Símbolos do autismo: entenda os significados


Postado por Autismo em Dia em 25/ago/2023 - 1 Comentário

O que você imagina quando perguntam sobre símbolos do autismo?

Pode ser que venha à mente um quebra-cabeça, um símbolo do infinito, girassóis ou apenas a cor azul. Isto porque, ao longo dos anos, vários símbolos nasceram para representar os autistas e também para promover o acesso e a comunicação em espaços públicos, facilitando a inserção dos autistas na sociedade.

Existem, de fato, algumas discussões em torno desse tema, sobre o que realmente faz sentido. Porém, entender para que eles servem, quando e como são utilizados pode ser essencial para sermos, também, parte da mudança. Não sabemos se a sociedade vai aderir novos símbolos no futuro, mas hoje, em 2023, esta lista é o que há de mais atual.

Índice

Quebra cabeça: um dos símbolos do autismo mais utilizados

símbolos do autismo

Fonte: Envato/LightFieldStudios

Criado em 1963 pelo Autism Society, o quebra-cabeça é considerado o símbolo mais antigo. Porém, isto é questionado por alguns autistas, pois entendem que o quebra cabeça passa a ideia de que é complexo entender quem vive no espectro, trazendo mais prejuízo, do que benefícios à causa.

Mas, o tempo tem demonstrado que há uma boa aceitação, apesar das controvérsias. É uma forma que simboliza que cada indivíduo (a peça) é único dentro de um amplo espectro (a imagem formada pelo quebra-cabeça).

Fita de laço colorida

Um dos símbolos mais populares, representa toda a diversidade do espectro autista, além de se conectar com o simbolismo do quebra-cabeça. Aqui, as peças não vêm apenas em azul, mas cores diversas que caracterizam as múltiplas experiências e personalidades dentro da comunidade autista. O brilho que a fita carrega, em destaque com as cores, simboliza tanto a esperança quanto o aumento da conscientização sobre o transtorno. A organização sem fins lucrativos Autism Speaks foi quem usou a fita pela primeira vez, em 1999.

O formato da fita, no entanto, não é algo exclusivo do autismo. Ela é reinterpretada em diversas perspectivas na área da saúde, como amarelo para saúde mental ou azul para o câncer de próstata.

Fonte: Envato/vetre

 

Símbolo do infinito colorido

Em vários momentos do ano nos deparamos com a representação do infinito entre os símbolos do autismo, o que tem muito a ver com a aceitação da diversidade neurológica.

O símbolo traz a ideia, então, de que a neurodiversidade é infinita. Ainda, ele significa que o autismo é uma expressão natural do gene humano. Portanto, essa foi a marca escolhida para representar o Dia do Orgulho Autista, que ocorre em 18 de Junho. Quem cravou a data foi a organização norte-americana Aspies for Freedom.

Agora esse próximo símbolo é considerado o menos conhecido, porém ele é sim utilizado tanto aqui, quanto fora do Brasil para representar o transtorno.

 

A borboleta como um dos símbolos da evolução do autismo

Mesmo que aqui no Brasil não seja comum usar. A borboleta para o autismo, carrega a noção da transformação e das mudanças que as pessoas autistas experimentam à medida que avançam as etapas da vida, os seus processos terapêuticos e o uso de suas ferramentas de suporte. Portanto, transformar-se na borboleta não quer dizer ser perfeito, mas abraçar cada nova evolução física e mental.

Girassóis

O girassol como símbolo tem um ar um tanto quanto romântico na explicação. A flor de girassol se destaca pela cor vibrante e por se virar no sentido do sol, e isso representa a conscientização. É cada vez mais comum as pessoas utilizarem o cordão decorado com girassóis para iluminar, dar espaço e clarear a sociedade sobre o espectro autista.

No entanto, sabemos que a luta diária da comunidade autista é árdua, e não necessita ser romantizada, pois ainda  precisa de muitos avanços.

Fonte: Envato/EdVal

A cor azul: Significado no autismo

A sociedade escolheu a cor azul porque a maior parte dos casos de autismo no mundo é em meninos, mesmo que a perspectiva de azul ser uma cor masculina, seja algo questionável hoje em dia. No entanto, foi assim que aconteceu na história do autismo, e essa informação pode ser muito relevante para quem não sabia o motivo da escolha da cor.

Como o conceito se solidificou, hoje utilizamos o azul no mês de conscientização do autismo, que não por acaso se chama Abril Azul. E, ainda, em alguns lugares do mundo incentivam as pessoas usarem essa cor e a ligarem luzes azuis no dia 2 de abril.

Um pouco do uso de emojis na comunidade autista

Aproveitando que o assunto abordado foi sobre símbolos que atravessaram a história, antes da era digital. À medida que fomos avançando no uso da internet, apareceram os “emojis”. O uso deles no universo autista é bastante cauteloso, por toda uma questão de preocupação em promover acessibilidade, considerando particularidades próprias do espectro. Embora esse tema necessite de uma pauta todinha só para ele, um “emoji” que é muito usado para comunicar conforto e acolhimento pelos nossos leitores, é o coração azul💙.

***

Os símbolos do autismo nascem da vivência coletiva e, principalmente, da necessidade de se ver representado. Símbolos podem até parecer, para alguns, nada mais que um desenho ou um enfeite, mas eles são, principalmente, uma linguagem que busca ser universal. Por trás de um símbolo, tem uma história. E na frente deles, há sempre alguém que vai aprender algo com o que está vendo.

Viu um símbolo desses por aí? Pode ser seu momento de praticar a empatia.Nada como ouvir e se colocar no lugar de quem vive a experiência, não é mesmo? E sabe onde mais você pode ter contato com novas histórias e experiências? Nas redes sociais do Autismo em Dia. Siga a nossa página no Instagram ou no Facebook.

 

Até a próxima. 💙

 

Referências Bibliográficas

1- APAE – acesso em 28/04/2023

2- The Place for children with autism – acesso em 28/04/2023

3- Dicionário dos símbolos – acesso em 04/05/2023

4- tjdft – acesso em 04/05/2023

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

Uma resposta para “Símbolos do autismo: entenda os significados”

  1. Fábio Barros disse:

    Maravilhoso post… ajudando a entermos os símbolos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia