Autismo: enfrentanto uma crise de desregulação


Autismo: enfrentanto uma crise de desregulação

Postado por Autismo em Dia em 20/mar/2020 - 96 Comentários

Hoje a Cris (como gostamos de chamá-la) vai dividir conosco alguns de seus aprendizados sobre autismo e o enfrentamento de uma crise de desregulação. Cristiane Carvalho é mãe de autista e empresária idealizadora do Teraplay, uma loja virtual de brinquedos e recursos terapêuticos para crianças, adolescentes e adultos típicos e atípicos.

Índice

Relato real de enfrentamento de uma crise de desregulação

Era meados de novembro, o dia estava com a temperatura perfeita, nem muito quente e nem muito frio. Depois de uma breve chuva, o céu se mostrou lindo, num tom de azul maravilhoso salpicado por poucas nuvens brancas como algodão.

Já havíamos almoçado e depois assistido um filme divertido em casa mesmo quando decidi que era uma boa ideia irmos andando até o shopping. Além de não precisarmos nos preocupar com o estacionamento, poderíamos curtir o clima agradável. A caminhada seria curta: 15 minutinhos conversando, rindo e observando as coisas e logo estaríamos lá. O que poderia dar errado, certo?

Bastaram 4 minutos de caminhada para eu perceber como estava enganada…. Assim que saímos de nossa rua e entramos na avenida que levava ao shopping, passamos por uma árvore linda, repleta de flores amarelas. O vento fez cair dela algumas gotas de água que provavelmente estavam em suas folhas desde quando a chuva caiu pela manhã.

Uma dessas gotas “decidiu” pousar no rosto do meu filho. Não seria nada demais para a maioria das pessoas, mas esse acontecimento banal gerou um desconforto imenso no meu filho. Ele me perguntou o que era aquela água que havia caído nele. Eu, despreocupadamente, respondi que era uma gotinha da chuva que havia caído mais cedo.

Mas ele simplesmente não conseguia entender como podia cair nele uma gota de chuva sem que estivesse chovendo naquele momento. As perguntas se tornaram insistentes e repetitivas e nada que eu falasse fazia sentido para ele. Logo já estava gritando, batendo, chorando e se jogando no chão.

Eu estava confusa: como uma gota d´água pode causar um distúrbio tão grande? Tentei pegar meu filho no colo, o que não é nada fácil quando se trata de um garotão de 9 anos. Ainda mais quando assume a força de um adulto quando em crise de desregulação, e o levei aos trancos e barrancos até um local seguro.  Eu temia não conseguir segurá-lo adequadamente e ele correr para o meio da rua. Também temia os olhares de desaprovação dos demais pedestres juntamente com seus comentários maldosos.

Por experiência própria, sei que alguns dos expectadores não se contentam apenas em olhar e julgar. Eles querem se meter e dar palpites para resolver a situação. Já ouvi muito: “isso é falta de tapa”; “na minha época isso não acontecia”; “a mãe está maltratando a criança”; “é pura falta de pulso”;que moleque mais sem educação”; esse mundo está perdido”; “vou chamar o Conselho Tutelar”; e por aí vai.

Tem gente que tenta, ainda por cima, colocar a mão na criança em crise ou falar com ela, o sempre foi uma péssima ideia. Pois no meu caso, isso sempre deixava meu filho ainda mais descontrolado.

Por tudo isso, sempre que possível, tento me abrigar num local em que me sinta mais protegida e já aviso rapidamente que meu filho tem autismo. Também falo que está em crise de desregulação e que logo deve passar. Já vi pessoas que carregam pequenos cartões com informações sobre a situação, mas nunca fiz isso pois sempre achei que fosse esquecer de entregar na hora em que o auê se instalasse.

Bom, não sei quanto tempo a crise durou. Para mim pareceu uns 30 ou 40 minutos mas sei que nossa percepção de tempo fica prejudicada durante momentos de tensão como esse…O que eu sei com certeza é que, até que tudo voltasse ao normal, tentei conter meu filho para que ele não machucasse a si próprio ou a mim, embora eu tenha falhado nesse último ponto.

Minha bolsa foi arremessada para longe, me descabelei, mas mantive a calma e repetia de tempos em tempos para ele respirar fundo junto comigo. Dizia com a voz calma que tudo iria ficar bem até que ele foi relaxando, a tensão se foi e a crise passou.

O engraçado é que depois de tudo isso, continuamos andando e conversando até shopping. Meu filho estava cansado (muitas vezes ele chega a dormir depois de uma crise de desregulação), mas foi capaz de dizer que não entendia como a gota havia caído nele e só, como se nada demais tivesse ocorrido.

A crise de desregulação sempre me intrigou: como alguém que está sendo totalmente racional em um momento, pode ser o oposto no segundo seguinte? Mas, se pensarmos bem, isso acontece o tempo todo com pessoas que agem impulsivamente quando movidas pela raiva ou pelo medo, não é mesmo?

Sintomas de uma crise de desregulação em autistas

Crianças (e também adolescentes e adultos) com autismo podem ter crises de desregulação envolvendo:

  • Gritos,
  • Choros,
  • Enjoos,
  • Mal estar,
  • Tremores,
  • Xingamentos
  • Objetos voando pelos ares, por exemplo.

Em inglês essas crises são chamadas de “meltdown”, que significa literalmente derretimento. O nome é bem apropriado porque durante a crise ocorre o colapso de toda (ou quase toda) capacidade de autorregulação e autogerenciamento.

É como se o piloto do avião saísse da cabine e um piloto automático programado apenas para se defender e sobreviver assumisse o comando da aeronave. Sem a capacidade de julgamento e discernimento do piloto, esse piloto automático passa a tomar decisões sem qualquer base racional, voltadas puramente para a defesa ou o ataque. Por esse motivo, conversas ou sermões raramente surtem efeito.

Para entender melhor essas crises e saber como agir, comecei a estudar e descobri essa curva. Com ela entendi porque minhas chances de sucesso na intervenção diminuem ao mesmo tempo em que a curva escala até o seu pico.¹

Crise de desregulação em crianças com autismo

Fonte: Supera Farma/Autismo em Dia

1 – Rotina e dia a dia

Observe a base do gráfico. O número 1 representa a rotina e os acontecimentos normais do dia a dia, por isso, eles ficam abaixo da linha verde. É justamente aqui onde temos o maior poder de ação e onde novas habilidades podem e devem ser ensinadas. Qualquer habilidade de autorregulação deve ser treinada nesses momento para que possa ser efetiva nos momentos de crise. Construir um relacionamento positivo é algo fundamental e que funciona como um amortecedor para as situações de estresse. É um porto seguro quando tudo vai pelos ares.

2 – Sinais precoces de stress

Avançando um pouco na leitura do gráfico, encontramos o número 2 – sinais precoces de stress, esse momento é marcado pelo aumento das estereotipias, alteração no tom de voz, maior sensibilidade aos estímulos sensoriais, mais introspecção ou isolamento, aumento da necessidade de controle, etc. Por isso, é o momento ideal para redirecionar a atenção para longe do que está causando o stresse.

3 – A crise está em seu ápice

O ponto alto da crise pode incluir comportamentos como por exemplo: morder, bater, jogar coisas, xingar, chorar e etc. As possibilidades de ação ficam muito reduzidas, por isso, esse não é o momento ideal para pedir explicações, explicar, aumentar demandas ou dar sermão. Seja uma presença calma,  proteja a pessoa em crise e outras pessoas e objetos que possam estar em risco e aguarde a poeira abaixar.

4 – Controle da crise

Uma hora ou outra, a crise vai se dissipando, veja que ali no gráfico o momento da queda está representado pelo número 4.  Embora as coisas possam estar mais calmas nesse momento, resista a tentação de conversar sobre a crise que acaba de acontecer. A pessoa pode estar se sentindo muito ansiosa e esgotada.

Na ilustração você também vai observar uma curva mais discreta e moderada, representada pela cor rosa. Essa é a curva do cuidador, que também vai passar por momentos de apreensão seguidas de um pico de estress. Que aos poucos também deverá ir diminuindo. O cuidador também precisa estar muito atento às suas emoções e reações, pois o seu instinto vai ser de entrar no modo “luta ou fuga”, assim como a pessoa que está em crise.

Importante lembrar que na hora da crise, pouca coisa surte efeito, por isso, o tempo me mostrou que coisas que funcionam muito bem numa crise, podem não funcionar em outra. A convivência com outros autistas e seus familiares também me fez ver que os gatilhos para crises são muito pessoais e o que causa crises em um pode muito bem motivo de risos em outro. Assim, aprendi que o que se pode fazer quando a crise se instalou é manter a calma, respirar fundo e garantir a segurança e o bem estar de quem está em crise até que tudo volte ao normal.

Apoio do cuidador e autorregulação

O que faz realmente a diferença é agir antes que a crise se instale, identificando quando as coisas estão indo por um caminho difícil, mas antes que esteja tudo perdido. Às vezes a escalada é tão repentina, que pouco ou quase nada é possível ser feito para evitar o colapso, no entanto, em outros momentos, é possível agir e isso faz toda a diferença do mundo.

Tudo isso tem a ver com o funcionamento do Sistema Nervoso Autônomo, que é quem comanda as ações fundamentais e espontâneas do corpo humano como, por exemplo, a respiração, digestão, temperatura e frequência cardíaca. O Sistema Nervoso Autônomo depende do funcionamento sincronizado de dois outros sistemas: o Sistema Simpático e o Sistema Parassimpático.

Quando tudo está bem, este último entra em ação nos levando a ficarmos calmos, com os batimentos cardíacos mais lentos e a respiração tranquila e calma. Por outro lado, quando nos vemos diante de uma situação de perigo (seja ele real ou imaginário), ativamos nosso sistema de defesa que é responsável por preparar nosso corpo para luta ou fuga.

Nesses momentos, o Sistema Simpático assume o comando disparando os batimentos cardíacos, pois age acelerando a respiração, secando a saliva, a dificultando a deglutição, dilatando a pupila e bombeando adrenalina na corrente sanguínea.

Não é de se espantar que tudo fique mais complicado nesses momentos, né? Com esse nível de tensão, a comunicação e a aprendizagem ficam momentaneamente prejudicadas ou mesmo impedidas, motivo pelo qual, qualquer tentativa de se ensinar algo, dar um sermão ou aumentar as demandas pode ser encarada como uma agressão ou uma confrontação, o que não ajuda a crise a passar de forma mais rápida.

Assim, apenas quando o Sistema Parassimpático voltar a assumir o comando, ficamos calmos e abertos à comunicação. Por isso, investir em ações que acalmam como respiração profunda ou usar um pote da calma são fundamentais nesses momentos difíceis. ²

Esse ponto deixa bem clara a diferença entre uma crise de desregulação e uma mera birra. A birra se encerra assim que a criança consegue o que quer, ou seja, todo choro e aparente descontrole cessam quando o objetivo é alcançado. O mesmo não ocorre na crise de desregulação. Não se trata de se conseguir o que se quer e sim ser capaz de acalmar um corpo que entrou no estado de luta ou fuga, que acha que precisa se defender ou fugir e cuja cognição está prejudicada.

 

Autismo: enfrentanto uma crise de desregulação

Fonte: Envato – monkeybusiness

Como não se apaga fogo com fogo, a função de pais, avós, tios, professores, terapeutas e demais cuidadores é manter a calma nos momentos de uma crise de desregulação para que a criança, adolescente ou adulto em crise possa também se acalmar o mais breve possível. Nunca conseguiremos controlar como agem e o que pensam os expectadores de uma crise de desregulação, mas nossas ações e reações estão sob nosso comando e é justamente nelas que devemos focar.

Colaborou com esse artigo: Cristiane Carvalho, mãe de autista e empresária idealizadora do Teraplay

Aproveitamos a conexão emocional desse assunto para indicar um e-book dedicado a acolher as necessidades dos cuidadores de autistas. Baixe o e-book “Descobrindo o Universo Azul” e depois conta pra gente o que achou!

Descobrindo o infinito azul

Referências bibliográficas e dados de acesso

1 – Asperger Syndrome  and difficult moments – Practical solutions form tantrums, rage and meltdowns – Brenda Smith Myles & Jack Southwick – 2ª edição – 2005 – página 26

2 – Aprenda Bio 

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

96 respostas para “Autismo: enfrentanto uma crise de desregulação”

  1. Margarida Moretti disse:

    Sou mãe de uma criança autista de três anos, achei excelente essa leitura. Deu nome ao que eu não entendia e me mostrou que estou no caminho certo!

  2. Ângela M L Sollberger disse:

    Muito bom texto.

  3. EDSON AUGUSTO DE LIMA disse:

    Tenho um filho, hj c quase 20 anos, que desde 03 anos passou por vários psicólogos, psiquiatras e nenhum deu um diagnóstico como autismo, tdh, etc. Desde pequeno mudamos de várias escolas, pois era de difícil socialização e com o tempo começou a brigas na escola e hoje, graças a Deus, estuda Direito em uma universidade pública do Paraná (Io. Ano). Parece exagero, mas não tinha conhecimento de endereços como este na web. Me identifiquei e busquei muito sobre o assunto e vi que o mercado está repleto de profissionais que não entendem nada de Asperger ou Autismo. Gastamos dinheiro tempo e credibilidade entre a família e entre nós, pois volta e meia meu filho nos cobra que ele não tem nada, pois há 15 dias, sua psicóloga deu um parecer
    dizendo que ele não tem nada. Incrível. Quando ele tem uns pits, assim q chamamos a desregulação, o ataque verbal é gigante, e até mesmo já tive ações com violência, tamanha a atrocidade de palavrões que ninguém nunca antes havia nos dito. Minha mulher chora, ela já que sempre o levou nas consultas com os médicos e às vezes perde a esperança. Pois eu resolvi mudar, e passei a compreendê-lo e acalmá-lo mais. Tememos com a fase adulta dele espero que consigamos lidar melhor com a situação. OBS: Tenho uma sobrinha neta que é autista de 6 anos. o engraçado que o meu filho se enquadra no relato acima, totalmente, desde pequeno, e a família do meu irmão pensa que meu filho tem é birra e foi mau criado ( tenho 4 filhos ) e ele é o único c esse comportamento. Obrigado.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Edson, como vai?
      Poxa vida, lamentamos que vocês nunca tenham conseguido um diagnóstico adequado. É também uma pena que seu filho tenha dificuldades em se reconhecer no transtorno. Realmente é algo delicado, ainda mais para alguém tão jovem e que ainda está descobrindo sua identidade e que ouviu de um profissional de saúde mental que “não tem nada”.
      Nào se culpem pelo fato desse diagnóstico não ter vindo, na verdade, temos muitos jovens, adultos e até idosos nessa situação. Isso porque apenas recentemente esse assunto tenha ganhado mais visibilidade, e também porque a própria ciência está ampliando os estudos sobre o TEA somente agora.
      Recomendamos que você e sua esposa busquem terapia comportamental para vocês, de preferência, com um especialista em autismo, é importante lembrar que vocês provavelmente não podem controlar a opinião do seu filho sobre a sua própria condição, mas no processo terapeutico de vocês, poderão encontrar maneiras de melhorar a relação com ele e estabelecer uma dinâmica mais leve e um vínculo onde haja menos conflitos e mais momentos de leveza e união. Desejamos que vocês encontrem coragem e força nessa jornada.

      Um abraço de todos nós do Autismo em Dia!

  4. FABYANE DA SILVA ABREU SANTIAGO disse:

    OLÁ BOA NOITE EU ME CHAMO FABYANE TENHO UM FILHO AUTISTA DE 13 ANOS FAZ 07 DIAS QUE ELE SOA MUITO MESMO EM SEGUIDA ELE FICA GELADO FICA MUITO PÁLIDO ESTOU PREOCUPADA LEVEI NO MÉDICO DO MEU FILHO FALOU QUE É NORMAL ACHEI MUITO ESTRANHO SABE PRECISO DE UM CONSELHO E AJUDA OK

    • Autismo em Dia disse:

      Puxa Fabyane =/ Como ele está? Melhorou? Aconselhamos você a procurar outra opinião médica, pois esse tipo de alteração não é algo muito comum. É preciso investigar a causa!

  5. Julia de Sousa Pereira disse:

    meu Neto foi diagnosticado oito anos de acompanhamento médico, ele quebra tudo dentro de casa

    • Autismo em Dia disse:

      Puxa Julia =/ Ele já faz terapias para ajudar na regulação sensorial e na parte comportamental?

  6. Ketsia A. De Souza Santos disse:

    Ótima leitura, mto informativa. Eu não sabia q tinha um nome específico p essas crises. Meu filho tem 15 anos, foi diagnosticado com autismo infantil, no ano passado. Ele tem mta crise por causa do barulho de conversas em casa. Moramos com a minha mãe, e ele se incomoda com as visitas conversando com ela. Qdo chego do trabalho, ele já está em crise. Ele não está querendo mais ir à psicóloga. Fico sem chão, sem saber o q fazer…

    • Autismo em Dia disse:

      Sentimos muito Ketsia, esperamos que as dicas que compartilhamos no artigo possam ajudar de alguma forma. Um abraço carinhoso ?

  7. Josias disse:

    Olá!

    Quando as crises são eventuais, até dá pra levar dentro desse contexto….

    Mas quando são umas 30 por dia, pulando da cama já batendo os calcanhares no chão, é muito difícil….

    Ainda tem que ouvir que o problema pode ser o cuidador, que não consegue manter a calma algumas vezes…..

    Enfim, difícil lidar com as crises sensoriais…. E para casos graves e rotineiros, não vejo remédio….

  8. Fernanda disse:

    Agradeço as informações que me faz apropriar de muitas dicas que certamente me ajudarão como profissional da educação. Dr. Mauro Muszkat em SP eu tenho como referência. Leio bastante suas publicações tbm.

  9. Jonathan M Manêa disse:

    Texto simplesmente muito explicativo, embora tenho lado técnico das funções da mente e do funcionamento do corpo, o que ajuda a ter uma idéia do que ocorre durante uma crise. Gostei muito do tom totalmente positivo, isso ajuda muito. A compreensão tanto dos pais quanto de outras pessoas é fundamental para o sucesso. Espero um mundo cheio de pessoas boas como a que escreveu essa linda matéria. Muito obrigado pela ajuda

  10. Nilza Gonzaga disse:

    Sou avó do Noah de 2 anos e 6 meses e estamos num diagnóstico quase conclusivo de autismo…
    Observamos que ele tem crises quando acorda Do nada ele se acorda chorando gritando agita as mãos de vez em quando. Às vezes a mamada o acalma mas nem sempre.
    O que fazer?
    É mais quando ele acorda.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Nilza, como você está? O Noah já faz as terapias de apoio? Como cada caso é um caso, não existe uma única resposta, mas algumas dicas citadas no texto talvez possam ser úteis. Um abraço carinhoso.

  11. Graciela disse:

    Olá!
    Tenho um filho de 10 anos com Asperger. Me enxerguei neste relato. Muito obrigada!

  12. CIBELE CASSILHAS MOTA SOUZA disse:

    Sinto-me sozinha… Mas lendo esse relato entendi o que surge na vida da minha filha de 9 anos com TEA. Passando por momentos como esse é que entendemos o significado da nossa existência na Terra. No momento que só acolhemos com simples gesto de amor, é a única solução

  13. Ana disse:

    Meu gilho está assim a mais de 1 semana.
    Não dorme direito.
    Acorda chorando, choro q não para com nada.
    Se morde, morde o pai, bate cabeça no chão.
    Sinto a barriga dele quente. Será q pode está desregulado ou com problemas no intestino(ele tem intestino preguiçoso ).

  14. Roberto Joaquim dos Santos disse:

    Bom dia a todos !
    Meu filho tem 17 anos, foi diagnosticado muito cedo, fez muitas terapias, sempre frequentou a escola, esta na primeira serie ensino médio.
    De uns tempos para cá vem tendo (desregulação) por mudanças nos horários de programas da televisão, internet etc. E muito difícil administrar rigorosamente a rotina quando não se tem controle sobre isso. (CRISE) chora, grita se tocado fica agressivo.
    Existe alguma medicação especifica para esse caso?
    OBS : cobrir ele com edredom, ajuda a acalma-lo.
    Obrigado.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá Roberto, que bom que já descobriram uma estratégia que ameniza a crise. Seria importante retomar a psicoterapia para descobrir outras formas de manejar a situação. Estamos torcendo por vocês. Um abraço!

  15. Elizabeth disse:

    Bom dia
    Sou professora de apoio à alunos que tem autismo seu texto contribuiu muito

  16. nelson disse:

    Meu filho tem três anos estamos passando pelas primeiras crises, é triste mais vamos apoia-lo e ajuda-lo da melhor forma possível. Esse texto foi demais agora mesmo passando por uma crise não sabia o que fazer mais me instruiu bastante.

  17. SHIRLEi disse:

    Meu filho autista de 26 anos,qdo tem crises quebra tudo,esteve 19 dias internado,já teve 3 internações,parece q não resolve nada,faz 3 dias q voltou e só pensa em jogar tudo pra cima,tem horas q da vontade de acabar com tudo isso.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Shirlei, sentimos muito que estejam passando por isso. O apoio de um psicólogo comportamental seria muito valioso para te ajudar nesses enfrentamentos. Esperamos que o blog seja um espaço de acolhimento e conforto para você. Um abraço corajoso ?

  18. MARIA CRISTINA LOPES disse:

    olá
    tenhos dois meninos de um ano e meio diagnosticados com autismo moderado…..ousso muitos me falarem que eles são muito novos pra ter diagnóstico e que são “Levados ” por serem gêmeos
    um deles tem crises terríveis e quase não consigo conter
    Amo muito meus filhos e tenho crecido muito como pessoa sendo mãe deles
    fácil não é. ….choro todo dia praticamente,mas sempre digo a meus bebês que eles são presentes de Deus pra mim

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Maria Cristina ?

      Desejamos que você se sinta fortalecida por aqui. Se ainda têm dúvidas sobre o diagnóstico, talvez possa buscar outras opinões médicas. Mas é importante não se deixar convencer apenas pela opinião de pessoas que não entendem do assunto. Também indicamos que leia mais sobre o tema, temos muitas informações aqui no blog. Um abraço corajoso.

  19. Renata disse:

    Meu filho tem 3 anos e 8 meses, ainda não tem um diagnóstico fechado, mas tudo que leio me leva crer que ele tem autismo. Suas crises estão cada vez mais violentas, e eu me descontrolo junto com ele durante as crises. As vezes passamos mais de horas, e nada acalma ele. Nada, já tentei de tudo, apenas quando ele está na beira da exaustão que para. Não aceita que toque nele durante as crises. algumas vezes as crises começam durante o sono.. ele sonha, grita e começa uma crise no meio da madrugada e fica 40m, 1,2hs chorando,gritando, chutando, batendo.. depois que passa ele pede desculpas, chora, dia que não vai mais fazer isso, e é super carinhoso. Parece duas crianças diferentes. Eu como mãe me sinto a beira da loucura pq as crises são diárias e noturnas. E tenho outra criança em casa que vê o irmão assim e chora pq não entende pq o irmão fica assim, ele avança nela com muita violência durante as crises.. depois que passa que volta ao normal quer brincar com a irmã. Eu não sei como ajudar-lo sair da crise que é exaustiva pra todos nós, e como disse no texto as vzs são coisas mínimas que tira ele do normal. Esse texto incrível me mostrou que não sou única passando por isso.. espero conseguir ajuda-lo

  20. Maria iderlandia disse:

    Texto muito rico, meu filho Luís Eduardo tem 4 anos e está tendo crises, como sou mãe de primeira viagem estou aprendendo junto com ele a enfrentar essa barra, fico muito nervosa mais tendo manter a calma na frente dele , quando tudo está bem eu me derreto em choro ??, pois para mim é meu emocional que fala mais alto.

  21. Rosane Fernandes disse:

    Excelente texto. Meu filho de 4 anos diagnosticado com autismo grau 1 também desregula muito e no momento de crise chora, grita alto até a garganta cansar e se joga no chão. Gostaria de saber se essas crises podem ser prevenida com medicação?

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Rosane. Somente um médico especialista em TEA pode avaliar a questão da medicação, mas em alguns casos o tratamento medicamentoso é um grande aliado sim. Fazer acompanhamento com um psicólogo especialista no método ABA também pode ajudar muito nesses momentos das crises. A ajuda especializada com certeza será muito importante para trazer mais recursos e conhecimento de como lidar melhor com esses momentos. obrigada por dividir com a gente, estamos por aqui! ?

  22. Poliana disse:

    Olá… me tira uma dúvida por favor.
    Meu filho de 3 anos toda manhã praticamente tem essas crises. Mas passa… tento manter ele calmo e aí ele vai relaxando. No decorrer do dia parece q não houve absolutamente nada.
    Essas crises fazem parte do desenvolvimento? Ou acha que devo procurar ajuda?

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Poliana, é sempre bom ter acompanhamento de um psicólogo para entender os gatilhos e evitar novos episódios. Um abraço!

  23. Denise Rodrigues Fazioni disse:

    Olá.
    Meu filho tem 3 anos e as crises começaram agora, mas os gatilhos são nos momentos de higiene. Ele amava tomar banho; agora todas as vezes que falamos em banho, mesmo antecipando bem antes, todas as vezes ele se desregula. Primeiro não quer entrar, depois não quer sair, hora não que colocar as roupas. Como agir nessa situação, uma vez que não podemos evitar o banho?

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Denise, como você está? Que situação difícil estão passando 🙁 É difícil dar uma dica que “resolva” pois muitas coisas podem estar acontecendo. Seria bem importante entender se aconteceu algo que possa ter causado essa mudança repentina no comportamento de entrar no banho. Vocês já fazem acompanhamento psicológico? Vale a pena discutir com esse profissional algumas estratégias para descobrir o que está acontecendo e pensar em formas de tornar esse momento menos desconfortável. Esperamos ter ajudado pelo menos um pouquinho.

  24. Juliana dos Santos disse:

    Oi me chamo Juliana sou mãe de um menino que pouco tempo foi diagnosticado com autismo de ves em quando ele tem essa crises mas que me chamou foi ontem aparentemente tudo normal até que fomos dormir deu uma crise de muitas gargalhadas ,gritos,pulos etc . Ele já não consegue dormir de boa mais ontem fiquei totalmente sem saber o que fazer.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Juliana! Como você está? Essas reações diferentes sempre pegam os pais de surpresa! Seria importante você anotar esses episódios, dia, horário, o que aconteceu durante o dia (se mudou algo na rotina ou foi um dia aparentemente comum, se esteve com alguém diferente, comeu algo diferente, fez uma atividade nova, etc) e também quanto tempo durou a mudança no comportamento dele e se isso trouxe algum tipo de prejuízo (além da estranheza natural que isso gera). Observe esses sinais e com qual frequência acontecem e procure discutir com o médico que cuida dele. Se faz acompanhamento psicológico, também é importante sinalizar para o terapeuta, principalmente se é algo que atrapalha o sono, pois nesse caso, o ideal é descobrir o gatilho para poder evitá-lo. Esperamos que vocês fiquem bem! Um abraço!

  25. Josiane disse:

    Oi , sou Josiane , mae de um menino de 11 anos com TEA, TOD,TAG, TDAH. Foram longos nos até conseguir o diagnóstico. Ele tem crises forte de agressividade, baixa tolerância a frustração. Tudo que é proposto ele não aceita. Devido a essas crises estou sem nenhum terapeutas, pois moro numa cidade pequena do interior do Paraná e já rotularam meu filho. Estou brigando com a escola para inseri lo. Mas, devido ao comportamento agressivo e as crises ficam criando obstáculos. Ele já passou por quatro escolas acabou desenvolvendo traumas devido a falta de manejo e a falta de profissionais capacitados. Estou desesperada pois sei que meu filho precisa ir para escola e tbm precisa de terapia, mas o fazer quando os profissionais e a escola não querem aluno problema. Nem a terapeuta que ficou com ele por dois anos e depois passou o caso para sua colega que acabou não dando certo pela quebra de vínculo, quer voltar ao caso.

  26. Maria disse:

    Bom sou nova por aqui, adorei todo o arquivo, pois estou numa missão de ser cuidadora de uma criança autista até então: não saberia como lidar, mas com esses belíssimo conhecimentos vou saber lidar um pouco.
    Estou fascinada por conhecer um pouco desse artigo e pretendo estudar mais sobre ele. Parabéns aos autores desse artigo…

  27. Mayara disse:

    Li cada palavra do seu texto com tanta atenção, no intuito de ajudar a minha filha, que tem apenas 03 aninhos, com autismo, mas que tem crises, geralmente durante a noite, acorda com vontade de chorar e eu faço apenas acolher, pois até agora não sabia que existia crise de desregulação. Agora, já tenho um norte para estudar mais sobre o assunto. Outro detalhe importantíssimo desse blog, são os comentários, de como os pais se sentem confortáveis de compartilhar suas experiências e assim ajudar outras famílias. Desejo muita força e sabedoria para cada um que convive com o autismo, cada qual com sua particularidade, mas que em nenhum dos casos se trata de uma tarefa fácil, pois tudo o que queríamos é que eles fossem típicos, pois a vida por si só, já é tão complicada.

  28. Vera Lucia Eurich Guilmann disse:

    Minha filha de 23 anos tem essas crises de desregulação praticamente todos os dias ,nem sei mais o que fazer ,além de tentar manter a calma sempre ,esperar a crise passar e rezar sempre , pedindo que Deus nos ajude !

  29. Bruna Flávia disse:

    Ótimo texto
    Tenho uma filha autista de 12 anos

  30. Danielle Martinez Ximenes disse:

    Olá, gostei muito da forma como foi explicado esses momentos. Sou professora a seis anos e durante esses anos sempre tive um ou mais autistas em minha turma… esse ano porém, estou com um aluno de 5 anos com todos os sintomas já conhecidos do espectro, ecolalia, estereótipias, relações sociais prejudicadas… mas a mãe não aceita e já o trocou de escola muitas vezes por conta disso… a família evita o contato comigo, deixa-o antes d’eu chegar e busca-o só depois do horário da saída para não me encontrar. Ele tem muitas crises ao longo da manhã sendo extremamente agressivo, meus braços chegam a ficar roxo… tento várias formas de lidar com ele, pesquiso, busco alternativas, imprimo materiais, crio recursos… mas, na maioria das vezes ele já entra na escola chutando tudo pelo caminho, gritando, xingando, cuspindo em tudo… quando eu chego em sala, o caos já está estabelecido. Tenho tido muita dificuldade com ele, chamamos a mãe para conversar porém ela alega que ele não tem nada e não quer que seja tratado como aluno de inclusão, gostaria muito de ajudá-lo mas não sei o quê posso fazer sem ajuda da família 🙁

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Danielle, obrigada por comentar por aqui e dividir um pouco o que você vivencia sendo professora. Acredito que não é fácil quando a família não aceita um possível diagnóstico de autismo, creio que você e a escola já fizeram o que podiam para orientar a família. Vou deixar aqui um material que produzimos recentemente sobre Sinais de autismo em outras pessoas, como ajudar. Pode ser que te traga mais informação pra ir apoiando a lidar com essa situação. Realmente não deve ser fácil, mas esperamos que com paciência e apoio a família acabe buscando uma avaliação mais precisa e assim também ajudar que essa criança receba as terapias necessárias para o seu melhor desenvolvimento. Estamos sempre por aqui, um abraço corajoso!
      ? link para baixar o E-book gratuito: https://materiais.autismoemdia.com.br/sinais-de-autismo

  31. Neide Pena disse:

    Excelente texto e também os comentários. Enfim, sentimo-nos mais amparados e conformados em saber que muitas pessoas passam por essas dificuldades quando se tem um autista na família.

  32. maria Eduarda disse:

    Adorei o texto ..pois as vezes fico perdida sem saber se é uma crise ou uma birra.pq são muito parecidas… obg pela a ajuda?❤

  33. Silene carvalho disse:

    Parabéns a professora que deu esse depoimento, pois mostra interesse e um olhar atento a criança. Eu tenho filho autista e infelizmente muitos no ambiente escolar pouco sabem ou se interessam pelo o autismo tão pouco pela pessoa autista. Uma criança autista fica fácil identificar qdo vc lida com um . Eles são todos iguais apenas com intensidade diferente de um ou outros esteriótipos, mas a sensibilidade, a dificuldade de relacionar, a coordenação motora é uma característica de todos. Porém apesar de hj se falar muito da inclusão a escolas publicas principalmente tem muito a se ajustar nesse mundo azul. Pq nos mães de autistas, professores interessados, sofrem pela falta de apoio da direção das escolas que fazem cobranças de situações que nos mães , ou professor não tem controle. O aluno que precisa de apoio é taxado como problema. Agora imagina um professor para 30 alunos mais um autista . Falta especialização no assunto, acompanhamento de suporte a criança , adolecentes seja qual for o grau de autismo, pq é complicado!!! Não saber lidar, respeitar, ou introduzi Los a um relacionar social sozinho pode e traz grandes regressos ao autismo, qdo se fossem bem acompanhados teriam sem dúvidas grandes progressos .

    • Autismo em Dia disse:

      Oi, Silene. Obrigada por comentar por aqui. Sabemos que algumas características são muito marcantes e próprias do autismo, mas ainda assim cada um é único e por isso falamos tanto sobre o espectro autista. Mas concordo com você, que precisamos aumentar nosso entendimento e ampliar a rede de cuidados para pessoas que estão no transtorno do espectro autista. Quando vemos alguém fazendo a diferença é muito emocionante, esperamos também que a sociedade e escolas consigam sempre melhorar os espaços e estarmos cada vez mais preparados para incluir de verdade as pessoas autistas. Continue acompanhando a gente e contribuindo com esse espaço de informação. Forte Abraço! ?

  34. Sara disse:

    Minha filha de 14 anos foi diagnosticada agora no mês de abril mais nao consigo aceitar apesar q ela tem quase tudo de um autista estou pensando em levar a outro especialista e quase todo dia ela do nada fica com raiva de me nao fala de maneira alguma comigo isso é birra ou crise ou também pode ser a fase da adolescência entao pra ser sincera nao tenho muita paciência já falo pra ela q é mal educada q não vou tolerar esse tipo de coisa mais é mesmo q ta falando com as paredes

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Sara! A aceitação do diagnóstico pode ser difícil mesmo, e a adolescência é uma fase de enfrentamentos. Indicamos que você procure profissionais da área da psicologia, tanto para você, quanto para a sua filha. Isso com certeza irá ajudar vocês duas a passarem por isso de uma forma mais leve. Um abraço.💙

  35. Adriana Santos disse:

    Olá meu filho tem 3 anos e algumas madrugada da temores nele pensei que fosse febre interna….
    Mas aqui me ajudou muito. Tem tremores 2 vezes a noite …..

    • Autismo em Dia disse:

      Oi, Adriana! É muito importante que seu filho seja avaliado por um neuropediatra para saber as razões para que esses tremores aconteçam. Esperamos que dê tudo certo.
      Um Abraço!

  36. Suelem aparecida de paula disse:

    Meu filho só tem 4 anos ele bate a cabeça na parede ele chora atoa e que tiver na mão ele acerta na gente alguma vês ele tem dificuldade de falar certo que eu custo entender o que ele quer não aceita que toque nele está na escola mais não aceita fica lá estamos esperando uma vaga para o neuro o pediatra me disse que isso tudo e um sintoma de autista ele não aceita nem o irmão dele de dois anos ele fica também agressivo com ele também até comigo e com o pai nois não sabemos se isso e autista ou não mais ele e assim dês que naceu ele não pode escutar barulho de foguete e nem de Bombinhas e nem barulho nem do secador de cabelo que ele já grita e ponha mão no ouvido isso e autista

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Suelem! Os comportamentos que você apontou são sim fortes sinais de TEA. No entanto, apenas um especialista pode dizer isso com certeza. Indicamos que a criança seja atendida por um neuropediatra especializado em autismo, então vocês estão no caminho certo para descobrir.
      Um abraço!

  37. Gleyce disse:

    Oi meu nome é gleyce tenho uma filha autista se chama Ayla ela tem 3 anos ela tem crise,demostra bastante inquietação,ela é não verbal já está fazendo suas terapias mas está melhorando bastante graças a Deus 🙏

  38. Lena Gama disse:

    Olá!Meu filho tem autismo leve e atualmente esta tendo crises agressivas quase diariamente. Ele tem 15 anos e sofre na escola por não conseguir ter amigos.Outro dia agrediu um colega por ter parado de conversar c ele e agrediu uma menina q tbem deixou de conversar c ele.Esta tendo pensamentos negativos e suicidas . Não sei mais como ajudá-lo.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Lena!
      É indispensável para seu filho ser atendido por profissionais da saúde mental, por isso indicamos que procure, principalmente, um psicólogo especializado no atendimento de adolescentes autistas. Dessa forma ele pode trabalhar as habilidades sociais para melhorar essa questão e também aprender a lidar com as frustrações, como o afastamento de algumas pessoas, que é algo que acontece com todos em algum momento.
      Além disso, é importante procurar ajuda psiquiátrica para avaliar a gravidade desses pensamentos e iniciar um tratamento medicamentoso, se necessário.
      Você também pode tirar grande proveito de obter atendimento psicológico para si.
      Esperamos que tudo fique bem!
      Um abraço.

  39. Rozangela Porto disse:

    Hoje vi meu sobrinho em crise de desregulação, é muito difícil.a criança sofre muito

  40. Kellen disse:

    Acredito que a sensibilidade para perceber que há um gatilho ou uma situação encaminhando para uma crise é o que faz toda a diferença, tanto quando ela não acontece ou quando acaba acontecendo. Isso porque essa percepção já nos prepara para o que está por vir, ou nos leva a um grande alívio se conseguimos intervir a tempo.
    Tudo é muito subjetivo, então é nesse espaço que precisamos atuar quase sempre, como mãe e me identificando com muitas situações, fico no automático acompanhando as “curvas”, mas vejo o quanto isso é difícil com outras as pessoas que convivem com meu filho. Ele tem seis anos e está cada vez mais claro entender o quanto eu preciso atuar de maneira firme e segura do que estou fazendo para prepara lo para enfrentar o que a vida tende a oferecer.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Kellen! Obrigado por seu comentário.
      Ficamos felizes em saber que você tem ajudado o seu filho a passar por esses momentos da melhor forma possível.
      Um abraço carinhoso do Autismo em Dia para vocês.

  41. Marilda S.N.Silva disse:

    Tenho 70 anos estou muito esgotada com as crises de minha filha (30 anos).
    Não sabia dess lnformação (desregulação) ajudou muito .
    Obrigada.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Marilda! Sentimos muito por você estar passando por momentos difíceis. Desejamos toda a força do mundo.
      Orientamos que, se possível, busque atendimento para você com um psicólogo. Um bom profissional pode ser muito útil em te ajudar a passar por esses momentos.
      Indicamos também a leitura do nosso E-book que fala sobre a saúde mental dos cuidadores. O material não substitui atendimento especializado, mas esperamos que possa ajudar de alguma forma. Segue o link para download:
      https://materiais.autismoemdia.com.br/aed-saude-mental-dos-cuidadores
      Um Abraço carinhoso, e que você passe por essa fase da melhor forma possível!

  42. Rafaela disse:

    Olá! Muito interessante o texto. Meu filho tem dois anos e está em investigação para autismo. Essa semana, começou a ter essas crises de autorregulação. Há três dias que tem uma crise por dia. Acaba comigo vê-lo dessa forma.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi, Rafaela! Sentimos muito pelos momentos difíceis. Continue levando ele nos especialistas e siga os tratamentos indicados pelo neuropediatra. Dessa forma, vocês vão aprendendo juntos a lidar com as adversidades.
      Um Abraço!

  43. Gabriela disse:

    Olá, sou professora de um aluno de 12 anos. Gostaria de saber se nos momentos desregulação ele consegue entender o que está ocorrendo. Eu pergunto, porque após os eventos ele fica muito culpado, diz que se odeia e que tem vergonha. Ele sofre muito, pois já agrediu alguns professores, destroi seus materiais,etc.
    Outra pergunta, no caso dele, sempre é visível a mudança da expressão, geralmente já notamos que algo o está incomodando. Nesses momentos, sempre convido ele a dar uma volta, a beber água,etc… mas ele sempre se recusa. Algumas horas ou minutos depois, a desregulação ocorre.
    Vocês podem me orientar? Gostaria de auxiliar no melhor para ele.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Gabriela! É importante saber que as crises de desregulação fazem parte do TEA, e a pessoa tende a agir de forma impulsiva nesses momentos. O mais importante é estar por perto para prestar apoio à criança, acolhendo com paciência. Também é interessante conversar com os pais para saber se a criança frequenta algum tipo de terapia, pois você pode fazer contato com o psicólogo que conduz a terapia para saber melhor como lidar com as crises. A coordenação e os pais também podem solicitar um acompanhante terapêutico, que é um profissional que acompanha a criança na escola e pode se dedicar exclusivamente a ajudá-lo.
      Esperamos que dê tudo certo. Um abraço! 💙

  44. Myriam disse:

    Bom dia, meu filho já adulto e formado em engenharia. Sinto os altos e baixos no seu comportamento. Remete acontecimentos do passado (às vezes, há 10 anos) e vem a desregulação. Situações rotineiras que ele lembra, analisa e aí vem a raiva… não há diálogo com esse sentimento. Não há perdão, dificulta muito as relações familiares. Como posso ajudar?

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Myriam. Para que ele consiga lidar melhor com esses pensamentos e sentimentos, é essencial procurar tratamento com um psicólogo especialista em autismo. Só um profissional qualificado pode ajudá-lo a superar e passar por esses momentos da melhor forma possível.
      Um abraço! 💙

  45. Isabel disse:

    olá não sei fizer ao certo se meu problema é autismo, existe una possibilidade considerano alguns sintomas que tenho que parecem dar direção para esse diagnóstico…
    mas já li inúmeras vezes esse artigo quando me bate a mesma dúvida, crises nervosas, e somente hoje consegui entender perfeitamente o artigo e compreender algumas coisas sobre mim mesma. Eu fico extremamente nervosa em ter de explicar algo e não consigo ser eu mesma perto das pessoas, quando sou me sinto um ser de outro mundo pelas reações mas a parte mais curiosa do artigo foi que lendo ele percebi que nunca tinha tido crises na adolescência por conta de fugas e aprendizado olhando outras crianças… já que eu nunca consegui manter muito contato com pessoas que regulam de idade comigo, até hoje me sinto como se não fizesse parte das conversas e fico olhando e admirando como as pessoas são hábeis para interagir, eu mesma só sei disfarçar… mas percebi que minha habilidade está apenas em aprender e reproduzir…

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Isabel! Alguns dos comportamentos que você apontou são sim possíveis sinais de autismo. Indicamos que procure atendimento com um neurologista ou neuropsicólogo especializado em autismo.
      Esperamos que encontre as respostas que procura. Um abraço! 💙

  46. Suzete disse:

    muito interessante.obrigada pela informação

  47. Jocimara ferreira disse:

    tenho um filho de 4 anos sd,,e agora com autismo,,tá difícil ainda pq tudo é novo até então era síndrome de dwhal agora autismo, me confudi tudo RS,, mas um dia de cada vez né, e assim tamos indo,

    • Autismo em Dia disse:

      Oi, Jocimara! Obrigado por deixar seu comentário. Tudo de melhor para você e seu filho 💙

  48. Juliana Santos Martins disse:

    Tenho um filho com 4 anos que tem aspecto autismo, não é nada fácil,passo por isso quase sempre quando saio com ele.
    tem vezes que tenho que pegar ele a força no colo pra não correr pra rua, uma das primeiras cois que ele faz e tentar correr pra rua, bem preocupante tudo me sinto sem força as vezes como agir o que fazer,pois sou pai e mãe crio sólida.
    não tenho apoio pouco sei tou tentando ender aprender pra ajudar,sei que é um caminho longo lento,me sinto sem ação as vezes,gostei muito deste conteúdo muito bom.

    • Autismo em Dia disse:

      Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo e torcemos para que as coisas melhorem com o tempo. Sempre indicamos buscar por clínicas especializadas em terapias para autistas, pois eles podem ajudar muito a melhorar essas questões. Um abraço. 💙

  49. Sara disse:

    Eu tenho 21 anos e sou autista, tenho bastante crise por barulhos altos e tbm por mudança de rotina.

  50. Rosilene disse:

    Meu esposo foi diagnosticado aos 42 anos, nunca entendia por que ele perdia o controle por qualquer coisa, as vezes estavamos conversando numa boa e de repente ele começava a gritar, as brigas eram intensas, é muito difícil a comunicação pois ele nunca entende o que quero dizer e acabamos brigando, o barulho dentro de casa sempre o incomodou como panela de pressão, Máquina de lavar etc, nunca se dava bem no trabalho pois é tímido e tem dificuldades para ouvir, a nossa comunicação sempre foi muito superficial pois ele nunca prestava atenção no que eu falava, também não demonstrava sentimentos, parecia que era indiferente em situações que geralmente não são comuns como em mortes ou doenças. Fomos casados por 20 anos desse jeito, agora há dois meses estamos separados pois ele não aceita se tratar e temos brigado muito por qualquer coisa….
    Queria muito poder ajuda lo mas se tornou impossível pra mim, me sinto sozinha e sem apoio no casamento, ele arrumou um trabalho e tem se dedicado intensamente a ponto de nada mais importar trabalha mais de 12 horas sem intervalo as vezes 14 horas, precisava ficar lembrando que ele tinha que vir pra casa e que tinha que se alimentar, só chegava ia dormir e no outro dia as seis da manhã voltava de novo, tudo ficou fora do meu controle minha saúde mental desabou não conseguia mais dormir, enfim, muito difícil, e as vezes sinto culpa por ter deixado ele ir embora, disse que queria ter paz. Hoje sei que está sofrendo agiu por impulso mas como não faz tratamento, não posso deixar acontecer assim, em menos de um ano saiu de casa duas vezes foi morar com a mãe.

  51. Jucélia disse:

    olá me chamo Jucélia e sou mãe do Enzo de 11 anos, autista e há mais ou menos um mês vem apresentanto crises fortes de desregulação e também por conta do remédio que o médico prescreveu, alterou até o sono, dormia sempre o mesmo horario que a gente e a noite toda, agora ele deita para dormi e passa pouco tempo levanta e vai andar na casa. Nossa vida mudou muito esses dias.

    • Autismo em Dia disse:

      OI Jucélia, obrigada pelo seu comentário. Seria importante comentar com o médico sobre a alteração no padrão de sono, para ver se é um efeito colateral passageiro ou não. Não deixe de buscar essa informação… e força por aí. Um forte abraço!💙

  52. Juliana Guimarães Ribeiro Balbino disse:

    Meu filho acabou de sair de uma crise…
    Estávamos no shopping, tudo seguia bem e foi imprevisível. Conseguimos acolher, não demorou tanto a passar…

    Chegamos em casa, descobri a causa da sobrecarga sensorial. Nesse momento, ele já estava bem e tranquilo.

    Exausta do processo, precisando me recompor, tive desejo de buscar, como sempre faço, uma leitura sobre as desorganizações, autistas em crise, se todos fazem o mesmo que meu filho de 9 anos, se estou no caminho certo…
    São tantas dúvidas e cobranças internas!
    Encontrei esse texto!

    Foi como um abraço explicativo e acolhedor!

    Clareza e humanidade. Obrigada! Muito obrigada!

    Vamos em frente! ❤️🙏🏼

    Amar e seguir!

  53. Valdirene Barbosa disse:

    meu filho tem 8 anos, de uns meses pra cá, só quer ficar no quarto, se recusa a sair de casa e fica agressivo. fala palavrões horríveis, arranha e chuta quando contrariado. como leva-lo a escola e aos tratamentos se ele recusa a sair de casa? como leva-lo ao psiquiatra pra vê se muda esse comportamento, se a agressividade dele e tanta que eu não consigo tira ele de dentro de casa?

    • Autismo em Dia disse:

      Oi, Valdirene, você não consegue tentar agendar consultas online ou até atendimento domiciliar? Seria importante não deixar de fazer as consultas e tratamentos. Veja se conseguiria ajuda profissional das formas que mencionei. Um abraço!

  54. Patricia disse:

    meu filho tem 11 anos, sempre alegre, foi diagnosticado com TEA e TDAH aos 3 desde lá faz terapia, já fez fono e psicopedagóga tb! vai bem na escola! mas nós últimos meses tem chorado todo o dia a noite por se preocupar com o futuro. oque vai ser? não quer morrer, não quer que a gente morra, tem medo que eu e meu marido morremos e ele vai sentir saudades… se vai casar, se vai morar comigo… coisas assim! será isso ansiedade? depressão?

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Patrícia. Seria importante ele passar por uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra, porque pode sim ser sintoma de ansiedade e depressão. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia