Altas habilidades e autismo: A relação com a música que pode transformar vidas


Postado por Autismo em Dia em 07/mar/2024 - Sem Comentários

Nenhuma conexão é tão poderosa e transformadora quanto a que existe entre a música e a mente humana. E para indivíduos com altas habilidades e autismo, essa conexão se torna ainda mais significativa. No mundo do autismo, onde a comunicação verbal e as interações sociais podem ser desafiadoras, a música provou ser uma ferramenta poderosa para a autoexpressão, a regulação emocional e o crescimento pessoal.

Hoje, o proTEAgonista é Solielson Goethe, 50 anos, casado. Nascido em Santo André – São Paulo. Ele é maestro, autista com altas habilidades. Recebeu o diagnóstico já adulto, com 49 anos.

Índice

A CHEGADA DO DIAGNÓSTICO

Para Solielson o diagnóstico foi um processo que durou um tempo até realmente fechar o laudo: autismo com altas habilidades.

Fonte: Arquivo Pessoal – cedido por Solielson Goethe

Sinais que o levaram ao diagnóstico

Solielson conta: “Já adulto com as dificuldades que tinha como, não perceber más intenções, timidez exacerbada, ingenuidade e então comecei a refletir o que poderia ser . Isto já estava com mais de 40 anos de idade. E comecei a buscar informações. Li sobre características Asperger, na época, e me encontrei em muitas delas …. buscando na memória de infância me lembrei de situações que me traziam sofrimento como, trabalhos em grupos na escola … ainda na primeira infância não gostava de andar descalço o que me fazia andar com as bolinhas do pé. Calcanhar e com a parte da articulação do dedo maior. Também não ia com ninguém a não ser com a minha mãe. Não gostava de ficar com outras crianças. Eu era deixado de lado pelos coleguinhas, era vítima de chacotas e chamado de estranho, esquisito etc.

Também tinha dificuldades com dinâmica de grupo, por exemplo, o que me trazia dificuldades para conseguir trabalho. E, quando conseguia não conseguia manter. Certa fez no primeiro trabalho, no primeiro dia, meio da tarde eu fui embora.. o chefe não estava e voltaria no final do dia, isso trouxe tanta ansiedade que fui embora e não voltei mais.

Em um outro trabalho também no início da fase adulta quando já estudava regência e já era músico, mas tinha outro trabalho em paralelo, de vendedor de veículos. Na minha vez de atender eu fugia da loja. Por isso tudo, era tachado sempre de não querer trabalhar, de não gostar de trabalho. Por causa dessas dificuldades todas, comecei a refletir sobre o que poderia ser, pois não era normal para mim tudo isto. Queria entender porque disso tudo, das minhas dificuldades que trazem bloqueios até mesmo na minha profissão, nos casos de relacionamento de trabalho, de conseguir oportunidades, ainda tenho dificuldades com isso.
Houve situações de não perceber más intenções das pessoas e isto traz muito sofrimento, desilusões e consequências psicológicas difíceis de se reverter. Com o diagnóstico, nos ajuda a estar mais atento a certas coisas que antes não pensava. Fico mais atento e quando há dúvidas, agora sabendo o porquê das tais dificuldades, busco apoio, orientação e conselho para que não surja mais sofrimento e preocupações.”

Todas essas dificuldades diárias, de relacionamento e interação social, despertaram nele a vontade de investigar.

O fechamento do laudo

Foi então que procurou um neurologista com especialidade em autismo, passou por testagens que confirmaram o autismo com altas habilidades.

O diagnóstico de autismo ainda está sendo assimilado por Solielson. Por enquanto, por ser recente, tem o ajudado a se entender melhor e a lidar com situações que envolvem questões sociais. Prefere não sair e estar em locais muito cheios e relata que sente um cansaço quando envolve socialização.

“Ainda após desconfiar, buscar o motivo e me encontrar em diversas características, levei mais de 5 anos para ter a oportunidade de conseguir o diagnóstico.”

A RELAÇÃO COM A MÚSICA

“A música logo na infância me trazia paz, era meu hiperfoco. Lembro que quando chegava da escola eu ligava os discos “Lp,s” de orquestras e isso me trazia paz e alegria.
Um pouco mais a frente na pré adolescência quando comecei a estudar música, de fato, eu me isolava pra estudar parte teórica e praticar meu instrumento.”

Estudos demonstraram que as pessoas com autismo geralmente têm uma sensibilidade maior à música e possuem habilidades musicais excepcionais. Essa relação única entre o autismo e a música oferece uma porta de entrada para um mundo de possibilidades. Seja tocando um instrumento, cantando ou simplesmente ouvindo, a música proporciona aos indivíduos com autismo os meios para se comunicar, conectar-se com os outros e expressar suas emoções de uma forma que muitas vezes as palavras não conseguem.

Foi aos 12 que Solielson começou a estudar, de fato, até ter aulas de regência e se tornar profissional.

ENTENDENDO ALTAS HABILIDADES E AUTISMO

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social. No entanto, muitas pessoas com autismo também apresentam habilidades avançadas em áreas específicas, como matemática, arte e, é claro, música. Essas habilidades avançadas, muitas vezes, não são apenas um reflexo do autismo, mas sim uma parte essencial da identidade dessas pessoas.

A relação entre altas habilidades e autismo é complexa e ainda não completamente compreendida. Alguns estudos sugerem que a forma como o cérebro de pessoas com autismo processa informações pode contribuir para seu talento musical. Por exemplo, a capacidade de perceber pequenos detalhes e padrões pode permitir que eles identifiquem nuances musicais que passam despercebidas para outras pessoas.

Fonte: Arquivo Pessoal – cedido por Solielson Goethe

O PODER DA MÚSICA PARA TRANSFORMAR VIDAS

A música tem o poder de nos transportar para outros mundos, evocar emoções profundas e criar conexões emocionais. Para pessoas com altas habilidades e autismo, a música pode ser um meio de se expressar e se conectar com o mundo de uma forma única e significativa.

Quando as palavras falham, a música é capaz de transmitir emoções intensas. Ela pode ajudar a aliviar a ansiedade, reduzir o estresse e promover a regulação emocional. Para muitas pessoas com autismo, a música é uma linguagem universal que lhes permite se comunicar e se conectar com os outros de uma forma que vai além das limitações da comunicação verbal.

É por este motivo que queremos aproveitar para divulgar um lindo projeto de Solielson que envolve o autismo e a música.

O PROJETO CONCERTOS ESPECIAIS ABRIL AZUL OFESP

“Surgiu a partir do momento que me achei no espectro autista com altas habilidades e tive a ideia de usar minha arte como ferramenta de atração para a conscientização sobre o autismo. Um tema ainda muito desconhecido e ignorado na sociedade. A falta de conhecimento sobre o tema ainda causa muita dificuldade aos autistas, no trabalho na escola nas universidades na vida social, discriminação de todo tipo, desrespeito etc.. e precisamos muito trazer a sociedade para o conhecimento sobre o TEA.” 

A série CONCERTOS ABRIL AZUL  é uma série de 04 concertos em São Paulo, com datas e locais a serem definidos, como o intuito de colaborar e promover a CONSCIENTIZAÇÃO para o TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.

A ação está contando com ajuda, tanto de pessoas, quanto de empresas que queiram apoiar o projeto financeiramente para que o evento aconteça.

Você pode ajudar clicando aqui: Ajude a série CONCERTOS ABRIL AZUL acontecer!

Fonte: Arquivo Pessoal – cedido por Solielson Goethe

O IMPACTO CONTÍNUO DA MÚSICA EM PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES E AUTISMO

A música tem o poder de tocar a alma e transcender as barreiras da comunicação. Para pessoas com altas habilidades e autismo, a música pode ser uma ferramenta poderosa para se expressar, se conectar com os outros e explorar seu potencial. Ao integrar a música em programas terapêuticos e educacionais, podemos ajudar a transformar vidas e promover o bem-estar de pessoas com autismo.

Essa iniciativa de Solielson, unindo a música com sua história com o TEA é uma iniciativa especial de inclusão e apoio a uma causa que necessita cada vez mais de visibilidade.

Gostou dessa história? Continue navegando em nosso Blog para conhecer tantas histórias únicas como essa.

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia