Seminário Rio TEAMA: saiba tudo sobre o evento


seminário Rio TEAMA

Postado por Autismo em Dia em 10/fev/2022 - 4 Comentários

Nos dias 25, 26 e 27 de março, antecedendo o  Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril),  acontece o Seminário Rio TEAMA – Autismo tem tratamento 2022. O evento será realizado presencialmente no Rio Othon Palace, Copacabana – Rio de Janeiro, RJ, com a opção de ser assistido online. E é claro que nós do Autismo em Dia não ficaríamos de fora dessa!

Teremos um stand no evento onde iremos distribuir diversos materiais ligados ao autismo, como versões impressas de nossos E-books, por exemplo. Então, se você estiver por lá, não deixe de passar para conhecer os idealizadores do Autismo em Dia e receber os  materiais que serão exclusividade para aqueles que participarem do evento presencial.

Mas se você está se perguntando o que é o Seminário RioTEAMA e o que vai acontecer por lá, continue a leitura e saiba tudo sobre o evento.

Índice

Sobre o Seminário Rio TEAMA

Primeiramente, vale citar que este é um evento muito importante e relevante para todos que tem alguma ligação com o autismo, como os próprios autistas, os pais e familiares dos mesmos, profissionais da área da medicina, psicologia, fonoaudiologia e demais terapias de apoio, educadores, pedagogos, psicopedagogos e quaisquer outros públicos que se interessem pelo tema. 

O objetivo do seminário é trazer para seu público informações atualizadas sobre o Transtorno  do Espectro Autista (TEA). Pautas como terapias, tratamentos, medicamentos, diagnóstico precoce, educação inclusiva, direitos dos autistas, autismo no adulto, por exemplo, serão  abordadas e discutidas durante o evento. Portanto, o seminário irá contar com palestrantes renomados nacional e internacionalmente. Além disso, os palestrantes estarão abertos para responder às perguntas do público.

Outro ponto importante, principalmente para os profissionais que trabalham com o autismo e graduandos nas áreas de interesse, é que quem participar do evento irá receber um certificado de participação.

Programação do seminário Rio TEAMA 2022

Antes de mais nada, precisamos lembrar que são muitos os temas que fazem parte do universo do TEA. Portanto, o seminário será dividido em três temas principais. Confira quais são eles e, igualmente, quem serão os profissionais envolvidos em cada uma dessas etapas a seguir.

Dia 25 de março – Iniciando no universo do autismo

Se você chegar no local à partir das 8:00, as portas certamente estarão abertas para começar a receber os inscritos no Seminário Rio TEAMA. Nesse primeiro momento, serão entregues então os crachás e materiais de apoio. Então, em seguida, às 8:45, a organizadora do evento, Andréa Bussade, fará a abertura do seminário para dar as boas-vindas a todos. Além disso, ela também convidará o Dr. Carlos Gadia e Graziela Gadia para se juntarem a ela. E é claro: vale lembrar que o horário também contará com um show surpresa! 

TEA – Mitos, Verdades e Desafios no Mundo pós Pandemia

Primeiramente, a palestra que dá título ao tópico será ministrada pelo Dr. Carlos Gadia, às 9:00. Ele é MD, Phd e diretor do Miami Children’s Hospital Dan Marino Outpatient Center. Neurologista renomado, é uma das maiores autoridades mundiais no TEA. Além disso, ele é sócio fundador da startup TISMOO. Essa é uma ótima oportunidade para falar sobre autismo com quem entende do assunto, afinal, ao final da palestra, haverá um horário especial reservado para perguntas e respostas. Isso ocorrerá em todas as palestras do seminário, então além dele, será possível conversar com todos os outros profissionais que citaremos.

Diagnóstico Precoce no TEA

Aqui no Autismo em Dia, seja no blog ou nas redes sociais Instagram e Facebook, nós sempre reforçamos a ideia de que o diagnóstico precoce é, de fato, importantíssimo no desenvolvimento do autista. Mas ninguém melhor que o Dr. Hélio Van Der Linden, que dará início a segunda palestra do seminário, para falar sobre o tema com propriedade.

Dr. Hélio Van Der Linden possui residência em neurologia infantil e especialização em epilepsia pela Universidade de São Paulo. Além disso, é especialista em Pediatria, Neurologia Infantil e Neurofisiologia. É também membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil e da Sociedade Goiana de Neurologia.

Contribuições das avaliações multidisciplinares no diagnóstico e tratamento do TEA

A terceira palestra do dia acontecerá à partir do meio dia e meio (12:30), logo após o intervalo de almoço de uma hora (11:30 –  12:30). Quem irá entrar em cena para falar sobre esse tema tão importante para a comunidade é a Dra. Joana Portolese.

A palestrante é neuropsicóloga, Coordenadora do Ambulatório de Autismo do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina da USP e Assessora do Programa Autismo & Realidade do Instituto PENSI.

O ABC do ABA no TEA

O método ABA é de fato uma das abordagens da psicologia mais indicadas para os autistas. Nós já escrevemos um artigo completo sobre essa terapia, então clique aqui para conferir.

Para falar sobre esse tema que certamente é esperado por muitos, quem assume a palavra é a Dra. Luciana Xavier. A profissional é psicóloga, neuropsicóloga, especialista em atrasos do desenvolvimento e análise do comportamento aplicada ABA, palestrante, escritora e professora de cursos de pós-graduação.

Fonoaudiologia, Ciência da Comunicação e Linguagem, base fundamental de estímulo no TEA

Essa é outra área que, de fato, não poderia ficar de fora quando o assunto é tratamentos para autismo: a fonoaudiologia. Aliás, por falar nisso, você já baixou os E-books gratuitos do Autismo em Dia sobre o tema? Não? Então é só clicar aqui para acessar!

O nome da especialista que fará a palestra sobre o tema às 14:30 é Maria Bethânia Mendes. Ela é fonoaudióloga Comportamental e, além disso, atua há mais de vinte anos no Desenvolvimento Infantil e TEA, utilizando ferramentas da Análise Aplicada do Comportamento (ABA).
Além disso, ela possui certificação em ADOS 2 (Autism Diagnostic Schedule ou Programa de Observação Diagnóstica do Autismo), tem especialização em Motricidade Orofacial, Disfagia, Saúde Mental e no Transtorno do Espectro do Autismo.

Os impactos sensoriais no desenvolvimento do indivíduo com TEA

De fato, a maioria dos autistas têm alguma questão sensorial. Isso certamente afeta suas vidas em geral, e o desenvolvimento não fica de fora. Seja pela sensibilidade excessiva aos estímulos, ou por uma sensibilidade abaixo do esperado, por exemplo, esse é um tema que importa e muito. Aliás, nós também já falamos sobre esse assunto. Então, confira nosso artigo mais recente sobre o tema clicando aqui.

Para trazer o tema à tona, Mariana Tonetto Navarro Elias ministrará a palestra das 16:00, assumindo a palavra logo após o coffee-break da tarde. A profissional é diretora do GMT – Terapia Ocupacional com Neurociência e possui certificação Internacional em Integração Sensorial. Além disso, é mestranda em Saúde da Comunicação Humana em formação no “The INPP Method” pela The Institute for Neuro-Physiological Psycology, Chester, UK e aluna de especialização em Reabilitação Cognitiva Funcional com aprimoramento em Reabilitação Física.

A importância da alimentação: evidências científicas e a correlação com o autismo e suas complicações clínicas

A alimentação do autista também é certamente um tema recorrente para o Autismo em Dia. Por isso, você encontra em nosso site dois E-books sobre o tema, podendo baixá-los gratuitamente clicando aqui para a parte 1 e aqui para a parte 2.

A palestrante que assume o comando a partir das 17:00 é Isabela Bussade, graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (1998) e mestrado em Medicina (Endocrinologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente, ela é coordenadora de Pós-Graduação em Endocrinologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e médica pesquisadora do grupo de obesidade e transtornos alimentares do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia. Isabela é Mestre e Phd em Endocrinologia e Diretora médica da All Clinik.

Tita Therapy – Inovação e Tecnologia a favor da Gestão Transdiciplinar

Certamente, o avanço da tecnologia veio para facilitar as nossas vidas em todos os aspectos. É maravilhoso pensar sobre como esses avanços permitiram que fossem desenvolvidos aplicativos como o TiTa Therapy, que é um aplicativo que ajuda a organizar a rotina de todos os envolvidos com o TEA. Ele serve para auxiliar não apenas os autistas e familiares, mas também os profissionais que trabalham com o TEA, como terapeutas, médicos e educadores, por exemplo.

Para falar sobre esse projeto tão bem-vindo à comunidade autista, e também para encerrar o primeiro dia de seminário, retorna às 18:00 o primeiro palestrante, Dr. Carlos Gadia, acompanhado da Dra. Erin Lozott, fonoaudióloga licenciada e certificada que trabalha o autismo e deficiências relacionadas há mais de 20 anos.

Dia 26 de março – Autismo: Causas e Tratamento

seminário Rio TEAMA

Fonte: Reprodução – SEMINÁRIO RIO TEAMA.

No dia 26, sábado, as atividades se iniciam às 9:00. Veja a programação completa do dia:

Neurobiologia do Autismo

O primeiro palestrante do dia será o Dr. Paulo Liberalesso, MD, Phd, médico do Departamento de Neuropediatria do Hospital Pequeno Príncipe, Mestre em Neurociência, Doutor em Distúrbios da Comunicação Humana, pós-graduado em Epileptologia e Neurofisiologia, e sócio fundador do CERENA (Centro de Reabilitação Neuropediátrica), no Hospital Menino Deus.

Medicação no TEA

Na sequência, às 10:15, o Dr. Carlos Gadia retorna para falar sobre mais um tema de grande interesse, que são as medicações para as pessoas do espectro.

Autismo em adultos: Comorbidades e prejuízos funcionais

Às 11:15, quem assume a palavra é a palestrante Michelle Malab. Ela é escritora, palestrante, graduanda de Psicologia e militante da causa da pessoa com deficiência. Diagnosticada como Asperger (atualmente chamado de autismo de grau I) na fase adulta, ela também é mãe de um adolescente que está no espectro. Além disso, é autora dos livros: Na montanha russa, vivendo a maternidade no autismo e Menina Aspie.

ABA e a Comunicação Alternativa e Aumentativa – Palestra traduzida do inglês

Voltando ao tema da terapia ABA, a Dra. Erin Lozzot retorna acompanhada de Erica Grub, fonoaudióloga chefe do Alessandri & Associates, LLC: Global Autism Consulting. Erica é licenciada e fonoaudióloga com experiência de 24 anos com autistas e portadores de várias deficiências. Especializada em terapia de intervenção precoce e Comunicação Alternativa Argumentativa (AAC), é também diretora de programas do ACEing Autism, em Weston, Flórida.

O horário dessa palestra será de 12:45 às 14:00, logo após o intervalo para almoço que ocorrerá das 11:45 às 12:45.

Mutismo Seletivo e suas interfaces com o TEA

A palestrante que entra em cena às 14:00 é a Dra. Vera Joffe, que trabalha na área de Mutismo Seletivo há 31 anos. Mas esse não é seu único campo de atuação. Afinal, ela trabalha também com outros transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Espectro do Autismo, Transtorno de Ansiedade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, TDAH e Síndrome de Tourette.

TARE e as interfaces com o TEA

TARE é a sigla que se dá para o transtorno alimentar restritivo evitativo. A palestrante que trará luz sobre o tema é Fernanda do Valle, autora do livro: “TARE – Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo: Para pais e cuidadores”. 

A escritora iniciará sua palestra às 15:15, logo após o coffee-break . Às 16:00, ela abre espaço para a Dra. Karen Bearss, que atua na área do desenvolvimento, teste e implementação de intervenções parentais baseadas em evidências para famílias de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), com tema ainda a definir.

A importância do exercício físico no processo de desenvolvimento da pessoa com autismo

Sabemos que os exercícios físicos colaboram para a manutenção da saúde e do bem- estar, e isso vale tanto para os neurotípicos quanto para os autistas. Mas nem sempre é tão simples para os autistas, principalmente para aqueles que possuem dificuldades motoras, sensoriais, etc. Sabendo disso, o palestrante Rodrigo Brivio especializou-se no atendimento de crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista. Seu objetivo é trazer o esporte para dentro da rotina terapêutica de forma lúdica e acessível. Essa palestra terá início às 17:00.

Roda de conversa sobre: “Proposta de Padronização Para o Diagnóstico, Investigação e Tratamento do Transtorno do Espectro Autista da ABNI”

As mediadoras dessa conversa serão Andréa Bussade, fundadora do Seminário Rio TEAMA, e Graziela Gadia. Quanto aos profissionais envolvidos, são ele o Dr. Gadia, Dr. Hélio Van Der Linden e Dr. Erasmo Casella.

Dia 27 de março – Direitos e Inclusão  dos autistas e exemplos de sucesso

O dia de encerramento do seminário acontece no domingo, e é claro que não faltarão mais profissionais qualificados para ministrar as palestras. Confira o resumo da programação:

  • 9:00 – 10:00 – Dr. Lucelmo Lacerda – “Inclusão escolar e Intervenção para Pessoas com Autismo”;
  • 10:15 – 11:00 – Dra. Tatiana Takeda – “A pessoa autista e o seu Direito à Diversão”;
  • 11:15 – 12:00 – Dra. Carla Bertin, do Autismo Legal – “Ativismo e políticas públicas para o autismo: uma visão atual”;
  • 12:15 – 13:15 –  intervalo para almoço;
  • 13:15 – 13:45 – Indihara Horta fala sobre o Projeto Capacitar para Cuidar, de Angola;
  • 13:45 – 14:30 –  Denise SC Lam, do TEAjudo Aprender – “Práticas Inclusivas na Escola: Celebre a Diversidade”
  • 14:45 – 15:15 Eyechat com Dr. Enã Rezende e Érica Rezende Barbieri, do Projeto Autismo na Escola- “Mãe e filho se mobilizam pela inclusão escolar”, com mediação de Graziela Gadia e Dr. Carlos Gadia
  • 15:15 – 15:45 – coffee-break
  • 15:45 – 16:15 – Grazi Gadia e Jessy Blue – “A importância da Arte no desenvolvimento das habilidades do Autista”
  • 16:15 – 17:00 – Dr. Deltan Dallagnol e Dra. Alessandra Varrone de Almeida Prado – “Direitos dos autistas”
  • 17:00 – 17:15 – Perguntas e Respostas, com mediação de Dr Gadia e Andréa Bussade
    17:15 – 17:45 – Eyechat /Palestra – Fatima de Kwant – “Caminhos do Espectro”
  • 18:00 – 18:45 – Mesa redonda com o debate sobre “A importância  da família no tratamento do TEA” – com Andréa Bussade, Dr. Carlos Gadia, Graziela Gadia, Sandra Krugman, Carol Felício, Darline Locateli, Marisa Furia Silva e Rafaela Bussade.
  • 19:00 – Encerramento.

**

E então, o que achou do Seminário Rio TEAMA 2022? Certamente ele será muito relevante para a causa dos autistas. Nós estamos entusiasmados com o projeto e esperamos que iniciativas como essa sejam cada vez mais frequentes.

Para mais informações e para garantir o seu ingresso no Seminário Rio TEAMA 2022, clique aqui.

E se você quer conhecer mais sobre Andréa Bussade, fundadora do seminário e mãe de um autista de grau III, é só clicar aqui para conferir a participação dela no quadro #proTEAgoanistas. 

Obrigada pela leitura e até a próxima!

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

4 respostas para “Seminário Rio TEAMA: saiba tudo sobre o evento”

  1. Maria Diana Alves Araújo disse:

    Precisa se inscrever para participar desse evento?

  2. Elisa disse:

    Para assistir seminário online e preciso se inscrever??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia