Autismo e Gravidez: causas possíveis e orientações


Postado por Autismo em Dia em 12/jan/2024 - Sem Comentários

O encontro entre “autismo e gravidez” traz consigo uma série de preocupações únicas que merecem atenção e orientação especializada: ‘‘Como levar a gestação atenta aos sinais e quais são as implicações genéticas a serem consideradas?”.
Hoje vamos explorar os sinais do autismo durante a gravidez, fornecer dicas para cuidar da sua saúde e orientá-la a se preparar para o futuro.

Entender os sinais de autismo durante a gravidez é importante para orientar ações futuras relacionadas a um possível diagnóstico. Portanto, se autoconhecer na gestação é essencial para garantir o melhor desenvolvimento da barriga até os primeiros anos de vida.

Índice

Sinais e sintomas de autismo na gravidez

É importante observar que o diagnóstico de autismo geralmente não é feito durante a gravidez. No entanto, existem alguns indicadores que podem ser observados durante a gestação.

Um dos sinais que pode estar presente durante a gravidez é a diminuição dos movimentos fetais. Embora seja importante não entrar em pânico caso perceba menos movimentos, é sempre aconselhável entrar em contato com seu médico para obter orientações, segundo o Medscape

Outro sinal pode ser a presença de anomalias estruturais no cérebro fetal, sistema urinário, coração dentre outros órgãos que podem ser detectadas por meio de exames de ultrassom. Essas anomalias podem indicar um maior risco de autismo, mas é importante ressaltar que nem todos os casos de anomalias estruturais estão relacionados ao transtorno.

A importância da detecção e intervenção precoces

A partir da percepção de que na gestação alguns dos sinais abordados acima foram constatados, após o nascimento do bebê, cuidados maiores precisam ser realizados, como a detecção precoce.  Essa análise é fundamental para que as intervenções adequadas possam ser iniciadas o mais cedo possível. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais cedo a criança poderá receber apoio e terapias especializadas.

Se você suspeitar que seu filho possa ter autismo, é importante buscar uma avaliação por profissionais especializados. Uma Avaliação² pode envolver observação direta da criança, questionários e testes padronizados.

É importante lembrar que cada criança é única e o desenvolvimento pode ocorrer em ritmos diferentes. No entanto, se você tiver preocupações específicas sobre o desenvolvimento do seu filho, não hesite em buscar orientações de profissionais de saúde. 

Cuidando de sua saúde durante a gravidez: Genética e ambiente

Sabe-se que o autismo envolve causas genéticas e ambientais, ou seja, o que acontece durante a gestação, como alimentação e hábitos podem estarem envolvidos com um futuro diagnóstico de autismo

Embora ainda haja muita incerteza sobre a causa exata do autismo na gravidez, estudos³ sugerem que uma dieta equilibrada e saudável, com ênfase em ácido fólico, pode ajudar a reduzir o risco de autismo. Além disso, evitar o consumo de álcool, tabaco e drogas durante a gravidez também pode ajudar.

É igualmente importante cuidar da sua saúde mental durante a gravidez. O estresse pode afetar tanto você quanto o bebê, por isso é essencial encontrar maneiras de relaxar e lidar com o estresse. Praticar exercícios físicos adequados para gestantes, como caminhadas leves ou ioga, e buscar apoio emocional, seja por meio de familiares, amigos ou grupos de apoio, pode ser muito benéfico. Para entender mais, leia sobre traumas e estresse na gestação.

Foto: Envato/imagesourcecurated

Preparando-se para um possível diagnóstico de autismo

Segundo estudos recentes, a prevalência do TEA tem aumentado consideravelmente, é aproximadamente 1 em cada 54 indivíduos. Dessa forma, receber o diagnóstico de autismo pode trazer uma série de emoções e preocupações. É importante lembrar que, embora o diagnóstico possa parecer avassalador, existem muitos recursos e apoio disponíveis para você e seu filho.

Uma das etapas mais importantes é educar-se sobre o autismo, então entender as necessidades específicas do seu filho. Existem muitos livros, cursos e grupos de apoio que podem fornecer informações e orientações úteis.

Além disso, é essencial construir uma rede de suporte, tanto para você quanto para seu filho. Conectar-se com outros pais de crianças com autismo pode ser uma fonte valiosa de apoio e compartilhamento de experiências. Grupos de apoio presenciais ou on-line podem fornecer um espaço seguro para fazer perguntas, compartilhar preocupações e obter conselhos práticos.

Recursos de apoio para pais de crianças com autismo

Existem muitos recursos disponíveis para pais de crianças com autismo. Organizações sem fins lucrativos, como a Polen, geralmente fornecem informações, suporte e auxílio para famílias.

Além disso, muitas comunidades têm centros de intervenção precoce que oferecem terapias especializadas para crianças com autismo, incluindo a terapia ocupacional, da fala e comportamental.

Não hesite em entrar em contato com essas organizações e centros para obter orientações e informações sobre os serviços disponíveis em sua região.

Foto: Envato/biasciolialessandro

Conclusão

A gravidez é um período de muitas emoções e expectativas, mas também pode ser um momento de preocupações e dúvidas. No entanto, com o conhecimento adequado e o apoio necessário, você pode se sentir mais confiante e preparada para enfrentar todos os desafios que possam surgir.

Por fim, lembre-se de que cada criança é única e o autismo é apenas uma parte dela. Com amor, apoio e as estratégias adequadas, você pode ajudar seu filho a alcançar seu pleno potencial e a ter uma vida feliz e saudável.

Ah, se você quer receber mais conteúdos sobre o espectro autistas e todo o mundo ao seu redor, nos siga em nosso Instagram e fique de olho aqui no blog do Autismo Em dia, estamos sempre trazendo atualizações e conteúdos interessantes! XD

Referências:

1- Medscape – acesso em: 31/10/2023;

2- Autismo em Dia – acesso em: 31/10/2023;

3- ProMatre – acesso em: 31/10:2023;

4- IPqhc – acesso em: 31/10/2023;

5 – Autismo e Realidade – 31/10/2023;

6 – Polen – acesso em: 31/10/2023.

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia