Brincadeiras funcionais: 7 ideias para crianças com autismo


Brincadeiras funcionais

Postado por Autismo em Dia em 09/out/2023 - 12 Comentários

O brincar é importante para qualquer criança. Durante boa parte da primeira infância até os 10 anos, é através de atividades lúdicas que muitas coisas serão elaboradas e desenvolvidas, porém no universo do TEA, é necessário levar em consideração brincadeiras funcionais.

As brincadeiras ou brinquedos sensoriais, por exemplo, são ótimas opções para trabalhar questões de interação com o meio, podem estimular tanto a comunicação verbal quanto a não verbal, e ainda ajuda nas questões de rigidez. Existem várias opções que iremos citar  a seguir, tanto para replicar quanto para adaptar ou inspirar a criar novas ideias com seu filho(a) ou aluno(a).

Índice

O papel do cuidador na escolha das brincadeiras funcionais

Em casa ou na escola, são os adultos que terão que analisar qual é a melhor escolha de brincadeira, pois a observação das características e particularidades de cada criança, devem ser levadas em conta.

Além disso, algumas habilidades terão que ser desenvolvidas pelos cuidadores para que a experiência do brincar seja sempre um momento mais próximo de prazer do que estresse para o autista. Desenvolver a paciência para que o autista interaja e brinque de fato, é essencial. Outra coisa muito importante é não misturar muitas opções no mesmo momento, sempre brincar de uma coisa por vez.

Com nossas dicas, você pode criar uma rotina semanal de brincadeiras que irão beneficiar muito o desenvolvimento da criança, sabendo que ela pode esperar aquele momento para interagir através do que é lúdico.

Através dessas ideias, outras novas surgirão. E o objetivo é, sem dúvida, que o brincar seja frequente para ajudar cada vez mais no desenvolvimento das habilidades necessárias. Logo, essas habilidades vão ajudar a criança a interagir melhor com o meio em que vive e, ainda, ter mais foco em aspectos relacionados às terapias.

Unir as duas coisas é, sem dúvida, um caminho importante e necessário.

Então vamos lá…

Brincadeiras funcionais para crianças com autismo

Fonte: Envato /YouraPechkin

1- Brincar com elementos da natureza

Só o fato de estar  na natureza já é, por si só, um convite para o autista entrar em contato com cores, texturas, cheiros, etc. Juntos, vocês podem escolher elementos como folhas, flores, galhos, pedrinhas e podem usar a imaginação para criar um momento de contato com as texturas, na medida do possível, e de concentração em mexer com os elementos que escolheram juntos.  Não é preciso ir muito longe para fazer  a vivência com a natureza acontecer. Pode ser em um passeio no caminho para a escola, uma ida ao parquinho que tenha flores, folhas e areia. Ou, que, sabe, você more perto de uma praia ou de um sítio.

2- Esconde-esconde de objetos

Esta brincadeira é diferente do esconde-esconde tradicional, mas tão simples quanto. Assim, você vai precisar somente de alguns brinquedos e, juntos, estabelecerem regras como: espaço que podem esconder, quantos objetos serão e aí é só ir intercalando. Enquanto o adulto esconde, a criança fica de costas esperando para ir procurar.

Esta é uma das brincadeiras funcionais que promove a interação e ajuda a desenvolver a comunicação e a expressão. No entanto, a conexão que essa atividade proporciona  entre o adulto e a criança, com certeza será a melhor experiência.

3- Bola no cesto

Sabe aquele dia em que falta ideia para inovar? Nesta brincadeira basta escolher um cesto de roupa ou um balde grande e jogarem a bola pra tentar acertar. Muito simples e não precisa de muito material. Aqui, a criança vai desenvolver a coordenação motora e o foco.

Mas aqui vai uma dica importante: não crie para a brincadeira um ambiente de competição, mas sim  um espaço para desenvolver o que foi observado e que precisa de atenção.

4- Olhar para as nuvens

Você já experimentou deitar no seu quintal ou em qualquer lugar a céu aberto que tenha segurança e ficar olhando para as nuvens.? Com a criança autista, este ato simples pode ajudar a promover um momento de relaxamento, apoiando muito em dias que ela precisa focar na regulação emocional.  É, de fato, uma forma “ativa” de meditação com crianças.

Mas não esqueça de considerar as questões sensoriais ao deitar, pois pode ser que a criança não queira deitar na grama. Nada que uma adaptação básica como levar uma toalha nã ajude.

Brincadeira e autismo

Fonte: Envato/Mint_Images

5- Brincar com argila

A argila pode ser um ótimo recurso para ter em casa e na escola. Um elemento simples e que ajuda muito no contato com uma textura diferente e na compreensão de que as coisas mudam, se transformam. Isso pode promover o aprendizado sobre flexibilidade e adaptabilidade, bem como auxiliar no foco e, dependendo de questões sensoriais, vai ajudar na regulação emocional. Mas nem toda criança autista gosta de mexer na argila e, antes de propor, avalie se faz sentido entre os interesses da criança ou se ela está disposta a algo novo.

6 – Fazendo arte

Não, esta não é uma dica para estimular a traquinagem, mas sim em usar formas artísticas de promover a auto expressão.

No autismo fazer arte é uma forte aliada para ensinar a lidarem com o diferente, já que cada um se expressa do seu jeito. Incentivar e fortalecer a memória visual que é algo bem característico de crianças com autismo. Em casa ou na escola, utilizando tinta ou apenas desenhos, essa opção é uma das mais fáceis e fluidas, além de ser  transformadora para quem participa. E mesmo que se repita toda semana, nunca vai ser igual, o que também ajuda a lidar com mudanças de forma lúdica e positiva.

7- Aprendendo sobre as emoções

Podemos fazer essa atividade desenhando carinhas de emoções básicas como a tristeza, felicidade, raiva, ansiedade. E a criança desenvolve um repertório maior para expressar o que sente, seja comunicando verbalmente ou não.

Esta, também, é uma das brincadeiras funcionais que ensina a criança sobre como regular as emoções, pode ser conversando como lidar com cada uma, e também pode usar o desenho para a criança expressar no papel o que ela entendeu ao ver cada carinha. Ajuda também os adultos a aprenderem a lidar com as suas próprias emoções. Ou seja, todo mundo asai ganhando!

Brincadeira no TEA

Fonte: Envato /BGStock72

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para aumentar ideias sobre brincadeiras, e que aproveite o texto para brincar mais com sua criança ou seu aluno(a) no dia a dia. Faça em casa e depois comente como foi!

Aproveite que está por aqui e continue navegando pelo nosso blog.

E aproveitando o tema, vamos deixar aqui o link para nosso e-book GRATUITO com diversas atividades para fazer em casa com crianças. Você também pode conferir os demais materiais que estão disponíveis para download clicando aqui.

Referências:

1- Acaesp – acesso em 26/05/2023

 

 

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

12 respostas para “Brincadeiras funcionais: 7 ideias para crianças com autismo”

  1. SUELEN REGINA DE OLIVEIRA NUNES disse:

    MUITO INTERESSANTE AJUDOU MUITO BRINCADEIRAS SUPER FACIL E QUE AJUDA MUITO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR

  2. Cleomar de Cássia disse:

    gostei. muita coisa interessante.

  3. Maria das Graças Batista de Oliveira disse:

    Boa Noite, muito interessante essa explicações, uma forma diferente e divertimento para com as crianças autistas

  4. Marcelo Simões disse:

    Essas intervenções ajudam crianças, adolescentes e adultos a terem autonomia, estímulos que auxiliam em seu desenvolvimento, motor, linguística e intelectual.

  5. Marcelo Simões disse:

    Essas intervenções ajudam crianças, adolescentes e adultos a terem autonomia, estímulos que auxiliam em seu desenvolvimento, motor, linguístico e intelectual.

  6. Leacide Moura disse:

    o autismo cresceu intensamente no Brasil e no mundo nesses últimos anos. Em meu círculo de amizades em cada10 famílias ha 5 tem familiates autistas.
    Estudos científicos e assistência são necessários o desenvolvimento e para a inclusão social dessas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia