma criança andar na ponta dos pés? Então provavelmente você sabe que isso é comum, mas será que é normal? Será que andar na ponta dos pés é sinal de autismo?

Este comportamento é constantemente visto em crianças na idade em que começam a andar. Por isso, até os 5 anos, é considerado algo normal. Entretanto, os pais não devem deixar de dar atenção a isso e, sempre que for possível, procurar corrigir a criança. O sinal de alerta é quando a criança passa dos 5 anos e ainda mantém o andar errado. O motivo disso é que a a criança apresenta algum grau de imaturidade neurológica. ¹

Com certa frequência, crianças autistas também apresentam o andar na ponta dos pés. O que, assim como outras questões, é apenas um dos muitos comportamentos que podem sinalizar o autismo. A seguir, você vai entender melhor as características desta forma de andar, assim como as opções para a readequação do andar.

crianças aprendendo a andar

Fonte: Envato – westend61

Índice

Por que alguns autistas andam na ponta dos pés?

Guarde este termo: sistema vestibular disfuncional. Isto é muito comum no autismo e é apontado pelos profissionais como o principal motivo de a criança andar na ponta dos pés. O sistema vestibular é o que faz o cérebro dar o comando sobre como movimentamos o nosso corpo. Desde abrir a boca até mexer o mindinho do pé, isso tudo só acontece graças a esse sistema. ¹

Quando ele está disfuncional, ou seja, não trabalha exatamente como deveria, é que ocorrem problemas desta natureza.

Andar na ponta dos pés é sinal de autismo – mas só em alguns casos!

Assim como o transtorno do espectro autista, outras condições de saúde podem ser responsáveis por este tipo de andar. Entenda: ²

  • Tendão de Aquiles encurtado. Este é o tendão que liga os músculos da perna ao calcanhar. Se ele for muito curto, pode acabar impedindo que o calcanhar toque o chão.
  • Paralisia Cerebral. Esta doença pode desencadear distúrbios de postura e movimentos, como por exemplo, andar na ponta dos pés.
  • Distrofia muscular. Pessoas com essa distrofia têm fibras musculares muito mais propensas a sofrerem danos e ficarem mais fracas ao longo do tempo. Em casos assim, geralmente a criança já andou normal antes de começar a andar errado.

Quais são os riscos de andar na ponta dos pés

Pais, mães e demais cuidadores precisam, então, identificar este comportamento desde cedo. Independente se andar na ponta dos pés é sinal de autismo ou não, este hábito pode trazer riscos para a qualidade de vida da criança.

Um destes riscos é de os músculos ficarem tensos demais na panturrilha. Isto, por sua vez, pode levar a criança a ter menos condições de movimentar o tornozelo. Outro perigo é que os músculos da perna fiquem mais fracos. ³

Além disso, joelhos, quadris e colunas recebem uma carga de estresse extra que podem levar a dor e lesões futuras. 4

Mas quando falamos de consequências de andar na ponta dos pés, não é só sobre dores e limitações. É principalmente sobre como ela talvez não consiga fazer coisas como andar de bicicleta, subir escadas, correr etc.

Também é preciso olhar para as questões relacionadas à interação social. Uma criança que anda dessa forma, eventualmente poderá sofrer bullying dos colegas. Naturalmente, é papel dos pais e educadores de pessoas neurotípicas ensiná-los sobre as diferenças, no entanto, não podemos garantir que isso realmente aconteça, ou que seja suficiente para evitar o sofrimento do autista.

andar na ponta dos pés

Fonte: Envato – Image-Source

Como ajudar a criança que anda na ponta dos pés

Existem várias formas de ajudar sua criança a andar de uma maneira mais saudável. Caso você não tenha condições de levá-la para a fisioterapia, pode tentar um programa diário de exercícios, como vamos explicar mais adiante. Os objetivos dos exercícios são alongar e fortalecer os músculos da panturrilha, assim como da parte da frente da perna. ³

E o melhor: você pode fazer todos eles de uma maneira lúdica e divertida.

Exercícios e alongamentos para os menores de 5 anos

1 – Alongamento da Panturrilha

Como fazer:

  • Coloque a criança deitada de costas em uma superfície que seja confortável tanto quanto firme.
  • Deixa a criança de perna esticada e empurre com a mão o pé em direção à cabeça. Neste movimento, você vai dobrar o tornozelo.
  • Mantenha o pé na mesma posição por algo entre 15 e 30 segundos. A criança precisa sentir puxar, mas sem sentir dor. Lembre-se de respeitar os limites dela.
  • Faça 10 vezes em cada perna todos os dias.

2 – Alongamento do tendão de Aquiles

Como fazer:

  • Assim como no exercício anterior, deite a criança de costas sobre superfície macia e firme.
  • Empurre o pé da criança em direção à cabeça. Neste caso, você vai também dobrar o joelho ao mesmo tempo em que dobra o tornozelo.
  • Faça 10 vezes em cada perna todos os dias.
alongamento pé criança 1

Fonte: Creative Commons – About Kids Health

3 – Sentando e ficando de pé

Como fazer:

  • Coloque a criança sentada em um banquinho ou cadeira de tamanho infantil.
  • Enquanto isso, segure o tornozelo da criança com firmeza, mas sem apertar demais. Faça pressão em direção ao chão.
  • Em seguida, peça para ela se levantar.
  • Peça para a criança ficar um tempinho de pé com os pés totalmente plantados no piso.
  • Aproveite para incorporar o exercício para diferentes momentos e objetivos do dia a dia, como observar o espaço ao seu redor, alcançar objetos, entre outros.

Exercícios para crianças que têm mais de 5 anos

4 – Alongamento da panturrilha – em pé

Como fazer:

  • Peça para a criança ficar em pé na frente de uma parede.
  • Em seguida, a criança deve colocar as duas mãos na parede.
  • O próximo passo é pedir que ela deixe uma perna esticada para trás e a outra para frente, como se desse um passo para frente.
  • A criança, então, se inclina para frente empurrando a parede até sentir que a pena de trás está esticada.
  • O pé da perna de trás deve estar sempre totalmente plantado no chão.
  • Alongue por um tempo entre 15 e 30 segundos e depois repita, invertendo a posição.
  • Faça 10 vezes em cada perna todos os dias.
alongamento pé criança 2

Fonte: Creative Commons – About Kids Health

Outros exercícios:

Além dos exercícios que nós citamos, você também pode tentar:

  • Agachamentos com os pés totalmente no chão, peito reto e pernas abertas alinhadas com os braços.
  • Subir rampas, morros e outros tipos de terreno que sejam inclinados.
  • Caminhada sobre superfícies irregulares, ou seja, que não sejam retas. Por exemplo, a areia da praia.
  • Caminhar só com os calcanhares, ou seja, pedir para a criança caminhar num movimento contrário ao que ela vem fazendo.

Dicas para a escolha dos calçados

Até mesmo a escolha do sapato pode ajudar – ou atrapalhar – no processo de correção do andar na ponta dos pés. Por isso, leve em consideração: ³

  • A rigidez – sapatos e tênis flexíveis não ajudam, nesses casos.
  • O corte – a sola precisa ser larga e com espaço suficiente para o pé da criança.
  • O calcanhar – a parte de trás precisa ser bem firme.

Existem outras opções de tratamento?

No geral, a maioria dos casos ou melhoram com a idade ou com os exercícios fisioterapêuticos, como os exemplos que demos. Uma outra opção é a cirurgia, mas é algo mais raro. Em todo caso, o ideal é consultar um profissional para avaliar a intensidade em que esse movimento acontece e quais os possíveis impactos que ela poderá ter no futuro. ³

Existe relação entre o grau de autismo e o andar na ponta dos pés?

Voltando ao autismo, talvez você esteja se perguntando se o sinal de andar na ponta dos pés enquanto comportamento autista pode ter relação com o grau. Lembrando que o diagnóstico fechado de autismo considera os níveis de dependência e desenvolvimento e encaixa os autistas em leve, moderado e severo – segundo o DSM 5.

Não existe uma resposta que confirme esta suposição. Uma criança de  grau severo pode ou não andar na ponta dos pés tanto quanto um autista de grau leve. Isto porque o diagnóstico leva em conta muitas outras coisas, até mesmo em que idade cada sinal apareceu.

Para saber mais sobre graus de autismo, leia nosso artigo que está neste link.

Agora você já sabe que andar na ponta dos pés, em alguns casos, pode ser sinal de autismo. Mas você descobriu também que pode não ter relação alguma. Como sempre ressaltamos aqui no Autismo em Dia, a palavra final é sempre dos profissionais que trabalham com autistas, portanto, não deixe de procurá-los.

E para ter mais conteúdo gratuito e de confiança sobre o transtorno do espectro do autismo, acompanhe a gente de perto. Siga as nossas redes sociais Instagram e Facebook e tenha todos os artigos, notícias e materiais educativos em primeira mão.

Muito obrigado pela leitura e até a próxima!

Referências bibliográficas e a data de acesso:

1. Autism.Org – 17/06/2021

2. Mayo Clinic – 18/06/2021

3. About Kids Health – 18/06/2021

4. Spectrum News – 18/06/2021

 

 

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

26 respostas para “Andar na ponta dos pés é sinal de autismo? Entenda”

  1. Ruben Alves disse:

    Quem conteúdo maravilhoso! Parabéns pelo belíssimo trabalho e obrigado por tamanha informação!

  2. José luiz disse:

    Quem maravilha o trabalho de vocês, infelizmente só agora vim a conhecer.
    Minha filha tem 15 anos, anda nas pontas dos pés, tem um guau de autismo e não consegue se alfabetizar por portar outras deficiências intelectuais. Hj está sendo acompanhada pela instituição APAE em Campinas SP.

  3. priscila ferreira disse:

    meu filho tem 2 anos nao fala ainda e anda nas pontas dois pes nao direto mais anda quando ta descalco isso significa autismo??

    • Autismo em Dia disse:

      Boa tarde Priscilla, veja esses são sinais de alerta, mas somente um profissional de saúde poderá dar o diagnóstico, após avaliação apropriada. Aconselhamos você a buscar um neuropediatra especialista em autismo o quanto antes, poiso diagnóstico precoce faz toda diferença no desenvolvimento e qualidade de vida da criança. Um abraço corajoso.

  4. Simone disse:

    Meu filho tem 6 anos e ainda anda nas pontas dos pés.ele não apresenta nenhum sinal de altíssimo,tem um ótimo desenvolvimento escolar ele é um menino dependente corre andar de bicicleta joga bola em fim vendo essas explicação agora mim preocupei .

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Simone! Indicamos que procure um neuropediatra para avaliação, e também que leia outros artigos no nosso blog para ver se identifica algum outro sinal.
      De qualquer forma, procurar especialistas é fundamental para avaliar o que causa esse comportamento e também para prevenir qualquer problema decorrente disso.
      Um abraço!

  5. simone disse:

    Assustei, eu tenho 48 anos e as vezes ando na ponta dos pés, um exemplo é quando desço a escada, quando sento não consigo por as planta dos pés por completo no chão.

  6. Andreia Nunes disse:

    meu filho de 3 anos qdo está descalso anda na ponta dos pés sempre que posso corrijo ele,e adora enfileirar os brinquedos.
    ele tem boa fala ,brinca com os colegas na escola enfim quero uma orientação

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Andreia! Andar na ponta dos pés e enfileirar brinquedos são sinais de autismo, mas só um profissional pode avaliar se é o caso do seu filho. Indicamos que a ele seja atendido por um neuropediatra especializado em autismo.
      Um abraço!

  7. Gardenia disse:

    Boa noite, estou bastante preculpada meu filho tem 9 anos e anda nas pontas dos pés

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Gardenia. Indicamos procurar atendimento com um neurologista ou neuropediatra especializado em autismo para uma avaliação.
      Um abraço! 💙

  8. Neuza disse:

    acolhi um menino de 9 anos ,e ele anda nas pontas do pé e tem a panturrilha bem grossa. e cai muito quando estamos andando tenho que segurar na mão dele derrepente cai do nada.e não consegui si levantar sem si segurar no chão ou apoiar as mãos em algo ele ,si levanta como uma pessoa idosa tenho levado no pediatra e encaminhou para o neurologista do e tenho buscado entender o que acontece com ele.

  9. Estefânia Pereira de Lima disse:

    achei maravilhoso o conteúdo de esclarecimento dado por vocês, na minha família temos vários casos, más só agora com o meu neto vim a saber e entender o porquê, para nós era algo normal, por meu pai andar na ponta dos pés, eu mais um irmão tambem, meu sobrinho, minha filha e agora o meu neto, foi por conta do atraso na fala que chegamos ao diagnóstico de TEA, más ainda não está conclusivo, porque ele pontuou o QI Acima da média, más estamos fazendo as terapia, muito obrigado!

  10. Luciana Gomes da Silva Nascimento disse:

    Muito bom !
    Que Deus abençōe vcs .

  11. Tharleane Silva disse:

    minha filha tem 10 anos e anda nas pontas do pé mais ela não tem nem uma deficiência! tem como ela andar normal?

    • Taline Masi disse:

      Olá! Orientamos buscar uma avaliação com um neurologista especializado em autismo para saber se essa é a causa e também para obter orientações sobre os possíveis tratamentos.

  12. Marisa disse:

    meu filho tem 13 anos anda na ponta do pé, não tem problemas pra aprender na escola mais me preocupei agora

  13. Luiza disse:

    Amei. Muito obrigada pelas informações.

  14. Flávia lira disse:

    Comecei a suspeitar algumas coisas diferentes no meu filho desde q nasceu q se assustava com qualquer barulho foi cresce e continuava e outra criança quando critava ele começava a chorar foi observado q ele tinha uma dificuldade pra sentar e levantar coisas q outra criança da mesma idade não tinha a mesma dificuldade, não bricava com brinquedos e sim com as banelas, arrumava os três um do lado do outro por tamanho, empilhadas blocos por cores e gosta de vê o trenzinho rodando , anda levanta um pouco as pontas dos pés, mas ele tenta se entrosar com outras crianças e muitas vezes é rejeita isso deixa ele muito bravo, mas já levei ele para o Neuro e disse q meu filho não tem nada pq ele fala e se comunica com outras pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia