Einstein era autista? Conheça a história de famosos que têm o transtorno


Postado por Autismo em Dia em 10/mar/2020 - 43 Comentários

Do grau mais leve ao severo, nascer e crescer com o Transtorno do Espectro Autista nunca foi um impedimento para que alguém realizasse feitos notáveis. Apesar das dificuldades sociais e, em muitos casos, cognitivas e motoras, um autista ainda pode desenvolver habilidades que venham a ser úteis e bastante funcionais. Algumas pessoas desenvolveram trabalhos tão importantes que  se tornaram personalidades famosas. E muita gente nem sabe que estes gênios talentosos tinham TEA. Albert Einstein, o mais famoso destes, viveu de modo peculiar, deixou sua marca na ciência e fez muita gente se questionar se, afinal, Einstein era autista. Por isso, preparamos uma lista de celebridades que receberam o diagnóstico.

Índice

Einstein era autista? Há controvérsias ¹

Na prática, ainda não há uma resposta. O fato é que o físico alemão nunca chegou a ser diagnosticado. Mas sua história de vida faz especialistas acreditarem que, talvez, ele realmente tenha tido TEA. Segundo o especialista em autismo Simon Baron-Cohen, Einstein apresentava sinais de Asperger: interesses obsessivos, dificuldades de comunicação e problemas para se relacionar.

Segundo biógrafos, até os sete anos de idade, Einstein tinha o hábito de ficar repetindo frases exaustivamente. Além disso, ele foi um menino bastante solitário. Quando começou a lecionar, era conhecido como um sujeito confuso.

Mas como não há formas de provar, e isso tudo é apenas uma sugestão analítica, há quem pense que isso não quer dizer muita coisa, como o psiquiatra da Universidade da Califórnia, Glenn Eliott, que sugere que talvez Einsten tivesse apenas uma excentricidade, mas não necessariamente um transtorno.

Mesmo que não seja possível provar o autismo em Einstein, o fato é que ele deixou um grande legado para a ciência.

Autismo: Susan Boyle

Fonte: Folha Uol

Susan Boyle

Hoje ela é uma das cantoras mais famosas do Reino Unido – e também do mundo. Mas há não tanto tempo assim, em 2009, ela era apenas uma mulher madura cujo sonho de se tornar uma cantora profissional parecia muito longe da realidade. Afinal, fora dos padrões estéticos da indústria de massa e perto de completar 50 anos, ela parecia carta fora do baralho.

Mas sua apresentação no programa de calouros Britain’s Got Talent se tornou um viral na internet e, além do talento inegável no vocal, a indústria musical, assim como o público, se apaixonaram pela persona incomum.

Das trivialidades do mundo dos famosos, logo o mundo ficou sabendo a vida reclusa que Boyle levava: morava sozinha, na companhia de um gato e só socializava quando ia à igreja. ²

Mas Boyle é um desses casos em que só se descobre o autismo na idade adulta. O diagnóstico, de fato, só veio à tona em 2012, no auge do sucesso. Os problemas de interação da cantora foram dados, de forma errônea, como dano cerebral. Mas hoje é sabido que se tratava de autismo de alta funcionalidade.

Sobre isso, ela contou à imprensa que passou a se sentir mais relaxada consigo mesma. Segundo a cantora escocesa, em entrevista ao The Guardian, o diagnóstico não mudou nada para ela e nem trouxe restrições, mas fica feliz que, finalmente, as pessoas podem compreendê-la melhor. ³

Daryl Hannah 4

A incidência de autismo em mulheres é comprovadamente muito menor do que em homens, mas acontece (tanto que já é a segunda mulher a aparecer na nossa lista). E aconteceu com a atriz norte-americana Daryl Hannah, estrela de filmes como Splash – uma sereia em minha vida e Blade Runner – Caçador de Androides.

Ela revelou à imprensa sua condição em 2013, depois de anos mantendo segredo sobre um problema que vinha desde a infância. A atriz, que é contemporânea à já citada Susan Boyle, contou à revista People que os médicos queriam mandá-la para internação em uma instituição de cuidados especiais, mas foram impedidos pela mãe de Daryl.

Na adolescência, Daryl Hannah se apaixonou por teatro e cinema, e fez desse interesse uma forma de superar os problemas diários na escola. Mas o autismo ainda lhe causava algumas inconveniências: após o sucesso, Hannah recusava convites para programas de entrevistas e evitava ir às estreias de seus filmes. Segundo ela, eram situações que a deixavam com alto estresse. Isso por conta da pressão de responder às expectativas (dos entrevistadores e platéia), e também pela abordagem de muitas pessoas, especialmente quando saía em público. Para um autista, isso é extremamente incômodo – ainda que, para ela, isso fosse parte de seu ofício.

Atualmente, Daryl Hannah vive uma vida discreta e longe das redes sociais, se dedicando somente à atuação e ao ativismo político.

autismo anthony hopkins

Fonte: Getty Imagens

Anthony Hopkins

O premiado ator hollywoodiano precisou de “apenas” 70 anos para ter em mãos um diagnóstico de autismo. Segundo ele, a desconfiança veio de sua esposa, que o incentivou a pesquisar mais sobre algumas características que sempre o acompanharam. Apesar de ter tido uma longa e bem sucedida carreira midiática, o ator revelou ser muito inseguro. 5

À imprensa, em 2017, quando o diagnóstico veio à tona, ele contou, também, que nunca conseguiu se encaixar em nenhum grupo, na época em que estudava em um internato. Logo, a solidão o acompanhou nos anos da adolescência. O diretor da escola dizia que ele era um aluno sem esperança, já que era improdutivo nos estudos e preferia muito mais o contato com a arte. 6

Numa entrevista, Anthony Hopkins foi questionado se o TEA havia tido alguma influência no desempenho de suas atuações. “Definitivamente, eu olho as pessoas de maneira diferente. Gosto de desconstruir, separar um personagem, descobrir o que as faz funcionar, e minha opinião não será a mesma do que a de todas as outras pessoas”, disse o ator. 6

autismo greta thunberg

Fonte: Correio 24 horas

Greta Thunberg 7

A jovem ativista sueca Greta Thunberg vem motivando movimentos ecológicos pelo mundo e despontando como uma futura grande líder. E há pouco tempo seu diagnóstico de autismo veio à tona, mostrando que a menina também pode se tornar uma grande influenciadora para os direitos das pessoas autistas.

Seus discursos a favor do meio-ambiente geraram polêmica por todo mundo, e sua condição de Asperger chegou a ser usada como alvo de chacota. Ao The Guardian, Greta foi direta: “Quando o inimigo odeia suas diferenças, você sabe que está ganhando”.

Antes de ganhar o mundo com seus discursos, Greta contou ao jornal que vivia sem amigos e não falava com ninguém, além de ter desenvolvido um distúrbio alimentar. A menina costumava esconder o diagnóstico das pessoas ao redor por saber que muitas pessoas tratam o autismo como uma doença ou algo que é puramente negativo. Greta não nega que essa condição a faz diferente das outras pessoas. Mas em vez de olhar as dificuldades, a ativista acredita que isso é um superpoder.

Nas redes sociais, Greta chegou a utilizar a hashtag #AspiePower, levantando autoestima das pessoas que se identificam como Asperger, após se sentir ofendida por um texto de Andrew Bolt em sua coluna no Australian News Corp. Já no título do texto, Bolt a considerava perturbada e dizia que devemos duvidar de suas palavras. Lamentável.

O sucesso de Greta, acima de todas as dificuldades de sua condição, é um feito tão notável que o site The Hill publicou um artigo que explica como o autismo de Greta a ajudou a se tornar a pessoa mais importante para o mundo em 2020. O artigo explica que o autismo a fizeram focar no que realmente acredita.8

Einstein era autista?

Foto: Kristin Callahan/ACE Pictures/REX/Shutterstock

Outros famosos especulados como autistas

Aqui, contamos a história de pessoas que, de fato, foram diagnosticadas com TEA. Porém, assim como as notícias duvidosas que tentam afirmar que Einstein era autista, muito se especula sobre o transtorno celebridades de diversos ramos. Geralmente, essa associação é feita com pessoas icônicas tidas como grandes gênios de suas áreas de atuação. A isto também somam-se algumas excentricidades conhecidas do público.

No cinema, por exemplo, dois grandes diretores são tidos em diversas listas como autistas, mas jamais confirmaram se já houve diagnóstico. São eles: Woody Allen e Tim Burton. O primeiro já escreveu pro cinema diversas versões de seu alter ego: escritor apaixonado, infiel e um tanto paranoico e obcecado com questões filosóficas – um espelho do próprio cineasta. Já o segundo é soturno, de poucos amigos e tem uma obra visual bastante peculiar.

Autismo e genialidade

Há também as famosas suposições de autismo nos dois mais famosos empresários da tecnologia no século 20: Bill Gates e Steve Jobs. Ambos foram muito associados à genialidade, reclusão e dificuldade com interações sociais. O que, aliás, é bastante comum entre os autistas: essa cobrança social de que a criança desenvolva uma super inteligência ou habilidade extraordinária. Entretanto, pesquisas dão conta de que estes são apenas 10% e são denominados de autistas Savant.9

No futebol também se fala muito sobre o suposto autismo em Lionel Messi, o atacante da seleção argentina. Seu maior feito foi ter sido o primeiro jogador a ganhar quatro vezes o prêmio de melhor do mundo. Aparentemente, a “lenda” do autismo em Messi teria nascido após um site argentino analisar uma soma de sua timidez com a imprensa e seus padrões constantemente repetidos em campo. Repetição e padrões são sintomas bem conhecidos do diagnóstico de TEA. Mas, assim como Jobs, Gates e, claro, Estein, Messi não confirmou o diagnóstico. 10

Einstein era autista? Veja uma lista de famosos cujo autismo é uma hipótese

  • Isaac Newton – Astrônomo
  • Mozart – Compositor
  • Beethoven – Compositor
  • James Joyce – Escritor
  • Jerry Seinfeld – Ator
  • Andy Warhol – Pintor e cineasta
  • Robbie Williams – Cantor
  • Dan Aykroyd – Ator

A importância de trazer as histórias à tona

O fato é que, quando uma pessoa autista passa a ser reconhecida, o assunto começa a circular com mais naturalidade, inclusive despertando o interesse das pessoas para que conheçam mais sobre a condição.

Na prática, pouco importa provar ou não que Einstein era autista. O mais importante sobre tudo isso é que ele poderia sim estar dentro do espectro, não simplesmente porque era um gênio, mas principalmente porque todo indivíduo com TEA é um ser humano único, com desafios a serem superados e potenciais a serem desenvolvidos.

Precisamos aproveitar as especulações em torno de grandes nomes e o autismo para quebrar os mitos sobre o TEA e reforçar a mensagem de que os autistas podem estudar, trabalhar, realizar e deixar um legado para o mundo.

Referências bibliográficas e data de acesso

1. New Scientist – 05/03/2020

2. El País – 05/03/2020

3. The Guardian – 05/03/2020

4. Today – 06/03/2020

5. The New York Times – 06/03/2020

6. Psycology Matters – 06/03/2020

7. The Guardian – 06/03/2020

8. The Hill – 06/03/2020

9. Superinteressante – 06/03/2020

10. Blog do Rafael Reis – 06/03/2020

 

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

43 respostas para “Einstein era autista? Conheça a história de famosos que têm o transtorno”

  1. Maria F A Calejuri disse:

    Autoconhecimento para uma vida plena apesar do autismo . Parabéns pelo artigo .

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Maria, que bom que gostou do artigo! Concordamos contigo, quando passamos a nos conhecer melhor, as janelas para plenitude se abrem, né? Esperamos vê-la mais vezes por aqui, um abraço 😉

  2. Luiz Dias disse:

    Matéria totalmente contaminada por irrelevantes informações.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Luiz, lamentamos que não tenha gostado do tema, no entanto, discordamos de você, assim como explicamos no fim do texto (você leu?) nós acreditamos que é muito relevante aproveitar as especulações em torno de grandes nomes e o autismo para quebrar os mitos sobre o TEA e reforçar a mensagem de que muitos autistas podem estudar, trabalhar, realizar e deixar um legado para o mundo.

  3. Emerson disse:

    Gostei muito da matéria discordo totalmente do colega aí de cima e discordo mais ainda das informações irrelevantes que ele citou talvez ele acha que relevante é tá aqui falando de funk e Anitta

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Emerson, ficamos contentes que tenha gostado da matéria! Sabemos que será difícil agradar a todos, e o seu comentário nos motiva a continuar criando conteúdo! Muito obrigada pelo apoio ?

  4. Joseneide Maria Feitosa de Oliveira disse:

    Boa tarde!
    Gostei muito da matéria, do contéudo, da aborgadem. Parabéns a toda equipe! Vocês são excelente! E assim aprendemos mais sobre esse relevante tem que é o Transtorno Espectro Autista!

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Joseneide, que comentário gentil! Muito obrigada, ficamos alegres e motivados a continuar. Um abraço. Volte outras vezes ?

  5. elaine duarte de carvalho disse:

    Linda matéria, parabéns!??

  6. Thaís Ribeiro disse:

    Adorei a matéria! Continuem!

  7. joana Darc Martins disse:

    Muito boa matéria, melhor seria mesmo se todos estes artistas confirmassem se realmente se encaixam no Espectro porque incentivariam as pessoas a conhecerem mais sobre o assunto.

  8. Edijara bueno de manaus disse:

    Isaak newton acima de tudo era um grande gênio por não concordar com as filosofias e distorções do catolicismo! ,,,,,,

  9. Luigi disse:

    Sou autista gostei da matéria. O cara que resolveu a conjectura de Poincaré também é autista. Muitos autistas meu caso por exemplo tem imensa facilidade com números cálculos . Devido a isso tendo a acreditar no autismo de Einstein. Obrigado pela matéria.

  10. Kisson Cardoso disse:

    Ótima matéria.
    Por saberem que pessoas famosas portam ou provavelmente portam portaram o TEA faz com que as pessoas saibam e procurem entender essa peculiaridade das pessoas. E o mais importante é mostrar que pessoas que tenham TEA possam sim levar uma vida normal: trabalhar, estudar, se desenvolver e serem independentes.

  11. Márcia Maria Caldas disse:

    Oi! Amei tudo o site os esclarecimentos as materiais . Agora estou um pouco informada. Tenho um afilhado d 3 anos que foi diagnosticado com autismo 1, bem leve. A família e eu, dou apoio à família.
    Somos de Salvador/Bahia. O senhores conhecem uma clinica que possa dar um apoio a esta criança? Ela tem 3 anos.
    Atenciosamente
    Márcia Maria

  12. Eduardo disse:

    Ser autista aumenta dias chances de ser um gênio? Ou isso é apenas um mito

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Eduardo, não necessariamente, sabe? Alguns autistas têm inteligência acima do normal, outros abaixo, mas a grande maioria está na média mesmo.

  13. Landia disse:

    Adorei a matéria, muito bom mesmo!!

  14. Larissa Novaes disse:

    Excelente matéria!!!
    Conteúdo de extrema relevância!
    Parabens pelo trabalho!!!

  15. Silveria dos Santos Borges disse:

    Gostei da matéria. Me interessa muito. Tenho dois filhos autistas, e sabemos muito pouco sobre o assunto.

  16. .Selma Ferreira de Melo Ferreira disse:

    Excelente matéria. Parabéns !

  17. Maria Clara disse:

    Parabéns pela matéria muito relevante e interessante . Isso só reforça que os autistas podem fazerem o que quiserem e ajuda a mudar a perspectiva de muitas pessoas que os julgam incapazes !!!!

  18. Helia Teles de Oliveira disse:

    Meu filho quando criança teve dificuldade na escola, poucos amigos e adorava desenhar.
    A professora me convidou para assistir sua aula e durante meses participei como voluntária ajudando o meu filho e outros alunos.
    Após uma consulta com uma psicóloga, senti um alívio.
    Ela me disse que a escola precisava se adequar ao aluno. As pessoas precisam desenvolver as suas habilidades.
    Na época não se falava sobre TEA, os alunos sofriam bullying na escola.
    Mudei meu filho de escola, ele foi interagindo, mudando seu comportamento, adquirindo confiança e avançando nos estudos.
    Ele fez faculdade de Artes, toca sax, tem um emprego e uma esposa que entende suas limitações.
    Howard Gardner é o meu pensador favorito, após ler sua teoria sobre as habilidades múltiplas superei medos, acreditei que o meu filho tinha dificuldades mas que poderia evoluir pois tinha habilidades múltiplas.
    Adorei a matéria.

  19. Anita magalhaes disse:

    Boa tarde. Gostei muito de ler sobre autismo. Algumas coisas me chamaram atenção e comecei a pesquisar o assunto. Chsmou-md atencao ao galar que o autista nao suporta determinadas tdxturas. Nao suporto o toque do veludo e do algodão em bolas. qdo era pequena a ideia era tao insuportável sue eu imaginava ter entre os dentes uma folha de papel; como um grande incomodo. .Eu me formei e me aposentei mas minha vida social não foi esplêndida. O texto de voces me ajudou muito a não me sentir um peixe fora dagua. Aprendi a ler mais rapido que as crianças .

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Anita. Obrigado pelo seu comentário. Ficamos felizes de ter se sentido acolhida, Continue nos acompanhando por aqui!
      ?

  20. Claudeth dos Santos Possenti disse:

    Adorei a matéria. Muito relevante! 👏 👏👏

  21. Vera Lucia Paines Descovi disse:

    Olá
    tenho um neto com TEA
    espectro de Asperger
    é inteligente, adora desenhar e pintar.
    Adorei ler sobre o tema.
    Parabéns 👏
    Santa Maria RS

  22. lívia dal paz duarte disse:

    oi,sou autista e tenho 10 anos, minha mãe descobriu meu diaginostico ainda bebe quando tinha meses [ñ sei ao certo quantos meses] hj em dia penso em no futuro ser cantora ou ser atriz,faso teatro e já até criei uma historia chamada [amora e dona dora] amo escrever textos e desenhar, planejo no futuro publicar este livro, amo animas, tenho 10 animais ao total todos dizem q a minha casa é um verdadeiro zoologico,mas gosto de ter varios animaizinho um bj amei as curiosidades gosto muito do albert einstein e de ciencia tchau #einstein

  23. Deraldo Damasceno disse:

    Gostei da matéria, tenho convivido com autistas que se sobressaíram na vida, principalmente no mundo dos esportes, dos quais alguns se tornaram campeões. O procedimento de todos eles conferem com os relatados na publicação. Parabéns pela divulgação do trabalho, demonstrando que o portador do autismo pode chegar ao topo da montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia