Séries e filmes sobre autismo: saiba onde assistir


filmes sobre autismo onde assistir netflix, prime video, disney plus e hbo

Postado por Autismo em Dia em 05/dez/2020 - 12 Comentários

Assistir filmes e séries é, sem dúvida, um dos passatempos favoritos da família brasileira. Mas a gente descobriu que tem muita gente se interessando em filmes sobre autismo. E até percebemos um aumento no número de produções sobre o tema.

Seja para conhecer melhor o que é o TEA ou simplesmente curtir uma boa história, o fato é que as produções cinematográficas tem feito um ótimo papel para tornar o assunto parte do dia a dia das pessoas – em especial, para aqueles que pouco conhecem o transtorno.

Por isso nós preparamos uma lista bem variada de histórias com personagens que são autistas. Tem drama, comédia, animação, documentário e até produção nacional. E o melhor de tudo: vários estão disponíveis não só na Netflix como nos outros serviços de conteúdo, como HBO, Amazon Prime Video, entre outros. Depois das nossas dicas, você só precisa preparar a pipoca e reunir a família.

Índice

Filmes sobre autismo na Netflix

A gente não podia deixar de começar falando das produções disponíveis na plataforma mais popular atualmente, que é a Netflix. No catálogo da marca, você encontra alguns títulos de sucesso. Tem comédia para o público adolescente, tem série documental com histórias reais e filmes emocionantes. Assim, você vai passar horas na frente da TV.

O farol das orcas – a jornada de uma mãe que vai até o fim do mundo

O filme argentino de 2016 tem sido um dos mais comentados. Inspirado em uma história real, O farol das orcas conta a história de uma mãe que viaja com o filho autista para a Patagônia, que é considerado o último lugar da Terra. A intenção é levar o garoto para conhecer um biólogo que “conversa” com essas baleias, já que o rapazinho ficou encantado com a história do homem, que ele conheceu em um documentário.

Só que a situação da família não é das melhores. O menino foi abandonado pelo pai e, de certa forma, mãe e filho precisam reencontrar uma direção na vida. A experiência de se aproximar da natureza começa um processo de transformação na vida dos dois.

O filme tem 1h50 de duração e classificação indicativa de 12 anos. Disponível aqui para assinantes.

Filmes sobre autismo - O Farol das Orcas, da Netflix

Cena de O Farol das Orcas – divulgação: Netflix.

Atypical, a adolescência do ponto de vista de um autista

Outro grande sucesso da Netflix é a série juvenil Atypical, que narra a vida comum de um adolescente, o Sam. Escola, trabalho, primeiro amor e amizades. Só que tem um não tão pequeno detalhe: o rapaz é autista. Com 3 temporadas já disponíveis, o seriado é, de fato, um dos títulos mais divertidos do catálogo.

Na primeira temporada, Sam está em busca de uma namorada depois de seguir o conselho de sua terapeuta. Só que ele se apaixona pela própria terapeuta e não percebe os sentimentos que uma menina da escola sente por ele. Ao lado disso, ele tem que lidar com algumas situações na família que não vão muito bem.

Cada episódio dura em torno de meia hora e a classificação indicativa é de 14 anos. Assinantes da Netflix podem assistir aqui.

Séries sobre autismo: Atypical, da Netflix

Cena de Atypical – divulgação: Netflix.

Amor no espectro, o autista e as questões do coração

Essa série documental que é, basicamente, um reality show, se faz a seguinte pergunta: como autistas com dificuldades sociais encontram o amor? Apesar de chamar atenção para as questões sentimentais de pessoas autistas, a série não tenta gerar pena em quem assiste, mas empatia.

O programa traz casais que ainda estão se conhecendo e também, o cotidiano de casais já formados e que vivem juntos. Além disso, o espectador se diverte conhecendo pessoas diferentes e interessantes, cada um com suas particularidades, narradas também pelo ponto de vista de familiares e amigos.

Da filmagem à narração, tudo em Amor no Espectro foi, de fato, pensado para se adaptar à realidade de participantes e espectadores atípicos. A primeira temporada tem 5 episódios e classificação indicativa de 10 anos. Assista aqui.

Amor no espectro, série documental sobre autismo na netflix

Cena de Amor no Espectro – divulgação: Netflix.

Asperger’s are us, quando os autistas sobem no palco, só eles sabem quando é a hora de descer

Esse documentário é para quem pensa que um autista jamais subiria num palco e encararia um plateia. Os protagonistas não só fizeram isso, como transformaram numa profissão. O filme narra a preparação desse grupo de amigos para a última apresentação da trupe antes que cada um siga outros caminhos na vida.

O filme é bem curto, tem só 1h22 e recomendado para pessoas a partir dos 10 anos. Disponível aqui.

E agora, em 2021, chegou no catálogo do HBO Max – para assinantes – uma série em 6 episódios sobre uma das turnês do grupo. “On tour with Asperger’s are Us” está disponível aqui.

aspergers are us - documentário sobre autismo

Cena de Asperger’s are Us – divulgação: Duplass Brothers Productions

Outros filmes sobre autismo para assistir na Netflix:

Filmes sobre o espectro do autismo em outras plataformas

É tanto serviço de streaming que a gente fica até perdido, não é mesmo? Então que tal conferir as nossas sugestões que você encontra em outras plataformas?

Tudo que quero, uma jovem brilhante em um mundo confuso

Um dos títulos mais novos e pouco conhecidos da nossa lista é Tudo que quero. Aqui, temos uma protagonista autista de quase 30 anos cujo maior talento é a escrita. Então, ela resolve participar de uma competição para um roteiro de uma famosa série de ficção científica e, para isso, foge de casa na companhia de seu cachorro.

No momento em que parte,  a moça inicia uma jornada que vai passar por diversos desafios e encontros inesperados com novas amizades. O filme mostra que, muitas vezes, as pessoas mais próximas demoram a acreditar na capacidade que muitos autistas têm de se virar sozinho (falando, claro, dos que tem grau mais leve e portanto, são funcionais).

O filme está disponível para aluguel a partir de R$ 6,90 no Youtube e no Now.

Tudo que eu quero - filme sobre autismo

Cena de Tudo que Quero – divulgação: Imagem Filmes.

Tão forte e tão perto, sobre traumas e descobertas

Antes de assistir esse filme, já prepare os lencinhos porque é bem difícil não se emocionar. O protagonista de Tão Forte e Tão Perto é um garoto de 9 anos, Oskar, cujo pai morre na tragédia de 11 de setembro de 2001 em Nova York, em que dois prédios foram atingidos por aviões utilizados para atentado terrorista nas torres gêmeas.

Oskar, que tem sinais de autismo leve, encontra, então, uma misteriosa chave em seu apartamento que acredita ser uma mensagem deixada pelo próprio pai. Assim, ele começa uma busca por respostas.

O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme em 2012 e tem, afinal, duas das maiores estelas no elenco: Tom Hanks e Sandra Bullock. Disponível a partir de R$ 7,90 no Google Play ou na HBO Max, para assinantes.

Filme tão forte e tão perto, protagonista autista

Cena de Tão Forte e Tão Perto – divulgação: Warner.

Em um mundo interior, a realidade de crianças atípicas do Brasil

Diferente de todos os outros da nossa lista de filmes sobre autismo, esse documentário foi feito aqui no Brasil. O filme mostra como é, de fato, o dia a dia de crianças e adolescentes dentro do espectro do autismo e busca apresentar uma experiência que é sensorial e cognitiva para representar as dificuldades das crianças atípicas.

Reafirmando que o autismo não tem barreiras sociais, a direção acompanhou, então, 7 famílias brasileiras de diferentes regiões e condições de vida, mostrando desafios como a dificuldade em ser atendido e acompanhado por profissionais especializados.

O filme já foi exibido na TV Brasil, mas também pode ser visto na plataforma Canais Globo (para assinantes da TV a cabo) ou no Amazon Prime Video, para assinantes.

Documentário Em um mundo interior

Cena de Em um mundo interior – divulgação: Kinoscópio e Elo Company.

Um time especial, um filme sobre autismo e esporte

Mais um dos filmes sobre autismo pouco conhecido e que está “escondido” no catálogo do Amazon Prime Video é Um Time Especial. Ideal para quem curte filmes de superação, o filme conta, em resumo, a história de um treinador que tem a ousadia de convocar um rapaz autista para ser seu principal lançador.

Claro que isso, ainda assim, não é bem visto pelos outros jogadores do time e o garoto vai enfrentar o seu maior desafio: mostrar que é capaz e que pode levar o time até a vitória.

A classificação é de 10 anos e pode ser assistido aqui.

Filme um time especial

Cena de Um time especial – divulgação: Nasser Group North.

Flutuar e Fitas, os curtas da Disney que encantaram o mundo

Em 2020, dois curta-metragens da Disney feitos em animação encantaram pessoas no mundo todo. Talvez você até tenha visto trechos de um deles rolando pelas redes sociais, porque eles viralizaram rapidamente.

O primeiro, Flutuar é sobre um pai que descobre que o filho consegue flutuar. Mas isso é muito diferente e o pai começa a vivenciar os olhares estranhos porque seu filho é diferente de todas as outras crianças. O curta não é exatamente sobre autismo, mas inspirado pelo TEA. É o que afirmou o diretor e roteirista Bobby Rubio, que tem um filho autista e quis contar como são as coisas pelo ponto de vista do pai.

Já o segundo, Fitas, aborda de fato características do autismo nas questões da fala e da socialização. O filme se desenrola durante um passeio de canoagem entre um garoto e uma menina autista que não se comunica com palavras. Porém, a paixão pela canoagem é o que liga essa amizade.

Uma curiosidade bacana sobre Fitas é que o estúdio consultou pessoas envolvidas com o autismo durante a produção. Isso, de fato, refletiu na fidelidade do filme com o autismo. Você vai reparar, por exemplo, que o ponto de vista da menina é sempre sem fazer contato visual com o colega, o que é comum no espectro.

Outro fato muito legal é que Rene, a adolescente autista da animação foi dublada por uma garota autista da vida real e que, assim como a personagem, quase não fala. Os produtores fizeram questão de captar os áudios na casa da menina, para deixá-la bem confortável.

Os dois curtas são de classificação livre e estão disponíveis no Disney Plus.

Curtas da disney sobre autismo - float e loop

Cenas de Flutuar e de Fitas – Divulgação: Sparkshorts/Disney.

Agora é só dar play em um dos filmes sobre autismo!

Gostou das nossas dicas? Então conte aqui em baixo nos comentários qual desses filmes sobre autismo você pretende assistir primeiro. Ou, se já viu algum, comenta com a gente o que achou. Esperamos, assim, que você se divirta bastante.

Ah, e só mais um aviso: embora a gente tenha colocado aqui links diretos para os filmes, em algum momento eles podem não estar mais disponíveis nas plataformas.

Confira também: Livros sobre autismo: obras imperdíveis de ficção e não ficção para entender o tema

E para ler mais matérias sobre autismo, siga-nos nas redes sociais. Temos o Facebook e o Instagram. Nos vemos por lá! =)

 

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

12 respostas para “Séries e filmes sobre autismo: saiba onde assistir”

  1. Léia Menezes disse:

    Vou acompanhar. Aprendendo.

  2. Arthur Gomes Gouveia disse:

    AMEIIIII <3

  3. Silvio de Oliveira disse:

    Atypical já assisti e é muito bom, vou tentar assistir as outras dicas. Muito obrigado!!!!!

  4. Carla santos disse:

    Acabei de assistir hj atypical e ameiiii

  5. Marcele Fabrício disse:

    Hoje peguei o laudo do meu Miguel com TEA, então não quero e não vou vou perder nenhuma oportunidade de aprender. Já assisti Forrest, e não acredito que nunca suspeitei que ele era autista. Há uns dois anos comecei Atipical e Good Doctor, mas só os dois primeiros episódios, não terminei. Filme é mais rápido. Vou ver o que vejo primeiro. Mas quero ver tudo. Ler tudo. Aprender quase tudo.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi, Marcele. Que legal o seu interesse em entender mais do assunto, com certeza isso vai ser de muita ajuda para você a sua família. Continue acompanhando a gente, abraço!?

  6. Letícia Peixoto disse:

    Oi! Agradeço pelo conteúdo, mas gostaria de fazer uma pequena observação. Na parte onde está escrito “Outros filmes sobre autismo para assistir na Netflix:”, e menciona o filme “Como estrelas na terra”, está errado. Pois este filme retrata a história de um menino com Dislexia e não autismo.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Letícia! Obrigado pela informação, vamos remover essa parte do texto. Um abraço. 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia