Abril é o mês do autismo: 4 formas efetivas de colaborar com a conscientização


abril mês do autismo

Postado por Autismo em Dia em 31/mar/2023 - 3 Comentários

Para muitos não é novidade que existe o Abril Azul, o mês do autismo. Sabemos da importância de falar sobre o assunto para que cada vez mais pessoas consigam ter informações de qualidade. Por isso, existe um dia todinho dedicado à conscientização, o dia 2 abril. Dia esse em que vários lugares do mundo se mobilizam com ações diversas para falar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste ano, o tema da campanha é: Mais informação, menos preconceito.¹

A seguir, vamos te contar 4 ações que todos nós podemos adotar no nosso dia a dia e que nos aproxima cada vez mais de construir, de fato, uma sociedade mais informada e comprometida com o autismo. Vamos lá?

Abril é o mês do autismo

Fonte: Envato – Pressmaster

Índice

1- Leia sobre o TEA, não só no mês do autismo

Buscar informações de qualidade é um dos primeiros passos para entender melhor as particularidades do transtorno. E, quanto mais a gente lê, mais entendemos o quanto cada indivíduo que vive no espectro, é único.

Nós, do Autismo em Dia, levamos informação desde 2019. E além de colaborar com textos mais técnicos sobre o tema, também contamos com relatos de histórias reais, nossos proTEAgonistas. Desse modo, atingimos muitas pessoas não só durante o mês do autismo, mas ao longo do ano.

Semanalmente colocamos um texto novo no ar, além de, periodicamente, lançarmos materiais de apoio com diversos assuntos, tais como:

  • Diagnóstico: você vai entender o quanto é delicada essa etapa e que existe 3 níveis de autismo;
  • Terapias específicas: para cada particularidade a ser tratada, existe um tipo de terapia indicada;
  • Tratamento medicamentoso: em alguns casos, medicar é preciso. Em alguns textos explicamos mais sobre isso;
  • Histórias diversas dos nossos proTEAgonistas: temos uma parte do blog onde contamos histórias reais.

Acreditamos que explorar esses assuntos faz as pessoas chegarem a conclusões sobre o autismo que antes nem passavam pela cabeça, e isso gera uma cadeia de boa informação.

Pessoas bem informadas, que tenham responsabilidade com a causa, podem ajudar a criar espaços cada vez mais inclusivos. Afinal, entendendo as particularidades do autismo, fica bem mais fácil propor mudanças que ajudem com questões próprias de quem vive no espectro.

espectro autista

Fonte: Envato – vetre

2- Questione mais sobre o que é autismo

Sabemos que o autismo, assim como outros transtornos, também é cheio de estigmas sociais. Infelizmente, por vezes a gente escuta falas que relacionam características como introspecção, dificuldade de olhar nos olhos ou até questões relacionadas à comunicação, com “ser autista”. Porém, o autismo é muito mais que olhar para características isoladas e que rotulam.

Quanto mais a gente conseguir desconstruir falas equivocadas sobre o transtorno, mais fácil chegaremos ao objetivo de informar as pessoas de forma correta. Essa desconstrução é um processo, que só é possível através da educação sobre o assunto.

Por isso, não tenha vergonha de ser a pessoa que não ri quando fizerem um comentário inadequado sobre autismo. Ainda que seja algo desconfortável de fazer, uma boa forma de se posicionar é falando algo como: “Então, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, que precisa ser avaliado até chegar ao diagnóstico, muitas vezes não só por uma especialidade, mas por várias. Vale a pena conhecer mais, existem vários canais que falam sobre o assunto.”

E, ainda que você não consiga falar exatamente assim, só o fato de você se policiar para não reproduzir frases capacitistas já será algo muito valioso.

balão azul

Foto: Envato – irinat8

3- Ter pequenas atitudes que ajudem a informar sobre o autismo

Achamos que, para ajudar com a conscientização, sobretudo em abril, por ser o mês do autismo, precisamos nos reunir com as pessoas, presencialmente ou pela internet. Quase sempre é possível fazer algo como promover ou ir em palestras, participar de manifestações ou organizar algo que envolva uma comunidade. De fato, são ações efetivas e importantes para impactar as pessoas ao nosso redor.

Uma ação simples é compartilhar um conteúdo relevante em suas redes sociais, pois assim mais pessoas podem compartilhar também.  Vamos usar a tecnologia a favor do autismo!

Além disso, outra atitude possível é colaborar com ações que ajudem na inclusão, pode ser na escola dos filhos, no condomínio onde mora e buscando frequentar espaços públicos que sejam “autism friendly” – entenda mais sobre esse termo neste link.

Portanto, quando pensarmos em inclusão, não podemos perder de vista que quem precisa fazer movimentos para melhorar a convivência dos autistas nos espaços não é indivíduo x ou y, mas toda a sociedade. 

Já existem muitas empresas que se preocupam com inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho, temos até um artigo em nosso blog que fala de um projeto específico sobre o assunto. Leia aqui.

Abril é o mês do autismo - ações efetivas para fazer

Fonte: Envato –  tomson_kz

4- Ajude a divulgar a campanha oficial do mês do autismo

Como já falamos lá no início, esse ano o tema da campanha do autismo é: Mais informação, menos preconceito, e o símbolo escolhido foi um cubo mágico, que representa muito bem o quanto o autismo tem muitos pontos a olhar e muitas “cores” (o espectro). Sendo assim, você pode tanto divulgar a campanha oficial em suas redes, quanto imprimir o material disponível para colocar em locais que você frequenta e tenha espaço para isso. Todos os materiais estão disponíveis aqui.

Utilizar os materiais oficiais mostra que você reforça a visão de toda uma comunidade reunida e organizada aqui no Brasil. E, diante das dificuldades, o poder de uma comunidade engajada pode fazer uma diferença enorme diante da sociedade e do poder público.

Aproveite que abril é o mês do autismo para dar o primeiro passo. Temos certeza que uma pequena ação, pode trazer grandes resultados para a causa.

Ah, e não podemos esquecer que a ideia é que as ações permaneçam ao longo do ano e não só no mês de abril.

Obrigado pela leitura!

Esse foi o nosso texto elaborado com o objetivo de ajudar na missão de melhorar a informação para diminuir o preconceito. Gostou da leitura? Então continue navegando pelo nosso blog e leia mais!

Aproveite e nos siga também nas redes sociais.

Até a próxima. 💙

Referências bibliográficas e a data de acesso:

1- Canal Autismo – acesso em 20/03/2023

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

3 respostas para “Abril é o mês do autismo: 4 formas efetivas de colaborar com a conscientização”

  1. Nicolly Thomaz Konig disse:

    Gostei muito. Gostaria de saber mais sobre a plataforma Autismo em Dia.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Nicolly! Além de continuar navegando pelo nosso site, você também pode conhecer melhor o nosso trabalho através das nossas redes sociais:
      linktr.ee/autismoemdia
      Um abraço! 💙

  2. Nicolly Thomaz Konig disse:

    Muito interessante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia