Inclusão de autistas em ambientes diversos


Inclusão de autistas

Postado por Autismo em Dia em 06/out/2023 - Sem Comentários

Dependendo da sua perspectiva, pode parecer que inclusão de autistas é, sem dúvida, o assunto do momento – principalmente no ambiente escolar. Porém, ainda que seja muito importante abordar esse assunto com os estudantes, é necessário ampliar a reflexão de como tornar real uma sociedade que se preocupa em conviver e aprender com as pessoas neurodivergentes e também deixar essas pessoas mais à vontade para planejarem experimentar novos ambientes.

E como o tema deste ano sobre a conscientização do autismo é “Mais informação, menos preconceito”, esta é uma oportunidade que temos de ampliar o número de pessoas comprometidas em abraçar a causa autista e diversas outras causas que precisem de respeito e visibilidade.

Fonte: Envato/Por nateemee

A seguir, vamos te mostrar algumas ações que aconteceram de verdade e estão servindo de exemplo. Aproveite, abra seu bloco de notas, e pegue as dicas!

Índice

Algumas ideias práticas

Os exemplos que vamos te mostrar podem servir de referência. Mas, partindo do básico para fazer a inclusão acontecer, preparamos uma breve ideia que você pode levar de meta na escola, no trabalho e na comunidade:

  • No ambiente escolar: devem fornecer suporte e recursos para professores e alunos com autismo.  Por exemplo: treinamento em estratégias de ensino inclusivo para os professores; acomodações para adequar necessidades sensoriais e emocionais, afinal, é importante que o ambiente de aprendizagem que seja calmo e organizado.
  • No ambiente de trabalho: é preciso proporcionar oportunidades de emprego e treinamento específico para pessoas com autismo; oferecer acomodações no ambiente de trabalho para atender às suas necessidades sensoriais e de comunicação; e incentivar a interação social com outros funcionários.
  • Na comunidade em geral: promover a conscientização sobre o autismo e a importância da inclusão; fornecer treinamento para prestadores de serviços e outras pessoas que possam interagir com indivíduos com autismo; e criar oportunidades para interação das pessoas, como eventos e grupos de apoio.

Agora, ao longo do texto, vamos te mostrar algumas ideias inovadoras colocadas em prática no Brasil e fora dele. Esses projetos, de fato, foram projetados para as características próprias de quem vive no espectro e para transformar ambientes e promover momentos de diversão e interação.

Fonte: Envato/ AtlasComposer

1- Parque astronômico de Criciúma

Em comemoração ao dia 2 de Abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o parque catarinense proporcionou diversão e ambiente inclusivo para pessoas autistas. A ação no Parque Astronômico Municipal Albert Einsten promoveu um final de semana com atividades com a temática de astronomia, adaptadas de acordo com idade e particularidades de quem vive no espectro.

Para ver a matéria completa do portal 4oito você é só clicar aqui.

2- Estádio de futebol em Curitiba

No estádio de futebol do time paranaense Coritiba foi inaugurada uma sala de acomodação sensorial, projeto considerado pioneiro. O espaço é um camarote destinado a receber pessoas que vivem no espectro e seus familiares. Assim, os autistas podem curtir a emoção do futebol, mas sem a explosão sensorial que pode ser desencadeada dentro de um estádio.

O inovador projeto foi inaugurado no final de 2022 e tem deixado torcedores e “rivais” orgulhosos.

3 – Parque da Mônica em São Paulo

Um dos espaços de recreação infantil mais famosos do Brasil, o parque da Turma da Mônica tem sido referência nacional em inclusão de autistas e seus familiares. Afinal, a criança não deve estar desacompanhada e o conforto do adulto também é importante.

E olha só que legal: no Parque da Mônica, a criança autista não paga! Além disso,  o acompanhante recebe desconto no ingresso e pode ficar em fila preferencial.

E isso não é tudo. O parque ainda conta com a sala do silêncio e existe a hora do silêncio, que acontece todos os dias na primeira hora de abertura do parque.

4- Ilha do Mel – Paraná

E quando a inclusão toma conta de uma cidade inteira? Pois é isso que vem acontecendo na Ilha do Mel, no litoral do Paraná. Ela é considera a primeira Ilha inclusiva para pessoas autistas no Brasil. isto porque mais de 50 estabelecimentos receberam um Selo de Empresa Amiga de Pessoa Autista após empresários e colaboradores passarem por capacitações para aprenderem a lidar com pessoas que vivem no espectro.

Isso aconteceu, principalmente, por conta do projeto “Autistas na Ilha”, encabeçado pela Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur). Segundo o Governo do Paraná, estima-se um aumento de 60% de demanda turística no local por conta do projeto e que, inclusive, os comerciantes já têm notado aumento de público com TEA.

Agora você já tem uma ótima opção de destino de férias com seu filho autista!

5 – Museu Oscar Niemeyer (MON)

O museu, que é uma das principais atrações turísticas de Curitiba, capital do Paraná, inaugurou a Sala de Acomodação Sensorial (SAS). Essa sala é adaptada para acolher não só pessoas que estão no espectro, mas todas as pessoas neurodivergentes. O local, que já oferecia atividades para pessoas com libras e braile, percebeu a importância de ampliar a ação e tornar o ambiente mais inclusivo para pessoas que vivem no espectro autista.

Em abril de 2023, inclusive, o espaço sediou uma oficina de arteterapia no local, destinada para pessoas autistas, em comemoração ao mês do autismo.

6 – Praça com arquitetura inclusiva

Uma grande cidade pode ser, sem dúvida, um ambiente um pouco hostil por conta de muitos fatores, e isso favorece a sobrecarga sensorial. Portanto, a Arquitetura inclusiva é uma forma de tornar os espaços mais acolhedores para todos.

Alguns espaços desse tipo já existem no Brasil. Mas para ampliar um pouco o assunto, você sabia que existe uma praça em Nova York que recebeu uma mega instalação de arte que se misturou com a arquitetura local para ser inclusiva? Isso aconteceu na praça Josie Robertson.

A arquiteta Byrony Roberts foi quem fez a intervenção no local, preparando um ambiente com mobiliários públicos, almofadas macias e tecidos. A profissional também teve a ideia de espalhar pufes no meio da praça. A forma como fizeram a organização das almofadas prepara o ambiente para melhorar questões sensoriais e sociais, com áreas tanto para socializar quanto para brincar. E também, ainda contou com um espaço privado para momentos silenciosos.

Essa praça faz parte de um projeto formado por um coletivo de designers feministas norte americanas, que dá vida ao que elas chamam de “cidade restaurativa”. A arquiteta entrou em contato com terapeutas ocupacionais e organizações que cuidam de pessoas no espectro autista para criar os mobiliários que realmente cumprissem a proposta.

Fonte: Envato/ Por: travnikovstudio

Abrace a diversidade com o Autismo em Dia

E essa foi a nossa lista sobre locais que realmente estão fazendo a diferença, espalhando a inclusão além do ambiente escolar. Afinal, existem autistas de todas as idades e todos são parte de um ecossistema social diverso e amplo.

Então, aproveite que está por aqui e continue navegando pelo nosso blog. Você também pode conferir os materiais educativos que estão disponíveis para download gratuito clicando aqui.

Referências bibliográficas:

1- Site Coritiba- acesso em 24/04/2023

2- Site Parque da Mônica – acesso em 24/04/2023

3- Site AEN – acesso em 24/04/2023

4- Site g1.globo.com – acesso em 24/04/2023

5- Site FastCompany – acesso em 24/04/2023

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia