Brinquedos sensoriais: 4 exemplos fáceis de fazer em casa


brinquedos-sensoriais-1

Postado por Autismo em Dia em 15/set/2021 - 15 Comentários

Quem cuida de uma criança autista sabe o quanto os brinquedos podem ser uma ferramenta para ensinar diferentes coisas. E como muitas crianças dentro do espectro autista têm questões relacionadas à sensibilidade, muitos pais e mães buscam por brinquedos sensoriais. Mas nem sempre é fácil encontrar à venda algo que ajude nessa função. Por isso, preparamos uma dica de 4 brinquedos que você pode fazer em casa, mesmo.

Além de poder fazer com materiais baratos e acessíveis, é possível envolver a criança no processo criativo. E, de fato, esta será uma ótima forma de entender melhor a relação da criança com os materiais e como ela se sente, fazendo contato com um propósito. Vamos, então, conhecer a seguir as nossas dicas!

Índice

A importância dos brinquedos sensoriais

Brinquedos sensoriais são aqueles que são feitos para estimular os sentidos das crianças. E eles fazem isso a partir, também, do desenvolvimento da criatividade, da curiosidade e da coordenação motora fina. Esses brinquedos também são capazes de gerar autonomia, melhorar a comunicação, a noção espacial e dar à criança um repertório maior de ideias e habilidades. ¹

O mais interessante de você fazer em casa é que você provavelmente vai utilizar os materiais que estão à sua volta. Os brinquedos sensoriais da sua criança vão ter os cheiros, formatos e texturas que são familiares. É muito importante dar à criança a oportunidade de vencer as barreiras que estão no ambiente compartilhado com o restante da família. ²

Além disso, os brinquedos sensoriais são uma forma de preparar a criança para ter contato com o que está fora de casa. Seja em restaurantes, nas casas de outras pessoas, assim como na escola, no parquinho etc.

1 – Bichinhos contra estresse

O estresse na criança autista, ainda que pareça ser por algo pequeno, pode crescer e virar um monstro assustador dentro da cabeça dela. Que tal transformar isso num objeto para acalmar? A criança só precisa apertar em momentos de angústia e agitação. Veja do que você vai precisar:

  • Balões de festa infláveis.
  • Farinha ou arroz seco.
  • Fio.
  • Garrafa de plástico vazia.
  • Funil.

Como fazer este brinquedo sensorial?

Siga o passo a passo:

  • Primeiramente, coloque a farinha ou arroz seco em uma garrafa de plástico vazia. Para isto, utilize, então, um funil de cozinha ou improvise um de papel.
  • Em seguida, encha o balão de ar para abrir o espaço e prenda a ponta dele rapidamente na boca da garrafa. A seguir, você vira a garrafa e enche o balão.
  • Depois, espalhe bem o conteúdo de arroz ou farinha dentro do balão enquanto retira o ar.
  • Então, amarre o balão com um fio macio de qualquer material.
  • Por último, decore transformando em um personagem, que tanto pode ser um que a criança já goste quanto pode ser um novo, inventado por ela.

AVISO IMPORTANTE: este brinquedo é recomendado para crianças a partir dos 5 anos e pode gerar episódios de asfixia e engasgo. Por isso, certifique-se que a criança não vá utilizar os materiais fora da proposta do brinquedo.

Ficou na dúvida de como seguir o passo a passo? Entenda melhor no vídeo a seguir:

2 – Garrafa sensorial

Essa já é famosa! A garrafa sensorial é, sem dúvida, um dos brinquedos sensoriais mais recomendados. O motivo? Ele é 100% customizável e praticamente não tem regras. Entretanto, não é por isso que ela deixa de ter seus benefícios, que são vários.

Com ela, a criança aperfeiçoa o movimento de pinça dos dedos, exercita os músculos, aperfeiçoa os sentidos de visão, audição e tato, além de ser uma boa técnica de concentração e relaxamento. ³

Para, então, fazê-la, você vai precisar de:

  • Uma garrafa plástica vazia.
  • Bastão e pistola de cola quente.
  • Sabonete líquido (opcional).
  • Todo tipo de coisa que couber na garrafa, assim como: brilhos, bonequinhos, pedras, bolinhas de gude, e o que mais a criança achar interessante.

Como fazer este brinquedo sensorial?

Siga o passo a passo:

  • Primeiramente, encha a garrafa com água, mas não até o topo, pois os objetos vão ajudar a água a subir.
  • Em seguida, coloque um pouco de sabonete líquido, que é pra criar o efeito da espuma.
  • Depois, coloque tudo que você achar legal dentro da garrafa.
  • Por último, prenda a tampa com coloca quente, que é para a criança não abrir.

Depois disso, é só deixar a criança se divertir observando e interagindo com os movimentos dentro da garrafa.

AVISO IMPORTANTE: este brinquedo utiliza materiais com risco de corte e intoxicação. Faça uma garrafa sensorial segura com o mínimo de risco. O ideal é que ela seja utilizada por crianças a partir de 5 anos.

No vídeo a seguir você pode ver melhor como a garrafa é fácil de fazer:

3 – Almofada ponderada em forma de bichinhos

A almofada ponderada é um tipo de almofada preenchida com material pesado para a criança manter no colo e – literalmente – ficar apertando. Ela ajuda, principalmente, a criança a ficar sentada por mais tempo. Por exemplo, se a criança tende a ficar muito inquieta e ansiosa numa viagem de carro, ou durante um evento, a almofada ponderada ajuda a manter a concentração.4

É possível comprar em algumas lojas, porém, você pode fazer uma versão caseira igualmente eficiente e ainda mais divertida.

Você só vai precisar de:

  • Arroz seco – por volta de 2 a 5kg.
  • Meias de microfibra ou uma fronha.
  • E materiais para decoração de acordo com o gosto da criança.

Como fazer este brinquedo sensorial?

Siga o passo a passo:

  • Primeiramente, encha a meia ou a fronha com uma quantidade de arroz que não ultrapasse, portanto, 10% do peso da criança.
  • Em seguida, amarre bem forte a sobra do tecido. Evite costuras, pois elas podem se soltar e oferecerem perigo.
  • Por fim, é só decorar, transformando num bichinho que pode virar um novo amigo para a criança.

AVISO IMPORTANTE: esta atividade é, sobretudo, para crianças que tenham a partir de 5 anos. Evite-a se a criança por acaso achar que é interessante furar o tecido para tentar comer o arroz.

A seguir, um vídeo que explica de forma bem fácil como fazer o brinquedo.

4 – Cartões de comunicação

Muitas crianças autistas têm problemas com comunicação. Ainda que elas falem, não conseguem desenvolver bem o que estão tentando comunicar. Por isso, existem várias formas de utilizar meios visuais para ajudar a criança a colocar para fora o que sua intenção comunicativa está querendo dizer.

Uma dessas técnicas é o sistema ABA, do qual a gente já falou aqui no blog. Porém, outras versões do método visual podem ser feitas em casa, como este “chaveiro” comunicativo. Nele, a criança pode se expressar de uma forma muito simples, apenas mostrando o cartão correspondente.

Materiais necessários:

  • Adesivo transparente.
  • Furador (ou algo que cumpra a mesma função).
  • Imagens impressas (que podem ser recortes ou imagens impressas da internet).
  • Argolas de chaveiro.

Como fazer este brinquedo sensorial?

Siga o passo a passo:

  • Primeiramente, recorte as imagens e plastifique-as com o adesivo transparente.
  • Em seguida, fure-as na mesma posição, que é por onde a argola vai passar.
  • Por fim, coloque a argola, feche para que as imagens não soltem, e ensine a criança como utilizar.

Cada criança tem uma dificuldade específica do que ela consegue ou não comunicar. Informações como casa, fome, feliz, triste, cansado, com sede, com vontade de ir ao banheiro são apenas algumas ideias. Porém, você pode colocar quantas e quais sentimentos forem necessários.

AVISO IMPORTANTE: As argolas oferecem risco de corte, caso sejam abertas. Se preferir, substitua por uma argola de outro material, como o plástico, por exemplo.

No vídeo a seguir, você confere visualmente o passo a passo:

Brinquedos sensoriais – descubra o ideal para a sua criança

Conte para nós qual destes brinquedos você mais gostou, deixando seu comentário aqui em baixo! Já experimentou algum? Lembrando que todos esses brinquedos e atividades têm propósitos específicos e que podem ou não funcionar para alguns autistas. O mais importante é levar as crianças à própria descoberta, com base nos seus interesses. E todas as crianças, sejam elas autistas ou não, têm suas próprias vontades e admirações.

Hoje, com a internet, você tem acesso a uma quantidade enorme de atividades e ideias para ajudar seus filhos a desenvolver habilidades que, muitas vezes, não estão disponíveis através de profissionais qualificados. Use todas as informações a favor da sua criança no TEA.

E se você gostou das ideias apresentadas aqui, te convidamos a continuar nos acompanhando através das redes sociais. Temos o melhor conteúdo sobre autismo na internet, e estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Nossa comunidade está cada vez maior graças a pessoas como você!

Obrigado pela leitura! Esperamos te ver novamente em breve.

Referências bibliográficas e a data de acesso:

1. Marista Lab – 27/08/2021

2. PlayLab – 27/08/2021

3. Criando com apego – 27/08/2021

4. Reab – 27/08/2021

 

 

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

15 respostas para “Brinquedos sensoriais: 4 exemplos fáceis de fazer em casa”

  1. Cleuza disse:

    Adorei a sugestão dos brinquedos,gostei da ideia da garrafa e os cartões de comunicação,ob pelas sugestoes

  2. Odete Paes Silva disse:

    Parabéns e muita gratidão pelo belo , importante e necessário trabalho.. A falta de conhecimento , consciência e as dificuldades impostas por tantos gestores causam muitos problemas e sofrimento às crianças e suas famílias sem falar no preconceito e discriminação que deixa qualquer familiar de uma criança que tenha dificuldades na área intelectual ou física triste , incompreedido , incomodado e dependendo até revoltado . Sou avó de uma linda e querida menina de 08 anos que nasceu com sindrome de down e traços de autismo . O autismo demorou para ser diagnosticado . Procuro me informar e divulgar o que aprendo com médicos especialistas , instituições e movimentos que se dedicam e se preocupam com tantas famílias e pessoas que pertecem a diversos grupos de dificuldades .Gratidão infinita de Odete Paes Silva e familiares

  3. Olivia disse:

    Maravilhosas esas ideias ,parabéns

  4. Dulcinéia Maciel disse:

    Olha, vcs são maravilhosos! Dão uma grande ajuda p q as crianças tenham uma vida feliz!

  5. Adriana disse:

    Adorei as técnicas

  6. Andréa Brito disse:

    Gente, amei as ideias. Parabéns!!!!!

  7. Val disse:

    fiz quatro garrafas de cores diferentes, agora vou fazer a almofada e o cartão de comunicação

  8. Rita de Cassia Sousa dos Santo da Costa disse:

    gostei muito da dedicação

  9. Ingryd bergmam disse:

    gostei da ideia da garrafa,da meia e da bolinha de festa; trabalho com uma criança que além de ter autismo tem tbm deficiência intelectual, déficit de atenção e transtorno do comportamento. gostaria de ver algumas opções que chame a atenção dele .

  10. Gildene Sousa disse:

    gostei da ideia da garrafa, vou ja fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia